Procuradores da República repelem pressão do governo sobre o TCU

Será as 17h o julgamento das pedaladas fiscais no TCU. Esta manhã, os procuradores da República tiraram manifesto de apoio ao relatório que pede a rejeição das contas.

Leia:

A Associação Nacional dos Procuradores da República (ANPR) vem a público juntar-se à manifestação das entidades de contas – Associação Nacional do Ministério Público de Contas (AMPCON), a Associação da Auditoria de Controle Externo do Tribunal de Contas da União (AUD-TCU) e a Associação Nacional dos Auditores de Controle Externo dos Tribunais de Contas do Brasil (ANTC) – em apoio à atuação do Tribunal de Contas da União (TCU). O órgão, a quem a Constituição Federal conferiu o papel fundamental de titular do controle externo, atua como fiscal da aplicação de recursos públicos da União e, como tal, configura-se instituição essencial ao país.
Neste momento em que escândalos de corrupção estarrecem a sociedade, é inequívoca a necessidade de que a Corte de Contas exerça suas atribuições de modo independente, técnico, sereno e sem constrangimentos. Ingerências políticas ou interferências de qualquer sorte a órgãos de fiscalização não devem ter lugar em um Estado Democrático de Direito.
Há que se respeitar os princípios da moralidade e da legalidade na Administração Pública e, para tanto, a atuação do TCU tem demonstrado ser uma ferramenta imprescindível na tarefa de zelar pelo patrimônio público. Dessa forma, a ANPR reafirma sua confiança no trabalho técnico e equilibrado que vem sendo desempenhado pelo Tribunal de Contas da União, em particular no que concerne a análise das contas da presidência da República ora em curso.
José Robalinho Cavalcanti
Procurador Regional da República

Presidente da ANPR

2 comentários:

DS disse...

Depois deste fato lamentável do PT, por meio de um órgão público a AGU, o que disse a OAB?
A Ordem dos Advogados do Brasil se manifestou contra este ataque à democracia ou ficou quieta e se fez de omissa como convém à Organização dos Advogados Bolivarianos?

Qual será a nossa OAB?

Anônimo disse...

Conversa Afiada

No Estadão:

WhatsApp de cúpula da Andrade revela torcida por Aécio nas eleições

Mensagens de celular de executivo da empreiteira foram resgatadas pela PF na Lava Jato e mostram a preferência por candidato tucano

Troca de mensagens de WhatsApp de executivos da cúpula da Andrade Gutierrez, a segunda maior empreiteira do País e que está na mira da Lava Jato, durante as eleições no ano passado revelam a torcida dos empreiteiros e até a decepção com a derrota do então candidato do PSDB à Presidência, Aécio Neves. “Bora Brasil!! Bora Aécio!!!”, disse Ricardo Sá, presidente global da AG Private, divisão da empresa que cuida de clientes do setor privado em todo o mundo, quando a apuração dos votos no segundo turno mostrava o tucano à frente.

As informações constam do iPhone de Elton Negrão de Azevedo Júnior, que deixou a empresa após ser preso na 14ª fase da operação e ser denunciado por corrupção, formação de quadrilha e lavagem de dinheiro. Em seu aparelho foi localizado um grupo de conversas no aplicativo intitulado “presidentes AG”.

Deste grupo participavam presidentes de várias divisões do Grupo Andrade Gutierrez como:

Flávio David Barra, ex-presidente da AG Energia preso na Lava Jato; Clorivaldo Bisinoto, presidente da AG Engenharia; Ricardo Sena, presidente de Engenharia e Construção da AG Engenharia; Anuar Caram, presidente da AG Público Brasil, que trata dos negócios com o setor público; Ricardo Sá, presidente da AG Private; José Nicomedes, presidente da AG AEA – África, Europa e Ásia- e João Martins, presidente global da AG Negócios Estruturados. Do grupo, apenas Elton Negrão e Flavio Barra são investigados pela Operação Lava Jato.

Em meio a notícias, piadas, correntes e petições online contra a presidente e até boatos e informações falsas compartilhadas entre eles, o grupo de executivos não poupava Dilma nem seu partido de críticas. Às vésperas do segundo turno, os ânimos dos interlocutores ficaram mais exaltados. No dia 25 de outubro, o sábado antes da votação, eles comentaram o último debate entre os então candidatos Dilma Rousseff e Aécio Neves transmitido pela TV Globo.
(...)

Xi, será que os Procuradores vão investigar a fundo a campanha do Senador e ex-candidato a Presidencia da Republlica aécio neves, com relação a doações da AG?

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/