Justiça Federal de Porto Alegre confirma rejeição de habeas e mantém Marcelo Odebrecht na cadeia

A 8ª Turma do Tribunal Regional Federal da 4ª Região julgou hoje o mérito do segundo habeas corpus (HC) impetrado pela defesa de Marcelo Bahia Odebrecht e manteve a prisão preventiva do empresário. Marcelo, que é presidente da holding Odebrecht, foi preso dia 19 de junho, durante a 14ª fase da Operação Lava Jato.
O primeiro habeas julgado pela 8ª Turma foi considerado prejudicado por perda do objeto devido a novo decreto de prisão preventiva expedido de ofício pelo juiz federal Sérgio Moro no dia 7 de julho tendo por base novas provas acrescentadas pela investigação.
A defesa precisou impetrar novo habeas corpus, julgado nesta tarde, dessa vez contestando os fatos apontados no segundo decreto prisional. Conforme o advogado, teria sido uma manobra do juiz de primeira instância para manter seu cliente preso. Ele alega que os fundamentos são insubsistentes e que a libertação do empresário não traria risco à ordem pública ou à instrução criminal.
Segundo o relator, desembargador federal João Pedro Gebran Neto, a tentativa da defesa de classificar o segundo decreto prisional como artifício para impedir a liberdade de Marcelo carece de razoabilidade. O desembargador ressaltou que foi necessária nova decretação que incluísse os fatos novos averiguados na investigação, tornando possível ao preso apresentar sua defesa na totalidade.
Após o primeiro decreto de prisão, foram agregados aos autos relatórios de movimentação bancária de contas no exterior, de quebras de sigilo telefônico, de dados da agenda telefônica do empresário, além do termo de delação premiadas de Dalton Avancini, que incluía a Eletrobras no esquema de fraudes em licitações.
Gebran frisou que o presidente da Odebrecht aparece muito próximo aos fatos e que foram identificadas anotações suas com instruções aos executivos da empresa Rogério Santos de Araújo e Márcio Faria da Silva, também presos, no sentido de eliminar provas e dificultar sua obtenção.
Para o magistrado, a tentativa de interferir na instrução processual justifica a prisão cautelar.  “Embora sejam muitos os envolvidos, alguns soltos e outros presos, a cessação das atividades ilícitas somente ocorrerá com a segregação dos principais atores. O papel de proeminência dentro do grupo criminoso tem sido um dos critérios adotados pelo juiz de primeiro grau, o qual merece ser privilegiado por esta corte regional”, afirmou Gebran em liminar anteriormente proferida, entendimento validado hoje pela 8ª Turma

3 comentários:

Anônimo disse...

QUE CONTINUE ASSIM até devolver o que foi desviado, entregar o chefe mafioso e cumprir pena por crime, pra não dizer outra palavra!



Anônimo disse...

Há luz no fim do túnel! Um dos chefões dessa máfia lulista está na cadeia e lá vai permanecer. Espero que o Lewiandowski não coloque o dedo podre do lulla para melar a Justiça.

Florisvaldo Lopes Gonçalves disse...

Parabéns nobre julgador; nós, brasileiros que amam sua pátria, confiamos no patriotismo de julgadores de vosso quilate, para continuar valorizando e apoiando as ações de magistrados de elevados quilates, como esse em questão: SÉRGIO MORO, SEUS PARES: DELTAN DALLAGNOL E OS FEDERAL.

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/