Opinião do editor - Chegou a hora de meter a mão na má gestão da área gaúcha da segurança pública

Agilidade e moderna gestão é esta decisão do Judiciário gaúcho de enviar juizes ao Presídio Central para ouvir detidos, até o prazo de 24 horas depois da prisão, para ouvi-los e decidir.


OPINIÃO DO EDITOR

No RS, um simples registro de roubo de celulares pode levar sete horas. - 
A 2a. Delegacia de Polícia de Porto Alegre possui dados que demonstram que mensalmente os homens da Brigada Militar conseguem recuperar mil celulares roubados na Capital. O dado por si só é estarrecedor. Mas o que mais deve estarrecer a população e as autoridades gaúchas de segurança pública nem é esta informação, mas o fato de que em casos de operações especiais que reúnem até 40 brigadianos, cada dupla permanece até sete horas na DP para registrar o flagrante. Qual a fonte da informação ? O comandante da 1a. Companhia da Brigada Militar. Ora, isto é problema de fácil solução, desde que a autoridade pública decida usar as mais modernas ferramentas de gestão. A falta de policiais nas ruas está muito mais relacionada com péssima gestão da área da segurança, do que propriamente pela falta de efetivo. O caso da 2a. DP é regra comum, mas a péssima gestão ali em curso não é o único desserviço prestado pela secretaria da Segurança Pública, que sequer consegue unificar os serviços de inteligência que funcionam em duplicidade (Polícia Civil, Brigada e Secretaria, cada um tem seu próprio serviço e efetivo de inteligência).

6 comentários:

Anônimo disse...

Polícia tem que estar na Rua, quando os policiais andavam em duplas nos Bairros de Porto Alegre a presença policial era muito mais sentida, mas isto não se vê em POA há muito tempo. Se for no QG da Brigada Militar é capaz de se esvaziar o prédio e ainda vai sobrar gente não fazendo nada, para que tanta gente em serviço burocrático??? Lugar de policial é na rua e não atrás de uma mesa, na Brigada Militar de sargento para cima é raro ver alguém na rua!!!

Anônimo disse...

Para que hospital da brigada.

Anônimo disse...

A Brigada Militar, infelizmente, virou um símbolo deste estado paquidérmico que se tornou o Rio Grande do Sul. Vergonhoso que haja duas dezenas de coronéis na ativa e mais de 400 na reserva, ganhando polpudos salários e uma boa parte reformado na faixa de 50 anos. Neste estado os cofres públicos existem para bancar os privilégios das cúpulas, seja no Executivo, Legislativo e Judiciário. O cidadão que se lixe com serviços públicos de baixa qualidade.

Anônimo disse...

Fiquei quatro horas numa delegacia para registrar o roubo de um carro. Demorei três dias para poder retirá-lo do depósito. Pode isso Arnaldo?????

Anônimo disse...

É SÓ METER BALA NA CARA DOS BANDIDOS QUE JÁ COMEÇA A SE RESOLVER O PROBLEMA.

Anônimo disse...

O estado moderno não pode ter duas policias ainda mais cada uma brigando com a outra. Ainda mais um estado falido. Nunca se integraram, se ideologizaram e agora fazem politica partidária. É uma esculhambação. O chefe da policia de NY ficou pasmo com o tipo de segurança que é oferecida ao cidadão aqui no Brasil. Afirmou "peremptóriamente" que; segurança elementar é com policiais nas ruas, o resto é conversa mole dos incompetentes.

Joel

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/