Opinião, Darcy F.C. dos Santos - O congelamento gaúcho de salários e as flores de Maiakovsky

OPINIÃO

Sobre o congelamento de salários agora não adianta reclamar. O governo Tarso concedeu reajustes, mesmo que possam ser justos, mas muito além da capacidade financeira do Estado e todo mudo ficou quieto, mesmo sabendo do tamanho da irresponsabilidade fiscal. Agora, aguentem congelamento para os salários maiores,  por um, dois ou três anos. Não tem saída.  Em diversos artigos  desde 2013, avisei que isso ia acontecer, destacando o fato que havia uma omissão generalizada.
Foi mais ou menos como  Maiakovski descreve em sua poesia:
Na primeira noite, eles se aproximam e roubam uma flor do nosso jardim: não dizemos nada.
Na segunda, já não se escondem. Pisam as flores, matam o nosso cão e não dizemos nada.
Até que um dia o mais frágil deles entra sozinho em nossa casa, rouba-nos a luz e, conhecendo o nosso medo, arranca-nos a voz da garganta.

E já não podemos dizer nada.

11 comentários:

Saul Melo disse...

Caro Políbio! Sugiro que se faça uma correção necessária: o citado e famoso poema é de autoria do poeta Eduardo Alves da Costa. brasileiro de Niterói, RJ.
O título é uma homenagem ao grande poeta russo. Segue uma sinopse.
Sinopse:
O niteroiense Eduardo Alves da Costa é autor de um dos poemas mais famosos da literatura brasileira – mas que, por infelicidade, é muitas vezes atribuído a autores tão diversos quanto Maiakovski, Borges, Jung e García Márquez. “No Caminho, com Maiakovski” já virou de camiseta da campanha pelas Diretas Já a pôster em cafés europeus e corrente da Internet. Depois de anos esgotado em livro, o poema dá nome a esta reunião da obra poética completa de Costa, dono de um fazer poético vigoroso, impactante, de cunho social, que mistura erudição, criatividade no trato da língua e comunicação imediata com o leitor. Um livro imperdível para a biblioteca de qualquer amante de poesia que se preze.

Anônimo disse...

PERFEITO DARCY,

TEM UMA CLAQUE, TURMA, E OU VARIAS CORPORAÇÕES QUE TEM ATITUDES DE UM PSICOPATA....

-SABEM DA REAL SITUAÇÃO DAS FINANÇAS, POIS SÃO ELES PRÓPRIOS OS SERVIDORES QUE ADMINISTRAM OS NÚMEROS DE CONTAS A PAGAR E RECEBER....

-CONVERSAM ENTRE SI, NO SINDICATO, COM TODAS AS LIDERANÇAS DAS CATEGORIAS..

-MAS ELES CONTINUAM NEM AI, ACREDITANDO QUE É INFINITO, QUE É SÓ BERRAR FAZER GREVE, E O GOVERNO DE PLANTAM INVENTA UM EMPRÉSTIMO,E A LÁ NAVE VÁ....

CONCLUSÃO: VAI COMEÇAR O RANGER DE DENTES, A TURMA NUNCA TEVE O (NÃOOOO) DE NEM TER DE ONDE TIRAR GRANA, ACABOU, A TETA SECOU, TEM 130 PARA PAGAR E 100 DE ARRECADAÇÃO, ELES SABEM DA VERDADE POIS SÃO MAIS DE 30 ANOS DE PATIFARIA ADMINISTRATIVA, MAS CONTINUAM AGINDO IGUAL UM PSICOPATA......

Antonio

astor_wartchow@yahoo.com.br disse...

É isso, doutor Darcy...dissestes muito bem...a ilusão da irresponsabilidade fiscal de Tarso haveria de cobrar seu preço. Claro que um(Tarso) ficará de bonzinho, e outro(Sartori) ficará de malvado. O povo adora essas ilusões, por isso estamos onde estamos, tanto em nivel estadual quanto federal.

Alberto/NH disse...

Tarso e Dilma gastaram o que tinham e o que não tinham (não é eles que pagam a conta mesmo, né?) para tentar se reeleger. Ele não conseguiu e está bem quietinho. Ela está por um fio assim como o 'Brahma'.

Anônimo disse...

Votados inclusive por Deputados do PMDB ou que apoiam o Governo Sartóri.

Anônimo disse...

Impossível imaginar o editor escrevendo "Agora, aguentem congelamento para os salários maiores, por um, dois ou três anos" se o governador fosse o Tarso. Contínua adaptação do discurso conforme o governante de plantão!!!!

Anônimo disse...

Olha, a situação tem solução. Venda-se: Banrisul, CEEE, EGR, Corsan, Ceasa, Corag, etc.

NEWTON disse...

Então Tarso Genro, então RBS(Macedão e tantos outros especialistas e analistas da fonte da informação)o déficit zero da Ieda era um engodo? Aliás, outro dia ouvi na Gaúcha dizerem com toda a empáfia, que nos últimos 40 anos em apenas 7 o estado teve contas anuais positivas, e que 3 deles foram nos últimos anos do governo Ieda.

Em relação aos efeitos danosos da seca na agricultura - Ieda foi impedida de construir duas represas.

Atração de empresas - Ieda foi impedida de concluir o cluster de empresas em Guaíba na área da Ford.

Estradas - Ieda foi impedida de executar o "duplica RS"

Mobilidade na grande POA - Ieda foi impedida (pelo eleitor gaúcho) de realizar a RS10

Presídios, navegação nos nossos rios, fundos com as ações do Banrisul na bolsa de valores para atacar a questão dos servidores públicos inativos, etc, etc.

Digam-me Tarso e RBS, qual eram os horizontes que vocês vislumbravam, diante dos quais as ações da governadora Ieda foram tão "desqualificadas e desprezadas"?

E por favor vocês vão querer falar da casa da Ieda (que tal Marcos Maia?) cuja compra foi qualificada pelo MPE nas 3 vezes em que foi acionado para posicionar-se a respeito?

Por que a "super isenta" RBS não dedica pelo menos 5% do tempo usado para a cobertura da operação Rodin com a OPERAÇÃO ZELOTES? Com certeza não é devido aos montantes envolvidos.

Anônimo disse...

CORRETO NEWTON! Os eleitores PTISTAS, a maioria de funcionários públicos, não quiseram o progresso nos pampas, até as papeleiras foram corridas daqui.

E agora, quem vai salvar o RIO GRANDE e os salários dos funcionários públicos, o Chapolim Colorado?





Anônimo disse...

Tá na hora da ficha do funcionalismo cair, não é só o Estado que está quebrado, é o Brasil que está no início de uma grande crise, eles devem levar em conta e dar graças a Deus de não serem demitidos, por que os trabalhadores comuns que não tem o privilégio dos funcionários públicos já estão sendo colocados no olho da rua. A CEEE por exemplo, só dará um aumento de 4% aos funcionários, sabendo-se que a inflação mesmo mascarada foi de 9%!

Anônimo disse...

Se o governador fosse o Tarso certas pessoas escreveriam que o Governo do PT roubou tudo o dinheiro e não quer pagar os salários, como é o do PMDB não tem dinheiro, preciso privatizar, preciso diminuir salários, caso contrário o estado quebra porque o PT não deixou dinheiro no caixa. Deve ser culpa do PT, LULA e da Dilma.

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/