Energia: redução do consumo da indústria já é uma possibilidade

O governo já avalia a possibilidade de redução do consumo de energia na indústria. Ontem, em reunião com autoridades do setor elétrico, foi avaliada a possibilidade de convidar algumas empresas, principalmente as eletrointensivas, a reduzirem, voluntariamente, o consumo de energia. Entraram em contato, inclusive, com duas dessas companhias que usam muita energia. A informação é da jornalista Miriam Leitão e foi feita na rádio CBN. leia tudo:

A partir de abril, elas fariam essa redução voluntária.

Tudo isso é para evitar qualquer racionamento ou restrição de consumo ao consumidor. Só que, ao focar no setor industrial, diminuiria ainda mais o ritmo da indústria, que vem tentando se recuperar. O que motivou essa reunião de ontem foi o seguinte: o ONS tinha previsto que os reservatórios do Sudeste estariam em 43% no fim de abril, evitando a necessidade de racionamento. Esse patamar passou a ser visto como o limite de segurança. Mas agora já se sabe que abril terminará com 36,5%. Há muitos dados assustadores nessa área. O ONS está pedindo às hidrelétricas para desligarem algumas máquinas à noite e, assim, pouparem água. A CEMIG disse que não pode fazer isso, porque há risco de queima das turbinas. O desligamento é feito de vez em quando por várias razões, mas fazer isso toda noite tem impacto na manutenção das máquinas e efeito ambiental - os peixes se aproximam de uma área que não se aproximariam se as turbinas estivessem permanentemente ligadas. A CEMIG está com um caso complicado: o nível de água na hidrelétrica de Três Marias pode chegar em setembro a 3,5% do volume útil. Em 2001, na pior crise que tivemos, chegou-se a 8,5%.

.Outro ponto importante: a geração de caixa das distribuidoras em um ano (R$ 10 bi) não cobre o rombo da energia das termelétricas. O empréstimo que a Câmara de Comercialização de Energia Elétrica tomará será de R$ 11 bi. 


. Cada dia aparece uma notícia complicada no setor elétrico.

4 comentários:

Anônimo disse...

Políbio,

O PT esconde da população a realidade para esperar pela chuva que não vem.

Vai faltar energia!!

Que irresponsabilidade com o país!!

JulioK

Luiz Vargas disse...

É a velha e surrada tática dos quadrilheiro$ PeTralha$ de tirarem o sofá da sala.
Em corrupção são de uma sagacidade impre$$ionante, em gestão pública são verdadeiras nulidades.

Anônimo disse...

A melhor maneira de evitar este racionamento agora inevitável teria sido acionar ANTES as termoelétricas que agora estão funcionando a pleno vapor. Mas a raiz do problema está na decisão populista/demagógica e pró consumidores intensivos (Gerdau, de novo), que desorganizou o programa de investimentos no setor.
Agora, TODOS vamos pagar a conta da imbecilidade de uns e da esperteza de outros, que se aproximaram do poder apenas para usufruir das benesses dele e que agora se afastam deixando a conta para toda a sociedade pagar !

Anônimo disse...

Eu começaria desligando a energia lá no "Detrito Federal"! Alguém já calculou quanto aquele pessoal inútil consome de energia por ano, para não fazer nada?

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/