Estadão diz que presidente do Poder Legislativo fraudou voto de Brossard para impugnar CPI da Petrobrás

Renan Calheiros fraudou voto do ex-ministro do STF para impugnar CPI da Petrobrás e ajudar o governo na sua fuga desenfreada da verdade. O crime do Presidente do Poder Legislativo continua impune. 

O artigo a seguir é do Estadão de hoje, página 3. Ele mostra como o presidente do Poder Legislativo mentiu e falsificou para ajudar a enterrar a CPI da Petrobrás. Uma fraude sustenta a posição do senador em plenário para não acolher o pedido e ampara a posição do governo no STF. É algo mais grave do que a Carta Brandy. O mais inacreditável é que diante das provas materiais, a mídia trate com tão pouca importância o novo crime do senador. A imprensa do RS sequer toca no assunto e nunca foi ouvir Paulo Brossard, que teve falsificado seu voto em Acórdão do STF. Pior: nem um só parlamentar leva o fraudador ao Conselho de Ética do Senado. Leia o texto:

A próxima terça-feira pode ser decisiva para a batalha que governo e oposição travam no Senado em torno da amplitude da CPI da Petrobrás. Nesse dia, o mais tardar, a ministra Rosa Weber, do Supremo Tribunal Federal (STF), se pronunciará sobre os dois mandados de segurança impetrados com 24 horas de diferença pelas partes em conflito. Rosa é relatora de ambos os recursos.

. O da oposição, apresentado na terça-feira passada, visa a garantir o que entende ser o seu direito de não ter a sua proposta de CPI desfigurada com a inclusão de temas alheios a negócios suspeitos da estatal a contar de 2005. No ano seguinte, o seu Conselho de Administração, presidido pela então ministra Dilma Rousseff, autorizou a compra da Refinaria de Pasadena, cujos obscuros meandros motivaram a iniciativa oposicionista.

. Os acréscimos contrabandeados pela base aliada tratam, de um lado, das denúncias de formação de cartel no setor metroferroviário em São Paulo e no Distrito Federal, em governos da oposição; de outro, das alegadas irregularidades em obras no Porto de Suape, em Pernambuco. No primeiro caso, a intenção é contaminar a campanha ao Planalto do senador Aécio Neves. No segundo, o alvo é o ex-governador Eduardo Campos, também pré-candidato à sucessão da presidente.

(...)

Mas nem o duo petista (Lula e Dilma) foi tão longe - e tão baixo - como Renan. Na ânsia de fazer a sua parte na sabotagem do inquérito da Petrobrás, ele disse

- Nos anos 1990, um parecer do então ministro Paulo Brossard, o STF "pacificou" o entendimento segundo o qual "novos fatos determinados podem ser incorporados ao rol inicial" de uma CPI.

. É mentira, apuraram os repórteres Andreza Matais e Ricardo Brito, deste jornal. 

. Eles verificaram que a versão do senador deturpa a posição do ministro e altera o contexto em que foi tomada.

. O que Brossard sustentou e a Corte aprovou por unanimidade foi que não se pode adicionar fatos novos ao pedido de uma CPI, mas apenas no seu decorrer - e se tiverem relação com o objeto inicial. "A investigação deve recair sobre um fato certo", disse Brossard ao Estado. "Não sobre dois, três temas. De forma alguma!" Portanto, temas distintos, como os dos trens paulistas e do porto pernambucano, teriam de gerar, cada um, a sua própria investigação. Nessa linha, o ex-presidente do STF Carlos Velloso, que participou daquele julgamento, aconselhou os governistas a requerer a sua própria CPI "e não se aboletar ao pedido alheio para fraudá-lo".

. Já de Renan só se podia esperar que se aboletasse em manifestação alheia para fraudá-la.

CLIQUE AQUI para ler o texto completo. 

13 comentários:

Anônimo disse...

Desta vez o Cangaceiro Renan Calheiros tem que ser cassado, e não simplesmente ser afastado da presidência como o foi anteriormente por ter produzido um filho fora do casamento.

Se não for cassado o Congresso tem que ser fechado de qualquer jeito.

Anônimo disse...

The zueira never ends.

Anônimo disse...

Esse é outro sujeitinho baixo.Ele quase foi cassado porque uma empreiteira pagava a pensão para a amante e o filho bastardo.
Então apresentou umas notas,até falsas de venda de bois.E a cumpanherada engoliu.
Mas é do time dos Sarneys,Lulla,Maluf,Collor e outros tantos canalhas alojados no poder.

Anônimo disse...

É a vigaricie escancarada!!!

Anônimo disse...

Num país descente isso não daria cassação?

Anônimo disse...

Esperar o que desse cangaceiro.

Anônimo disse...

Políbio,

Começaram a "bater cabeça" para salvar a pele!!

O PT vai para o inferno.

Em 2005 o FHC impediu que a oposição mandasse, mas agora não escapam!!

JulioK

Anônimo disse...

Pagamento de sócia da Cemig a doleiro reforça defesa de CPI ampliada:

Em sintonia com a agenda política oposicionista liderada por Aécio Neves (PSDB-MG) visando fazer uma CPI exclusivamente sobre a Petrobras, a revista Época desta semana publicou uma reportagem levantando suspeita de que pagamentos à consultoria "de fachada do doleiro Alberto Youssef", seriam para pagar propina a políticos e funcionários públicos.

Empresa de fachada do doleiro Alberto Youssef recebeu depósito de R$ 4,3 milhões de empresa associada à estatal mineira de energia...A Investminas Participações não tem nada a ver com a Petrobras, mas tem tudo a ver com a Cemig ....

Justiniano disse...

As assassinatos de reputaçao chegaram agora no congresso, com esse patife do Renan Roubcalheiros, sabotando e agindo como capacho dos petralhas.

Cassaçao imediatamente desse canalha!!!!

José-Chapecó-SC disse...

Polibio, permita-me corrigi-lo quanto a fonte original da fraude do Renan Calheiros do acórdão do Supremo sobre a extensão das CPIs, de que foi relator o então ministro Paulo Brossard.

Eu acompanho desde o início, e digo com toda a certeza que foi o Reinaldo Azevedo através de seu blog no site da Veja, que noticiou o fato.

O Portal Vox e o Estadão noticiaram em seguida.

Obrigado

Por favor, veja:

10/04/2014 às 18:54

Assim não, Estadão! Quem revelou que Renan fraudou texto de Brossard foi este blog. Aguarda-se a correção

http://veja.abril.com.br/blog/reinaldo/geral/assim-nao-estadao-quem-revelou-que-renan-fraudou-texto-de-brossard-foi-este-blog-aguarda-se-a-correcao/

Anônimo disse...

Assim não, Estadão! Quem revelou que Renan fraudou texto de Brossard foi este blog. Aguarda-se a correção

http://veja.abril.com.br/blog/reinaldo/geral/assim-nao-estadao-quem-revelou-que-renan-fraudou-texto-de-brossard-foi-este-blog-aguarda-se-a-correcao/

FAÇANHA disse...

O CASO É DE CRIME DE FALSIDADE IDEOLÓGICA.

Anônimo disse...

País "chinelo" é assim mesmo!

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/