Itamaraty reage a ofensas do embaixador da China

O deputado federal Eduardo Bolsonaro também reagiu aos insultos do embaixador chinês e avisou que ele criticou a família, inclusive o presidente da República.

O deputado não pediu a expulsão do indivíduo.

Eduardo Bolsonaro disse em extensa nota oficial que o embaixador passou dos limites e precisa retratar-se.

O caso pode gerar crise diplomática entre os dois Países.

O governo brasileiro reagiu, hoje, aos insultos que o embaixador da China dirigiu ao deputado federal Eduardo Bolsonaro. O que escreveu o chanceler Ernesto Araújo no seu Twitter:

- É inaceitável que o embaixador da China endosse ou compartilhe portagem ofensiva ao chefe de Estado do Brasil e aos seus eleitores, como infelizmente ocorreu ontem à noite.

Ao mesmo tempo, Araújo disse que as críticas de Eduardo à China “não refletem a posição do governo brasileiro”.

O ministro precisa convocar o embaixador ao Itamaraty para que se retrate e peça perdão.

68 comentários:

Anônimo disse...

A China depois que acabar a epidemia deve ser responsabilizada criminalmente por tribunais internacionais, pois deliberadamente ocultou e enganou o resto do mundo sobre uma doença gravíssima que se originou ali. Até o corajoso médico que descobriu a doença foi preso e censurado, o coitado acabou morrendo. Que paguem agora a conta das despesas médicas e prejuízos de todos os países atingidos. As mortes são irrecuperáveis. Foram beneficiados ao serem aceitos como uma economia de mercado, porém nunca deixaram de ser uma amoral ditadura chinesa! Sem China, sem coronavírus.

Anônimo disse...

Quem ferrou o mundo foi a ditadura chinesa travestida de economia de mercado e que fez o diabo para esconder o vírus chinês.

Anônimo disse...

Dudu chapeiro disse o que quis e, ouviu o que não quis....
Falou m.. como sempre e agora quer botar a mãe no meio .
Oligofrênico funcional !!

Anônimo disse...

Xiiiiiiiiiii, a China vai começar importar comodites dos EUA e da Argentina, maiores concorrentes do Brasil.

Anônimo disse...

Que tristeza, que vergonha é esse festival de baixarias.
Quem nasceu para gentalha, para sempre será gentalha.

Anônimo disse...

Araújo inverte a ofensa e quer desculpas da China:

FERNANDO BRITO · 19/03/2020 - O Tijolaço

É inacreditável que a China, o único país que pode e oferece ajuda ao Brasil na crise do novo coronavírus (e, além disso, nosso maior parceiro comercial) esteja sendo empurrada para uma posição de, já não digo retaliação, mas de indiferença ao Brasil.

O ataque de Eduardo Bolsonaro ao país, numa estupidez sem par, como se os chineses tivessem criado deliberadamente o vírus para tirar vantagens políticas – só se fossem masoquistas, pela crise havida lá – poderia ficar como apenas mais um imbecilidade do filho presidencial e a resposta dura do embaixador chinês poderia receber panos quentes, como fez o general Mourão, ao dizer que não era aquela a posição do governo e com o pedido de desculpas que fez Rodrigo Maia.

Mas agora o chanceler Ernesto Araújo, o olavista, disse que em tem e pedir desculpas é o embaixador chinês, afirmando que “é inaceitável que o embaixador da China endosse ou compartilhe postagem ofensiva ao chefe de Estado do Brasil e aos seus eleitores” .

Como se já não houvesse crise o suficiente, arranja-se esta, que os chineses não vão deixar por isso mesmo, até porque sabem que Araújo manifestou-se por ordem de Jair Bolsonaro.

Anônimo disse...

Como sugeriu o embaixador, tem coisa por trás disso. A demora na tréplica dos canalhas demonstra que foi pensada. Acho que todos gostaríamos que a China respondesse de forma contundente, mas eles são calmos e pragmáticos. De minha parte só fico satisfeito se, no mínimo, chamarem ser embaixador de volta.

Anônimo disse...

O Trump e o Deep State ficaram muito decepcionados com Bolsonaro e com toda a trupe que empalmou o governo do país a partir de 2016. Eles esperavam tomar tudo do Brasil, esperavam uma entrega total das riquezas e também uma destruição completa das instituições do Estado brasileiro, e também uma ruptura total de relações com a China sob o pretexto dela ser
"comunista", mesmo que isso significasse uma hecatombe econômica para o Brasil.

Cobraram tudo isso do Bolsonaro, e ele e seus predecessores não conseguiram entregar mais do que o petróleo, a Embraer, o fim das pesquisas espaciais e o fim dos avanços tecnológicos nas áreas nucleares e de defesa.

Não tenham qualquer dúvida: Eles esperavam não apenas o fechamento do Congresso e a guerra contra a Venezuela, mas também o caos completo e as 30.000 mortes de brasileiros que Bolsonaro havia prometido caso chegasse ao poder.

Trump deve estar a considerar que Bolsonaro fez muito pouco de sua meta e fracassou, e não só ele, mas também o Olavo de Carvalho, um sujeito que foi apenas a ponta do iceberg de um investimento pseudo-intelectual de décadas, e que também fracassou e em breve será expulso dos Estados Unidos, país que não perdoa o fracasso de seus colaboradores

O Eduardinho, um elemento cooptado pelo que há de mais radical na direita mundial, ainda fez uma última tentativa de ataque à China no melhor estilo Mike Pompeo, que no entanto fracassou miseravelmente, como fracassado está o próprio Pompeo lá nos States, vitimado pelo tsunami virótico e pelas imposições circunstanciais da eleição presidencial estadunidense que já se aproxima. O desprezível Arnesto Araújo ainda quis sair em defesa do Eduardo, inutilmente.

A convocação de 15 de Março marcou a última tentativa de imposição ditatorial do esquema destrutivo de Olavo. E agora ele tende a desprezar e xingar seu pupilo, antevendo sua própria submersão na desgraça e expulsão dos States.

Fonte: Antonio Passos

Anônimo disse...

Eduardo tem razão. Mas a imprensa e os corruptos, caras do PSDB, DEM, PT, PSOL, PC do B, etc vão massacra-lo. Mania besta desse Eduardo de falar a verdade!

Anônimo disse...

O servilismo é virulento!!!

Tudo para agradar ao Trump. Mesmo que joguem o país no abismo!

Malditos!

Ou esta laia, ou o Brasil.

Agora está claro!

Anônimo disse...

Ninguem para parar esses cretinos que afundam o pais !? Ninguem mesmo !

Anônimo disse...

Eu não acredito que o outro maluco fez isso.
Agora o pau vai come mesmo,não vão comprar mais nada do Brasil,carne,fango,porco,ferro e aço.essa turma funciona assim vamos embora mais vamos destruir tudo.temos que por essa gente para fora do poder em quanto dá tempo...

Anônimo disse...

Ferrando o país por lealdade ao chefinho (03) e para se manter no cargo (que desonra). Também, o que esperar de uma olavete sem-vergonha como esse Funesto Caramujo?

Anônimo disse...

Embaixada da China relata ameaças por telefone após publicação de Eduardo Bolsonaro

Do Globo:
Desde a última segunda-feira (16), a Embaixada da China vinha registrando um crescimento de ataques ao país feitos por brasileiros, por meio das redes sociais, devido ao crescimento de casos do coronavírus. Na manhã desta quinta-feira (19), esses ataques virtuais se converteram em várias ligações agressivas para Embaixada chinesa, em Brasília.

Por volta das 11h, um interlocutor perguntava à recepcionista quem pagaria seus boletos. Os telefonemas começaram depois da publicação de Eduardo Bolsonaro (PSL-SP) nas redes sociais, responsabilizando a China pela pandemia do coronavírus.

Fontes da embaixada relataram à coluna que já foi pedido reforço na segurança do local. Os chineses também devem solicitar que a polícia brasileira investigue os telefonemas. Todos os números identificados estão sendo anotados.

O embaixador da China no Brasil, Yang Wanming, também publicou um post informando que recebeu ameaças, mas depois apagou a mensagem.

(…)
https://www.diariodocentrod...

Anônimo disse...

O que está impedindo que esse governo caia? Quem o está sustentando diante de tantos desacertos e selvagerias? Muito estranho!!!

Anônimo disse...

Estava muito óbvio que, com esses vira-latas do bozzo, uma hora desandariam as relações diplomáticas obtidas há anos de trabalho sério.

Anônimo disse...

Essa turma tem um novo vírus, o burrid 24, causa diarreia mental, mata todo raciocínio lógico e deixa com cara de grande pensador e mais de cinquenta milhões de brasileiros são portadores dessa merda, que batem palmas pra esses bostas!
A merda toda que o burrid sobrevive 4anos, já está ferrando o Brasil inteiro a mais de um ano e não sei se aguentamos mais 3 anos?

Anônimo disse...

Se o filho que é um simples VEREADOR ( as vezes ele se esquece disso) representa o pai como presidente, imagine o Deputado Federal? Beato Salu, quer passar pano?Então conta outra.

Anônimo disse...

Esse caras (zumbis do bolso) estão acabando com o Brasil de agora, e para os futuros presidentes depois deles.

Anônimo disse...

Ao invés de deixar a subserviência a uma nação estrangeira de lado ( esse é o motivo , e não divergência ideológica ) para construir uma união e salvar vidas , restabelecer o funcionamento normal das nações , vem falar merda !

Anônimo disse...

Num momento crítico como esse , uma pandemia , esse merda vem com subserviência explicita aos EAU ! Passou da hora das pessoas se unirem para enfrentar e destituir esses caras . São pessoas nocivas para o convívio social , para o país , os trabalhadores

Anônimo disse...

O bosta que ocupa o cargo de chanceler brasileiro finge que não entendeu, pois o bozzo júnior promoveu uma ofensa maior que a do chefe de estado, que foi toda a nação chinesa. Por outro lado, um chefe de governo que não sabe se comportar decentemente, como é o caso do bozzo, não tem o direito de exigir respeito de ninguém.

Anônimo disse...

China desgraçado.Infectaram o mundo todo e ainda querem se fazer de inocentes.Amarelos do inferno.

Anônimo disse...

A malucada segue fazendo estragos e nossas instituições apáticas e covardes assistem a tudo na maior cara de pau.

Anônimo disse...

Outra cópia pirata do Trump. São energúmenos incapazes de entender que Trump joga contra a China porque é o seu grande competidor, enquanto que para o Brasil é o seu grande cliente e investidor.

Mordaz disse...

Acorda Políbio. Sai desta. Estes ogros não tem solução alguma para o país.

Anônimo disse...

eles são desonestos em todos os sentidos... quando o eduardo bolsonaro ataca os chineses não esta falando em nome do governo brasileiro.
e quando o embaixador chinês repreende o embaixapeiro está atacado o chefe do estado brasileiro...
são os ensinamentos do Rasputim da virgínia. este povo sim, é um virus contaminando a democracia!!!

Anônimo disse...

Está na hora de JA IR embora capitão corona e leva a tropa inteira

Anônimo disse...

Para o povo ver a qualidade do desgoverno que o país enfrenta. Um seguidor da terra plana e um filhote lunático de um presidente, ofendendo o maior parceiro comercial do Brasil. É muita falta de responsabilidade para um país que esta a beira de pedir esmola.

José Corrêa disse...

E já está provado, pelo próprio governo chinês, que o presidente e cúpula sabiam de epidemia 2 semanas antes de "liberarem" a notícia!!!

O embaixador chinês tem que se retratar ou ser declarado "persona non grata"!!!

Paulo Rocha disse...

Que preconceito, não bastasse chamar o vírus chinês de vírus chinês, agora chama também o embaixador chinês de embaixador chinês.

Anônimo disse...

Se estão culpando a China, por algo que ninguém sabe como surgiu, é sinal que a China não tem culpa e implantaram o vírus lá, para os derrubarem. Conhecemos essa gentinha, sempre acusando os outros daquilo q eles fazem.

Anônimo disse...

O bananinha viu a reação e, na crista do pai, já botou o galho dentro. Um energúmeno, sem educação e culturalmente fraco. O Ernesto disse que é inaceitável e pede retratação. E daí? Como é que fica se os chineses o ignorarem. Diplomacia não é isso.

Anônimo disse...

O bananinha viu a reação e, na crista do pai, já botou o galho dentro. Um energúmeno, sem educação e culturalmente fraco. O Ernesto disse que é inaceitável e pede retratação. E daí? Como é que fica se os chineses o ignorarem. Diplomacia não é isso.

Renato disse...

Uma vez um senhor Chines de Taiwan me disse quando fizer negocio com a China Continental,abra os olhos,pois se puderem te enganar eles o farão. O picareta que preside a organização picareta chamada OMS deve ter levado uma bolada para dfazer mimimi e dar uma de isentão dizendo que não nomearia a doença com qualquer nome que gerasse preconceito.É a doença da China e pronto.

Anônimo disse...

Doença da China sim, e os que estão criticando Bolsonaro são filhos de chinas com outras doenças da zona e que congenitamente os afetou....kkkkkk Lula é bandido e sempre será e seus seguidores cegos, cúmplices.

Ernesto disse...

O MUNDO surpreende-se com os vírus da CHINA,nos últimos 20 ANOS. Em 2002, a CHINA legou ao mundo a SARS ; em 2009, a GRIPE AVIÁRIA( H1N1) ; e em 2019/ 20 , o novo CORONAVÍRUS, o COVID-19. A CHINA tem que resolver esse enorme problema SANITÁRIO que tem . O resto do MUNDO tem pago um enorme preço por esse óbice chines !!

Anônimo disse...

Em nova sova moral, embaixada da China diz a Eduardo Bolsonaro que ele “espalha boatos”:

19 março, 2020 - DCM

Após compartilhar publicação afirmando que o coronavírus é fruto do Partido Comunista Chinês e reiterar dizendo que “culpa é da China e liberdade seria a solução”, Eduardo foi repudiado por diversas autoridades.

Hoje (19), foi a vez da Embaixada da China no Brasil, que, pelo Twitter, escreveu:

“Eduardo Bolsonaro, são absurdas e preconceituosas as suas palavras, além de ser irresponsáveis. Não vale a pena refutá-las. Aconselhamos que busque informações científicas e confiáveis nas fontes sérias como a OMS, úteis para ampliar a sua visão.

Os seus argumentos mostram que você não está arrependido pela sua atitude, tampouco ciente dos seus erros. Ao continuar a optar por ficar no lado oposto ao povo chinês, está indo cada vez mais longe no caminho errado.

Que dê uma guinada o mais rapidamente possível, já que a história nos ensina que quem insiste em atacar e humilhar o povo chinês, acaba sempre dando um tiro no seu próprio pé.....

Anônimo disse...

Concordo plenamente. Até porque lucraram bilhões de dólares!!!

ZAPELINO B disse...

Já se cagou com a resposta que levou do embaixador chinês. Depois de replicar dizendo que a "honra" da sua famiglia tinha sido atingida, pediu arrego e se desculpou. CAGÃO igual o pai! Me lembra um guaipeca latindo para um cachorro grande e que a um simples olhar na sua direção já "dão no pé" gritando. Por falar em honra, será que a famiglia da rachadinha e da associação com milicianos, assassinos de aluguel do Escritório do Crime, a tem???

ZAPELINO B disse...

Este aí é outro PALHAÇO!!!

Anônimo disse...

Did u mean "Xing ling" embasser?

Anônimo disse...

O virus é patenteado. Como começou lá na China, eles deveriam pronunciar para o mundo porque a midia não informa como começou de onde surgiu o virus. Eles foram atacados, ou o que aconteceu?

Vejam a patente do virus.


https://americans4innovation.blogspot.com/2020/01/coronavirus-traced-to-british-crown.html

Anônimo disse...

Quem tem que cobrar a China são os canais oficiais do Estado Brasileiro não um bananainha abestado inconsequente. E que acha que esse abobalhado esta certo é um imbecil também. Os italianos cobraram a China ontem recebram um Airbus 380 com médicos e equipamentos. Esse bozonaro idiota é pior que os dilmantas e lulopestista. Cala a boca ,

H. Romeu Pinto disse...

Vai dar tua bunda para o cachaceiro , bobalhão !!

Mardição disse...

Eu sei como acabar com o coronavírus. É só não mandar mais comida pra China.

Anônimo disse...

Simples. Eles não são ladrões e corruptos. E falam a verdade.

Anônimo disse...

Sempre o vitimismo canalha dos esquerdistas. China willis!
Vende a embaixada para o greenvaldo que nem fez o Jean com o mandato de deputado, e vai embora pra Europa.
Oh! Esqueci! Não tem mais Europa depois do vírus chinês!

Marco Belotto disse...

Num pais que elegeu um gambá que com sua quadrilha roubou tudo que deu e ainda anda solto, não é de estranhar que metade dos comentários aqui são em defesa de um regime inescrupuloso e totalitário como o chines. Eles, como na pandemia da gripe suína, também produziram esta nova cepa do vírus corona, para provocar o caos na economia mundial. É hora de os governos ocidentais, principalmente Donald Trump, porque os demais são uns bundas moles, peitar os chineses. Na Europa faltou papel higiênico, porque nem isso eles produzem mais. As industrias ocidentais com a permissividade dos governos transferem tecnologia de ponta no afã do lucro fácil, para ser produzida com mão de obra escrava chinesa e ainda por cima copiada por eles. Cuidado! Lá não tem nenhuma liberdade de expressão, opinião e nem sequer liberdade de locomoção. Os chineses são o quarto reicht, que vira na forma do domínio econômico e se vitorioso esmagará qualquer tentativa de contestação.

Anônimo disse...

-se falou, se não falou -- o fato é que o Brasil vendeu suas estatais para chineses - virou moda no Brasil privatizar - agora estão precisando do Governo Federal para resolver essa pandemia - e agora? o que fazer sem estatais? - sem dinheiro - A china tem - O Brasil não tem - estatal não é cabide de emprego não - é para nessas horas atender a demanda do povo brasileiro - Cadê as estatais? - por exemplo a telefonia - é espanhola - "telefônica" - vivo, entres outras tudo estrangeiro, imagine quanto ganha uma estatal quando você coloca créditos do celular - bilhões - a cultura brasileira de que lá tá certo e aqui errado dá nisso -

Anônimo disse...

Educação se aprende dentro de casa!!!Tal pai,tal filho, bando de sem noção...Será que se a China parar de comprar do Brasil os EUA farão a vez deles?? Lembremos o ruim sempre pode piorar..... outra coisa eu não sabia que um presidente de uma "republica"podia passar procuração pra parentes governaram em seu lugar.Nos lascamos....

Anônimo disse...

Isso que o Dudu embachapeiro fez é conhecido como GAB. Ele cria uma situação para tirar o foco das idiotices do Jair. Não caiam nisso, o foco foi o panelaço de ontem e o desgaste do governo Bolsonaro, que já começou a ruir. Lembrem-se, quando a situação ficar ruim, sempre alguns dos filhos vai criar uma distração para tirar o foco das pessoas!

Anônimo disse...

"Um bananinha incomoda muita gente , dois bananinhas incomodam muito mais , três ....já é demais". Essa família já passou dos limites há muito tempo.

Anônimo disse...

DUDU BANANINHA QUER FECHAR A FRONTEIRA DO BRASIL COM A CHINA !!

Anônimo disse...

O filho vai fazer todo tipo de macaquice para atrair a mídia, achando que os jornais e as tvs vão esquecer os panelaços e as trapalhadas na gestão da pandemia e o papai se salva.

Anônimo disse...

A China é o maior importador do agronegócio brasileiro. O despreparo da família Bolsonada pode impor uma crise sem precedente ao agronegócio brasileiro. Parabéns aos que votaram nesses bando de bu....

Anônimo disse...

Aceita que dói menos. Um forte abraço! 😉

Mardição disse...

O imbecil FERNANDO BRITO quer defender um país comunista que já proibiu que famílias tivessem filhas para controlar o crescimento da população e que faz testes absurdos como se a humanidade fosse lixo.

O vírus contaminou Wuhan, depois de um acidente em um laboratório local, o caso foi denunciado por um médico chinês, depois assassinado pelo governo chinês.

A China tinha todo o Know How sobre isso, razão pela qual já tinha pronto tudo para construir dois hospitais em tempo record até com robôs que entregavam as refeições nos quartos para que médicos e enfermeiros não se contaminassem. O controle foi feito fechando as fronteiras da cidade, mas sabiam que os não ali residentes levariam a praga ao resto do mundo.

A conclusão ou intuito é prejudicar as outras economias ao redor do mundo principalmente os Estados Unidos, para que a China pudesse chegar ao topo como a maior economia.

Só não enxerga quem não quer, o jogo comercial que está por trás disso.

Anônimo disse...

Embaixada da China no Brasil

@EmbaixadaChina
1-@BolsonaroSP São absurdas e perconceituosas as suas palavras, além de ser irresponsáveis. Não vale a pena refutá-las. Aconselhamos que busque informações científicas e confiáveis nas fontes sérias como a OMS, úteis para ampliar a sua visão.

26,1 mil
19:25 - 19 de mar de 2020

Anônimo disse...



Embaixada da China no Brasil

@EmbaixadaChina
5-@BolsonaroSP Você afirma que foi eleito pelo povo, mas fica a pergunta: será que está cumprindo os seus deveres como deputado? Será que merce a confiança daquels que votaram em sí?@camaradeputados

24,8 mil
19:27 - 19 de mar de 2020

Anônimo disse...

Se a China cortar 30% das importações de soja e carne, os " cidadãos de bem " do agronegócio, vão chutar o Bozo do Planalto até o cemitério.
O patrioti$$$no dessas pessoas é enorme....

Anônimo disse...

A matilha que votou nesse aí é adestrada, não pensam, apenas atacam.

Anônimo disse...

Dessa vez o bananinha sentiu o fogo do dragão.

Anônimo disse...

Eu fico pensando, a cada momento um membro dessa família de imbecis solta uma bosta pela boca. Depois, à noite ou fim de semana, devem se reunir em volta de uma mesa, com boa comida e bebida, e rir muito. Rir muito da cara desse povo idiota que elegeu toda essa família de psicopatas. E, como todos, de todas as instituições estão com rabo preso, nada fazem. Por isso, pensam, ao meio das risadas, e se perguntam: quem será o próximo responsável pela próxima asneira, para, novamente, rirmos sem parar da cara desse povo imbecil ?

Anônimo disse...

Um país sendo governado por uma trupe do besteirol . Parece que puseram no governo do país uma equipe de stand-up comedy da política .

Anônimo disse...

um embaixador retorica de torcedor de time de várzea modo on.

Anônimo disse...

Não, bobalhão, você conhece, sabe o que é direito internacional? A relação entre países não funciona assim. Experimente ler algo diferente para não exalar essa suvaqueira aí esse papo de bêbado.

Anônimo disse...

O Itamaraty deveria chamar esse embaixador chines e fazer 2 perguntas

1- Porque puniram o médico que denunciou a existência do vírus?
2- Porque os dirigentes políticos da cidade de origem do vírus chines foram punidos?

Se as respostas não forem convincentes.....EXPULSÃO JÁ.

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/