Fiergs, Farsul e Fecomércio exigem bom senso e querem retomada das atividades na semana que vem

As entidades querem um retorno gradativo às atividades a partir de 1º de abril.

Nota do editor - O Manifesto não denomina os nomes dos destinatários, mas é o governador Eduardo Leite e os prefeitos que impõem medidas restritivas de grande porte, horizontais, nas atividades humanas e econômicas, política que é rejeitada pelo presidente Bolsonaro.

CLIQUE AQUI para ler a íntegra do Manifesto.

A Federação das Indústrias do Estado do Rio Grande do Sul (FIERGS), juntamente com a Federação da Agricultura do Estado do Rio Grande do Sul (Farsul) e a Federação do Comércio de Bens e de Serviços do Estado do Rio Grande do Sul (Fecomércio), divulgou nesta quinta-feira o manifesto “Pela Reativação da Economia Gaúcha”. No documento, as três entidades manifestam sua preocupação com “a ameaça de desabastecimento que poderá ocorrer caso se prolonguem, além de um limite razoável, as proibições de atividades empresariais”.

De acordo com a FIERGS, Farsul e Fecomércio, é preciso levar em conta as cadeias de fornecedores que, mesmo fora da área de saúde e alimentar, – consideradas exceções de segmentos industriais e comerciais –, são essenciais para que o produto final exista, em uma cadeia que não pode ter nenhum elo quebrado. “De nada adianta o campo produzir se o produto ‘in natura’ ou industrializado não chegar ao consumidor”, destacam.

O documento alerta, ainda, que no curto prazo há o risco da falta generalizada de produtos, desde o campo até as lojas. “Assim, o sacrifício será de toda a população. Ainda há tempo de evitarmos o empobrecimento abrupto e irreversível da sociedade”. A proposta apresentada é o de “retorno gradativo das atividades econômicas, permitindo que as empresas  – atendendo as recomendações de saúde, como o teletrabalho dos grupos de risco, o distanciamento entre pessoas, etc., firmando protocolos de contingência  – possam operar com 50% de pessoal nas suas atividades a partir do dia 1º de abril, e retomando a 100% em 6 de abril, quando o isolamento horizontal já terá cumprido 16 dias”.

Por fim, as entidades reiteram que o bom senso deve prevalecer nesse momento atípico, sem aprofundar ainda mais os problemas sociais decorrentes de um colapso econômico.

17 comentários:

Anônimo disse...

os testes rápidos comprados DA CHINA pela Espanha estão dando falso negativo!!

meu Deus, o mundo precisa se livrar urgentemente da influencia da China em qualquer esfera, especialmente a econômica...

não podemos mais ter o mesmo mundo depois desse virus chines...

algo precisa mudar urgentemente nessa ordem mundial...

Anônimo disse...

O Dória não vai deixar.

Cris disse...

Se agissem com serenidade ... não seriam eles...

Anônimo disse...


O grande golpe bolivariano perpetrado pelos governadores e prefeitos.

Por isso dizem que Bolsonaro é o ditadorzinho.

Anônimo disse...



O grande golpe bolivariano perpetrado pelos governadores e prefeitos.

Por isso dizem que Bolsonaro é o ditadorzinho.

Anônimo disse...



O grande golpe bolivariano perpetrado pelos governadores e prefeitos.

Por isso dizem que Bolsonaro é o ditadorzinho.

Anônimo disse...

Pronto, temos duas opções, morrer de vírus ou de fome.

Anônimo disse...

Estão corretas as entidades...a economia precisa tanto de atenção quanto a saúde.

Anônimo disse...

O Governador já disse que não terá conversa antes do final da semana que vem, estão esperando mortes de infectados.

Anônimo disse...

Se eles não nos permitirem trabalhar, está na hora de lhes darmos um corridão.
Impeachment já, no prefeito e no governador.
E se os vices vierem com essa palhaçada, vamos lhes dar o mesmo destino.
Ah, vamos cobrar os prejuízo também.

Luiz disse...

Como as mulheres estão pintando os cabelos e as unhas...???

Luiz disse...

Como a mulher do Dória vai pintar os cabelos e aplicar botox...???

Anônimo disse...

Até parece que essas entidades entendem algo de medicina e ciência. Estão preocupadas é com o lucro dos velhotes endinheirados que a essa hora estão cumprindo quarentena nas suas mansões e coberturas. E sabe o que vão fazer quando a população estiver morrendo que nem mosca? Vão tomar champanhe e fazer vídeo dizendo que sentem muito o que está acontecendo.

Anônimo disse...

CORRETO, os JOVENS devem voltar ao trabalho. Em caso de doença de algum deles todo atendimento necessário.

Anônimo disse...

AOS EMPRESÁRIOS DA FIERGS, FARSUL, FEDERASUL E FECOMERCIO: NÓS, TRABALHADORS, SÓ RETORNAREMOS ÀS ATIVIDADES EXCEPCIONADAS PELO "LOCKDOWN" QUANDO OS PROTOCOLOS INTERNACIONAIS EMITIDOS PELA ORGANIZACAO MUNDIAL DA SAÚDE ASSIM O DELIBERAREM. PAREM DE FAZER TERRORISMO CORPORATIVO! PAREM DE TENTAR COLOCAR A POPULACAO BRASILEIRA EM RISCO! DISPONHAM SEUS RECURSOS ECONÔMICOS PRIVADOS E ATÉ MESMO PARTICULARES PARA FINANCIAR OS ESTADOS E MUNICÍPIOS NA CONSTRUÇÃO DE HOSPITAIS, LEITOS E EQUIPAMENTOS NECESSÁRIOS A CONTENCAO DO CORONAVÍRUS!

Anônimo disse...

E a REDUÇÃO do ICMS fica pra quando????

Anônimo disse...

Corretíssimo, cidadão!! Que os velhotes indinheirados dêem o exemplo, e fiquem na frente das suas empresas, pegando junto com seus funcionários!

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/