Análise - Condições do mercado de trabalho registram recuperação lenta, gradual e segura


Os dados reportados sugerem uma tendência de retomada do mercado de trabalho, ainda que de forma bastante gradual e não necessariamente linear.

A taxa de desemprego recuou de 12,6% na média dos três meses encerrado em agosto do ano passado para 12,1% nos três meses finalizados em agosto de 2018. Esse resultado veio ligeiramente abaixo das projeções feitas pelo mercado (12,2%) e refletiu os avanços interanuais de 1,1% da ocupação e de 0,6% da população economicamente ativa (PEA). 

Apesar do resultado positivo, a ocupação privada sem carteira assinada segue crescendo, enquanto o nível de ocupados com carteira tem recuado, mantendo a tendência de piora qualitativa na composição de empregos, conforme apurado na Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (PNAD Contínua), do IBGE. 

Na série livre de efeitos sazonais, segundo nossas estimativas, a desocupação trimestral permaneceu estável em 12,2% entre julho e agosto. 

No que tange à renda habitual real, houve expansão de 1,3% na comparação interanual, acelerando em relação ao avanço de 0,8% observado na leitura anterior, enquanto a renda habitual nominal acelerou para 5,7%, na comparação com o mesmo mês do ano passado. 



4 comentários:

Anônimo disse...

Ana Amelia 2030

Anônimo disse...

Sobre a palestra de Lula: O assunto ainda vai dar muito pano pra manga. Vejamos: Lewandovsky autorizou, por liminar; Fux proibiu mas, "ad referendum" do plenário. Ou seja: o plenário decidiria autorizar, ou não, a tal entrevista. Lewandovsky, com essa nova liminar, impediu o plenário de decidir. E isso é gravíssimo! É isso o que acontece com um STF que tem "amigos" para servir.

Analia Lkma disse...

DIZER QUE OFERTA DE EMPREGO ESTA AUMENTANDO, não faz nenhum sentido , visto que estamos em outubro , época que se contrata para as festas de fim de ano e logo após se demite a maioria. rotina anual, que não poderia ser diferente, levando em consideração a quantidade de funcionários públicos comissionados que ainda mamam nas tetas do povo, e o próprio povo alienado que ainda esta empregado e só pensa em festa e curtição, passando ao longe da situação atual do país.

Paulo Helmich disse...

Fux, quando cassou a liminar dada por Lewandowski, o fez na condição de Presidente do STF em Exercício, pois Temer estava no exterior e Toffoli estava exercendo a Presidência da República, TUDO LEGAL, conforme o Regimento Interno do STF!

Mas Lewandowski não se conformou e de forma ILEGAL e absurda, numa atitude de militante do PT, PASSOU POR CIMA da decisão de Fux, talvez não se atendo ao fato de que o Presidente do STF, mesmo se em Exercício, TEM a prerrogativa lehal de contrariar decisão monocrática de um dos membros do Tribunal. No caso, Fux revogou o despacho de Lewandowski "as referendum" do Pleno, e ainda assim Lewandowski decidiu ignorar a decisão do então Presidente em Exercício e EXIGIR imediato cumprimento do seu despacho original!

Toffoli salvou o dia e restabeleceu a normalidade no STF, ao decidir pela manutenção da ordem de Fux.

Quanto a Lewandowski, ou se recolhe ao seu canto para lamber as feridas, ou o jeito é pedir o boné do PT e deixar o Brasil finalmente em paz!

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/