Artigo, Astor Wartchow - Olimpíadas e Transtorno Bipolar

O comportamento da coletividade brasileira se assemelha muito aos casos de indivíduos que sofrem de transtorno bipolar. Afinal, alterna períodos de bom humor, energia e impulsividade com períodos de depressão e irritação profundos.

Tocante as pessoas, as causas concentram-se em aspectos biológicos, hormonais, hereditários e, inclusive, decorrentes do meio ambiente.

Quanto ao comportamento nacional, podemos fazer analogias. Peculiaridades biológicas podem ser associadas a aspectos e diferenças étnico-regionais. Desequilíbrio entre neurotransmissores e hormônios pode ser relacionado às diferenças retóricas de líderes políticos - pródigos em populismo e ilusionismo – e a reação popular.

Se na doença de fato a hereditariedade é uma suspeita de causa, no anacrônico comportamento nacional é uma certeza. 

CLIQUE AQUI para ler mais.

3 comentários:

Diogo Zaddor disse...

Rá... sou monopolar, pois simplesmente não me faz a mínima diferença existir ou não as tais olimpiadas no BR. Temos coisas muitíssimo mais importante que isso.

Anônimo disse...

TÓPICOS A SEREM CONSIDERADOS:

- As olimpíadas já eram realizadas antes do nascimento de Cristo, lá na Grécia.
- Nunca ocorreram na América Latina (o novo mundo). É a primeira vez agora;
- Estamos apenas hospedando os atletas e seus países (cinco continentes); portanto as Olimpíadas não são "nossas" e de nenhum partido político;
- Medalhas importantes que o Brasil ganhou são de militares do Exército e da Marinha;
- O público que está assistindo essas Olimpíadas em todo o planeta é estimado em 4 bilhões de pessoas;
- Os esportes constituem importante fator de inclusão social. É uma pena que o Brasil não faça maiores investimentos em esportes.
- Muitas vezes, os medalhistas tiram dinheiro do próprio bolso para chegar onde estão;
- Yusra Mardini, de apenas 18 anos, é uma refugiada Síria, que nadou três horas após o seu bote afundar, chegando até o litoral de que país? GRÉCIA!!! Ela está nas Olimpíadas e essa é apenas uma história das milhares de histórias de superação e força de vontade...

O Brasil precisa de mais "transtornos bipolares" desse tipo!



Anônimo disse...

Tudo foi roubado do povo brasileiro, mas não a justiça! Não se deve ridicularizar nenhum esforço pessoal. Isso é respeito aos atletas e nada tem a ver com o restante. Cobremos dos corruptos políticos safados mas respeitemos os brasileiros.

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/