Ministério Público manda prefeito Jairo Jorge demitir 372 CCs em Canoas

CLIQUE AQUI para ver tudo, inclusive tabelas. 

A Promotoria de Justiça Especializada de Canoas mandou o prefeito Jairo Jorge, PT, tratar de exonerar  372 dos 451 Cargos em Confiança (CCs) hoje presentes no quadro da Prefeitura de Canoas. A informação é do jornal O Timoneiro. Os CCs estão lotados como “Chefes de Unidade (CC-5)” e “Chefes de Unidade (FG-B)”. O MPE pede também a “imediata cassação das funções gratificadas” destes. Se Jairo Jorge não agir, ele tomará ação civil pública. 

Algumas instâncias chamam mais a atenção. O Gabinete do Prefeito, por exemplo, tem mais CCs do que funcionários de carreira. Lá são 125 cargos comissionados e 118 concursados. O mesmo ocorre na Procuradoria Geral do Município. São 22 comissionados e 16 de carreira. Na Secretaria de Comunicação a situação não é diferente. São 23 funcionários comissionados para 9 de carreira.

A investigação, realizada nos autos do Inquérito Civil nº 00739.00184/2011, que apura eventuais atos de improbidade administrativa que pode ter se caracterizado na criação de mais de 400 Cargos em Comissão no município, é embasado no artigo 37, inciso V, da Constituição da República que “limita expressamente os cargos em comissão ao exercício das funções de direção, chefia e assessoramento”.

A Ação Direta de Inconstitucionalidade movida pelo MPE, por sua vez, foi julgada parcialmente procedente, considerando inconstitucional a criação dos cargos de Gestor de Unidade, sob o fundamento de que as atribuições do referido cargo “afiguram-se incompatíveis com os requisitos constitucionais que regem a matéria”, afirma.

Mais de 4 mil servidores
Ao todo, segundo o Portal da Transparência, são 4.673 contratados pelo órgão. Destes, 451 são indicados e 3.921 são funcionários de carreira. A recomendação do Ministério Público simboliza a redução de 82,5% dos CCs, uma vez que estes estão, em tese, fora da lei. O quadro ao lado retrata o número de cargos em cada instância do governo.

24 comentários:

Anônimo disse...

A farra do dinheiro publico VERGONHA

Anônimo disse...

Normal. Onde eles achariam uma boquinha pros seus amigos senão nos CC´s? Passar em concursos, não tem capacidade, então tem de ser deste jeito.

Anônimo disse...

O prefeito de Canoas ia copiar o que fez Fortunati na reeleicao. Encheu a prefeitura de CCs, e um mes antes da eleicao dispensou os CCs para fazerem campanha.

Anônimo disse...

No país ao lado, na Argentina, Macri tomou uma atitude nessa mesma linha e direção. Foi como dar um tapa num vespeiro!

Anônimo disse...



Esse ai é o maior "artista" de todos. Cheio de dinheiro da arrecadação
das empresas de Canoas, tem atrás de si uma equipe de fotógrafos, jornalistas e relações públicas só pra vender a imagem com o dinheiro público! Só compra quem não conhece!

Anônimo disse...

O jeito petista de distribuir renda

Anônimo disse...

JAIRO JORGE,O BOM MOÇO DO PT...OU APENAS ENGANA?ACHO QUE ENGANA...POR QUÊ? PORQUE É PETISTA...TODOS ELES TORRAM O DINHEIRO PÚBLICO,ELES TÊM UMA ADORAÇÃO PELO QUE É PÚBLICO PARA SE BENEFICIAR...PARA QUE O BOM MOÇO CONTRATAR TANTOS CCs? A MESMA COISA COM O FALSO GENRO...ENTUPIU O ESTADO DE CCs PENSANDO QUE IRIA SE ELEGER COM SEUS CANOS ELEITORAIS..E TODOS OS CCs FORAM PARA AS RUAS COM BANDEIRAS...PARA ISSO QUE O PT CONTRATA CC,PARA ANGARIAS VOTOS.UM CC SÓ VEM DAR MAIS GASTOS AO ESTADO...E NEM DEVERIA TER CC,PARA ENTRAR NUMA ESTATAL TEM QUE SER COM CONCURSO,MAS ELES LEVANTAM BANDEIRAS VERMELHAS E DEPOIS FICAM POR ANOS A FIO GANHANDO UM BELO SALÁRIO COM TODOS OS DIREITOS QUE TEM OS SERVIDORES DE CARREIRA.É PETISTA TEM MUTRETA.FORA COM ELES.FORA DILMA,LULA LADRÃO.FORA PT.

Anônimo disse...

MAL DE CC's!!!!! 451!!!! E este é ENDEUSADO como o politico petralha mais "SÉRIO" do RIO GRANDE!!! Se o prefeito e o PT de Canoas foram com toda esta SEDE AO POTE NOS COFRES DE CANOAS, imaginem o que este prefeito faz nas outras ÁREAS!!!!. Se como prefeito de CANOAS, o PT tem 451 cargos de CONFIANÇA, calculem em órgão público maior, COM MAIS "DINHEIRO"- por exemplo GOVERNO DO ESTADO, as "FAÇANHAS" QUE ESTE PREFEITO-PETRALHA SERÁ CAPAZ!!!Dividindo o ORÇAMENTO DO RIO GRANDE pelo orçamento de CANOAS dá QUANTO?????? MULTIPLIQUEM O RESULTADO OBTIDO POR 451 "OU MAIS" e terão os gastos da folha de pessoal "SÓ COM MILITANTES PETRALHAS!" Não esquecendo de juntar AINDA os "GASTOS" com TODAS AS DEMAIS ÁREAS!!

Anônimo disse...

Precisamos fazer isso no estado do Rs e na União.

Anônimo disse...

como deu no fantástico ontem! blogs fascistas e nazistas nao passarao

JORGE LOEFFLER .'. disse...

Políbio tens escolaridade suficiente para saber que o MP não manda coisa alguma. Quem decide são os magistrados. MP quando muito sugere e se for ignorado é obrigado a propor o que pretende em ação judicial. Aqui em Tramandaí onde manda o tal PMDBosta o Poder Judiciário fez demitir 81 parasitas que estavam na Prefeitura fazia bem mais de cinco anos.

Anônimo disse...

Anonimo 12:46

Vai estudar burro.

Nazismo = partido de esquerda ("Partido dos trabalhadores Nazistas", provavelmente voce nao sabe alemao).
Fascismo = fenomeno de esquerda. Venezuela, Cuba etc.

Anônimo disse...

Esta atitude do MP é um exemplo que mostra que o Brasil até pode dar certo desde que apoiem quem quer um futuro digno para o Brasil e este tipo de medida tem que ser levado aos Estados e municípios.

Anônimo disse...

Pt pagava p caluniarem Aécio neves na campanha,blogs pagos. Pouca vergonha, sem falar de dois mortadelas vermelhos q foram pegos.... usavam computadores do cerpro e do ministério da fazenda.
Um se chama como.vulgo China ...a polícia os pegou....kkkk,foram descobertos,kkkk..e vão responder a polícia, esta matéria saiu há meses no uol...a mídia não mostrou,nem sei como o UOL mostrou porque abafa kkkk,defende o pt assim como toda midia

Anônimo disse...

E além desta "MEIA DÚZIA" DE CC's a mais, o MINISTÉRIO PÚBLICO ainda NÃO VIU MAIS NADA EM CANOAS??? Ou terão que pedir um BINÓCULO ao SÉRGIO MORO? Ou quem sabe estão precisando receber dele um chá de CORAGEM??

Anônimo disse...


Mas se era irregular a situação dos ccs de Canoas, quem restituirá os valores para os cofres municipais? Os demitidos ou o prefeito? Não se lê nada a respeito.

Anônimo disse...

Esse petista ainda vai sair algemado de Canoas.
Final de governo sempre começam a aparecer os podres, e esse Jairo é cheio, por enquanto ta enganando com as verbas publicitárias, depois já era....

Anônimo disse...

Onde ha PT tem CCs ! A Prefeitura de Canoas tem CCs saindo pela janela.Maridos de Deputadas do PT, sobrinhas, esposas , apaniguados e por ai vai. Em todas as Prefeituras do PT acontece o mesmo. O partido dos pixulecos e acarajes nao tem o menor respeito com o dinheiro publico, dinheiro que ira faltar para as escolas, hospitais e para a seguranca. Nem todo o PT eh CC , alguns sao da Rede, do Psol e Pc do B , mas no fundo todo CC eh PT !!!

Anônimo disse...

Em Imbé foi exigido concurso público e desligamento de CC's. Fizeram o concurso mas não nomearam ninguém e continua tudo igual.

Anônimo disse...

Que esse petista ordinário seja condenado por improbidade administrativa, ladroagem com ajuda dos CC's, marketing enganoso e muito mais. Xilindró por crimes hediondos contra o próprio povo e perda de direitos políticos até morrer!

Anônimo disse...

Porque só agora o MPE tomou essa decisão,porque não antes,e como essa dinherama voltará para o cofre do município ,tipo assim ,duvido que não voltará.

Anônimo disse...

Não só Canoas tem CCs em excesso e em cargos criados para apadrinhamento. No CEITEC, Lomba do Pinheiro, empresa federal, tem CC de auxiliar administrativo e assistente administrativo, pode? Própria Constituição diz que é para cargos de Direção, Assessoramento e Chefia. Queria ver Ministério Público Federal responsabilizar aquela turma!

Anônimo disse...

O marido da Maria do Rosário está nessa lista???

Roberto disse...

E em Brasília: não vai nada?

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/