Gramado, RS, começa a sentir só agora os efeitos da recessão econômica

A recessão iniciada em 2015 está chegando aos poucos em Gramado neste início de 2016, diz hoje no seu blog o jornalista Mirón Neto, que fala só sobre assuntos da cidade. 

A análise do jornalista começa com a informação sobre o fechamento de 222 vagas somente em janeiro, mês que ainda teve 17 dias de Natal Luz. 

Leia mais:

A tendência é aumentar (a crise) em fevereiro, impulsionada pela indústria e, principalmente, pelo comércio - a parte mais atingida pela crise.
A esperança da maioria dos empresários locais reside no período a partir da Páscoa, em março. Contudo, a hotelaria não registra grande procura por um dos principais feriados do ano, em uma mostra de que o consumidor brasileiro está cada vez mais prudente em relação aos seus gastos.

Outra esperança está no fato de o alto valor do dólar e do euro barrar as viagens das classes A e B ao exterior. O problema é que, mesmo entre os consumidores de maior poder aquisitivo, reina a preocupação com os gastos, e o turismo começa a entrar na lista de supérfluos.

10 comentários:

Anônimo disse...

Infelizmente , a analise do jornalista Miron esta correta. As pessoas responsaveis estao fazendo reajustes em seu orcamento familiar , o primeiro item a ser cortado das despesas sao os passeios com a familia. Ha dois anos nao vou a Gramado com minha familia , no passado recente ia a Gramado a passeio de tres em tres meses. Quem nao tem acarajes e pixulecos esta sentindo no bolso o aumento dos impostos e a inflacao .Basta ir ao supermercado para confirmar o que digo. As maquininhas voltaram aos supermercados !!!

Alberto disse...

Belo comentário mas triste.

Anônimo disse...

a hotelaria fora mesmo com dólar a R$4 esta menor que em Gramado.
restaurante nem se fala.
transformem os preços de reais que cobram para dólar e verão.
estamos acostumados a crer que todo turista é um trouxa e deve ser explorado.

Anônimo disse...

Gramado explora o turista, tanto na hospedagem como na alimentação. Preços abusivos em pousadas e hotéis. Refuzi drasticamente a frequência dos passeios a Gramado devido a ganância dos comerciantes locais.

Anônimo disse...

Apoiado, anônimo das 16:25!!!

Os preços de Gramado deveriam se adequar à realidade brasileira!!!

Fernando disse...

Gramado é o destino turístico mais caro do Brasil. Não há nada que justifique os preços exorbitantes cobrados em todos os segmentos do comercio por lá.

Anônimo disse...

Gramado quer paulistas ricos e não gaúchos pobres que saem de casa preocupados com a fatura do cartão de crédito no retorno. Acordem. Nosso estado ja era.

Anônimo disse...

Perfeito os comentários sobre abuso de preços em Gramado.

Anônimo disse...

Os restaurantes de Gramado são proibitivos, a melhor opção para passear em Gramado é passar na ida ou na volta por Igrejinha no Restaurante Pouso Novo.
Ótima opção para quem sabe dar valor ao dinheiro.

Marco AB Santos marco-ab@uol.com.br disse...

Gramado e Canela, seus comerciantes, colhem o que plantaram! Preços muito acima da realidade. O comércio, de uma forma ampla, deve obedecer a "lei da oferta e da procura". Quando não tem oferta ou as ofertas estão acima de um patamar de razoabilidade, os Clientes se afastam e, é isso que vem acontecendo nestas duas cidades. Observe que, o número de "compradores e hospedes" diminuiu bem mais que a visitantes!! Existe algo de errado!!... sim a capacidade de compra dos "compradores"... parece redundância mas, é apenas a leitura da realidade. Os índices econômicos e financeiros vem sendo deteriorados ou deturpados ( os oficiais ). Olhar para o umbigo nunca permitiu ver o horizonte da realidade. Olhar e ver são coisas bem diferentes. Se VC olha e não vê, procure que pode ver e olhar. A anáçise e a interpretação da realidade permitem descortinar o horizonte

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/