Ouça e veja o editor no You Tube: "A guerra contra Dilma e o PT não é de guerrilhas, mas é guerra de verdade"

Ao lado, no Bier Markt, ontem, o editor (primeiro da esquerda para a direita) e seus amigos cabeças-brancas, pela ordem, no sentido do relógio: jornalista Vitor Vieira; advogados Magda Brossard, Leo Iolovitch e Bruno Dornelles; escritor Percival Puggina; José Giusti Tavares, professor, escritor, cientista político; Luiz Milmann, professor da Ufrgs, jornalista e escritor. 


Este comentário é dedicado aos leitores com especial mensagem sobre o Natal. O editor aproveita a ocasião para também falar sobre as suas expectativas em relação a 2016, contando que a crise brasileira atual não é enfrentada politicamente através de uma guerra de guerrilha, mas de uma guerra de verdade.

No comentário, o editor fala da guerra e lembra Von Clausewitz.

Ele foi diretor da Escola Militar de Berlim nos últimos treze anos de sua vida, período em que escreveu a obra Vom Kriege (Da Guerra), publicada postumamente. Ficou conhecida a frase em que ele define a associação entreguerra e política: "A guerra é a continuação da política por outros meios". Ele explica no livro que a guerra não pode ser vencida sem a compreensão precisa dos objetivos e da disponibilidade de meios¸ ou sem o o cálculo racional das capacidades e das oportunidades, ou o estabelecimento dos limites éticos ao uso da força - sempre submetida aos objetivos políticos estabelecidos.

Crendo na superioridade da defesa e das capacidades defensivas frente ao ataque e capacidades ofensivas, a argumentação de Clausewitz comumente é sintetizada na noção de que o melhor ataque é uma ótima defesa. Mais precisamente, Clausewitz demonstra a superioridade da defesa enquanto elemento de dissuasão e enquanto tática de combate, pois ela permitiria desde o desgaste do invasor em uma guerra de atrito até a possibilidade de escolha do momento correto para contra-atacar as forças adversárias.

CLIQUE AQUI para ver e ouvir.

16 comentários:

Anônimo disse...

Políbio, Boas festas.

Anônimo disse...

Políbio, boas festas prá vc e família. Qto a operação lava-jato da PF, a notícia é que o governo da ética e da honestidade, como dizia o zé Dirceu o PT NÃO ROBA E NÃO DEXA ROBAR, retiraram 200 milhões de reais da PF. Vai prejudicar até a operação que está botando esses petralhas honestos na cadeia. Tu não achas mto estranho esse corte no orçamento da PF...???

Anônimo disse...

Lewandowski imita Itamar e desmoraliza Cunha

Só os golpistas têm dúvida sobre a decisão do STF

23/12/2015

Antônio Carlos Magalhães ameaçou o presidente Itamar Franco com um dossiê sobre a corrupção em seu governo.

Itamar quis conhecer o dossiê.

E recebeu ACM no palácio diante de todos os jornalistas credenciados.

Antônio Carlos Magalhães engoliu o dossiê em seco.

Foi o que Lewandoswski acabou de fazer com o Cunha, aquele que o Janot deixa solto até perder a serventia.

Saiu na Agência Brasil:

Lewandowski: não há margem para dúvidas em decisão do STF sobre impeachment

André Richter - Repórter da Agência Brasil

O presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Ricardo Lewandowski, disse hoje (23) ao presidente da Câmara dos Deputados, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), que não há margem para dúvidas sobre a decisão da Corte que anulou a formação da comissão especial do processo de impeachment da presidente Dilma Rousseff. Lewandowski também esclareceu a Cunha que não cabe ao Supremo responder questões em tese, sobre fatos que ainda não ocorreram.

O presidente do Supremo recebeu Cunha e mais quatro deputados para uma audiência que foi solicitada pelo presidente da Câmara. O encontro durou cerca de 30 minutos. A reunião foi aberta aos jornalistas. Cunha solicitou a reunião para pedir que os ministros acelerem a publicação do acórdão, o documento final sobre o julgamento, e esclareçam, principalmente, como a Casa deve agir se a comissão única para formação da comissão do impeachment for rejeitada na eleição pelo plenário.

(...)

PS: Já que o editor omite a noticia.....

Anônimo disse...

Cerveró deixa prisão para passar festas de fim de ano em casa

Agência Brasil

O ex-diretor da Área Internacional da Petrobras Nestor Cerveró deixou nesta quarta-feira a carceragem da Polícia Federal em Curitiba para passar as festas de fim de ano em casa. Cerveró saiu por volta das 11h30 e deverá retornar à prisão no dia 2 de janeiro. O benefício consta no acordo de delação premiada assinado pelo ex-diretor com a força- tarefa do Ministério Público Federal, responsável pelas invesitgações da Operação Lava Jato. Cerveró é acusado de receber propina de contratos da estatal com empreiteiras.

PS: Esse quem liberou foi o juiz moro, afinal ele fez delação contra o PT e tal.......

Anônimo disse...

Ao petralha das 20:11, que acha um grande feito a atitude do Lewandowski sugiro assistir o vídeo do casuísmo promovido pelo Ministro Barroso para anular anular o rito que estabeleceu a comissão especial de impeachment na Câmara. Aproveite para repassar a teus pares e saiba que o bilivarianismo não vingará e que estamos alertas.

http://www.oantagonista.com/posts/o-flagrante-da-malandragem-de-barroso

Anônimo disse...

Políbio,

Replicar notas da Agência Brasil, do Brasil 247(171), Conversa Fiada ... é como acreditar que Papai Noel existe e namora o Coelho da Páscoa.

JulioK


Anônimo disse...

Guerra??

Anônimo disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
Anônimo disse...

Francisco Dornelles é primo de Aécio Neves. Ele propôs uma mamata federal. Isso deveria ser relevante para o jornalismo “amigo de Lula”

23 de dezembro de 2015

Da Redação

Não existe crime por associação. Existem crimes de imprensa por associação.

Como em “Médico que atendeu Lula é suspeito de assassinato“, da Veja.

O pecuarista José Carlos Bumlai confessou a doação de R$ 12 milhões ao PT, mas isentou o ex-presidente. Você pode acreditar ou não. Não nos consta que ele seja filantropo. Portanto, é mesmo de desconfiar.

É justo contextualizar a história de Bumlai e suas relações com Lula, mas sem deixar de fora o fato de que o pecuarista também foi sócio de Galvão Bueno e de João Carlos Saad, dono da TV Bandeirantes e amigo de muita gente.

Por isso, “o amigo do Lula” insistente, incluído em todas as manchetes e citações feitas pelos jornais ao pecuarista, deu nos nervos do próprio Bumlai: “Até meu nome mudaram. Sou José Carlos Bumlai, não amigo do Lula“, declarou ao depor em uma CPI.

Bem, se são estes os critérios jornalísticos adotados pelo GAFE (Globo, Abril, Folha, Estadão), por que não Francisco Dornelles, primo de Aécio Neves?

Neste caso, afinal, temos uma relação de parentesco que inclui uma nomeação política! O gráfico acima, dos Amigos do Presidente Lula, é esclarecedor.

Dornelles já foi três vezes ministro: da Fazenda sob José Sarney, do Trabalho e Desenvolvimento sob FHC.

Hoje é vice-governador do Rio, tendo feito em 2014 campanha pelo primo na chapa Aezão, que pedia votos para Aécio e Pezão, eleito governador.

Em sua carreira política, Dornelles passou pelo PFL, PDS, PPR e PPB. Presidiu o PP, o partido que indicou Paulo Roberto Costa diretor da Petrobras.

Na agenda de Paulo Roberto, apreendida pela PF, aparece um encontro dele com Francisco Dornelles, então presidente do PP, em 25 de maio de 2012, pouco depois de deixar a diretoria da Petrobras. Questionado, Dornelles respondeu que “sempre o considerou um técnico da maior competência”.

Técnico? Sim, ele é engenheiro, mas a PGR acusa o ex-diretor de Abastecimento da Petrobrás de ter repassado R$ 62,1 milhões a parlamentares do PP. Se for comprovado, Costa era o caixa das campanhas enquanto o primo de Aécio tocava o partido, do qual ainda é presidente de honra.

Mas, não fica nisso.

Na madrugada do último dia 17 o Viomundo foi um dos primeiros a noticiar, a partir da leitura da íntegra do documento em que a PGR pede o afastamento de Eduardo Cunha do mandato e da presidência da Câmara, que Francisco Dornelles foi citado como um dos parlamentares que apresentaram emendas em nome de Cunha.

Funcionou assim, segundo a PGR: a OAS escrevia as emendas e Cunha as destinava, através de aliados, para apresentação no Congresso.

Dornelles, por exemplo, apresentou 15 emendas à MP 584, de 2012, que se converteu na Lei 12.780, de 09/01/2013.

(Investigue, clicando aqui, as 64 emendas apresentadas)

A MP tratava de benefícios fiscais relativos às Olimpíadas do Rio 2016: isenção de IPI, imposto de importação, PIS-Pasep importação, COFINS importação e outros.

A Lei contempla a Globo, já que permite a importação de equipamentos de TV pelas emissoras credenciadas.

Os irmãos Marinho têm, portanto, todos os motivos para fazer com as Olimpíadas do Rio o mesmo que fizeram durante décadas com Ricardo Teixeira, homenageado com uma reportagem inacreditável no Jornal Nacional, quando se despediu da CBF: não investigar absolutamente nada.

O que Dornelles, o primo de Aécio, pretendia fazer? (...)

Xi, editor e tias do jô, agora descobri que o Francisco Dornelles é priminho do aécio, e a imprensa marron glace nunca colou a imagem do elemento com a do aécio. Já a imagem do lula e dilma eles lincam até com a mãe do banho.

Zarathustra disse...

Reunião do Clube da Saudade?

Anônimo disse...

Prezado Políbio,

parabéns por reunir tanta gente de valor. Jornalistas, professores, cientista político, advogados,...conheço todos. Particularmente, tive o prazer de ser aluno de José Giusti Tavares, convivi muitos anos com Vitor Vieira, jornalista brilhante, um dos maiores cérebros que conheci.

Desejo um ótimo Natal e um grande 2016 a todos!

Carlos Alberto Beschorner
Porto Alegre - RS

Anônimo disse...

Feliz Natal e Boas Festas.
Que 2016 tenhamos mais vitórias nessa guerra um tanto quanto desigual. Mas vamos vencer.




Rodrigo

Fernanda Barth disse...

Adoraria estar junto nesta mesa, vejo ali vários amigos. Alto nível em excelência, crítica e preparo intelectual. A nossa batalha é a mesma e não cessará nunca mais. Se aprendemos uma lição nisto tudo é que não podemos dormir de olhos abertos com estes bolivarianos por aí. É uma luta para várias gerações, afinal o estrago é tremendo. Olhando ara trás lembro de como tudo começou e que há uns 15 anos o Políbio., o Diego e outros amigos já denunciavam as práticas nada republicanas do PT em Porto Alegre e a censura implacável que o partido tentava impor a todos os jornalistas que tinham a coragem de abrir a boca e falar a verdade.
Parabéns, Políbio. Feliz natal e um 2016 melhor que 2015!
PS: E vamos varrer o PT das próximas eleições municipais, eles encolhendo no país todo, digamos que não façam 10% das prefeituras, não haverá sustentação possível para que se aventuram à presidência da república em 2018.

Anônimo disse...

BOM FINAL DE ANO E BOM INICIO DE ANO E CLARO -COM

IMPEACHMENT , FORA DILMENTIRA

Anônimo disse...

BUNLAI FALA DE LULA EM DELAÇAO, FORA LULA, AS ALGEMAS LHE AGUARDAM, LEIAM NA EPOCA

Anônimo disse...

BUNLAI ERA O UNICO QUE TINHA LIVRE ACESSO AO GABINETE DE LULA NOS 8 ANOS, POR ISTO O NOME DA OPERAÇAO É PASSE LIVRE....EM DELAÇAO DISSE QUE EMPRESTIMO FRAUDULENTO AO PT FORAM> 6 MILHOES PARA O PT DE CAMPINAS E 6 MILHOES AO PT DE SANTO ANDRE - PARA PAGAR CHANTAGISTAS

LEMBRANDO QUE OS DOIS PREFEITOS DO PT FORAM ASSASSINADOS NA MESMA CONDIÇAO, OS DOIS- UM DE SANTO ANDRE O CELSO DANIEL E 4 MESES DEPOIS O TONINHO DE CAMPINAS.... SIM AMBOS DO PT

NA REVISTA VEJA DE SETEMBRO DE 2014 DIZIA EM REPORTAGEM QUE PT PAGOU 6 MILHOES PARA LULA, DIRCEU E CARVALHO FICAREM ISENTOS DA MORTE DE CELSO DANIEL... ALGUEM SABE COMO ANDA ISTO, E AS MAIS DE 11 TESTEMUNHAS DO ASSASSINATO DE CELSO DANIEL Q FORAM ASSASSINADAS , COM FICOU, COMO ANDA ESTE CASO....SOBRE ESTA NOTICIA DE BUNLAI QUE FALOU EM DELAÇAO QUE EMPRESTIMO FRAUDULENTO DE 12 MILHOES FOI AO PT- ESTÁ NO PORTAL PENSA BRASIL

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/