Artigo, Osmar Terra, Folha - Tragédia a caminho

OSMAR TERRA, 65, médico, ex-secretário gaúcho da Saúde por duas vezes,  deputado federal (PMDB-RS), é presidente das Frentes Parlamentares da Saúde e da Primeira Infância

A epidemia de microcefalia será uma das mais graves da história da saúde brasileira. Milhares de crianças tendem a nascer com uma diminuição importante do cérebro, o que acarreta danos mentais severos, crises convulsivas e dificuldades motoras para o resto de suas vidas.

A multiplicação de casos repercutirá profundamente nas famílias afetadas, na sociedade e nas políticas públicas do país durante décadas. Segundo o Ministério da Saúde, neste ano, já são 2.165 casos suspeitos de recém-nascidos com má-formação em 19 Estados e no Distrito Federal.

Os números só não são maiores porque o ministério mudou o critério para notificação. Só contabiliza agora os bebês com circunferência da cabeça menor ou igual a 32 centímetros (antes a referência era 33 centímetros). Em 2016 poderão ser mais de 100 mil casos, uma tragédia sem precedentes.

CLIQUE AQUI para ler tudo.

14 comentários:

Anônimo disse...

SAÚDE PRECÁRIA, SOMOS APENAS NÚMEROS QUE COM SUOR E TRABALHO DAMOS MAIS NÚMEROS (DINHEIRO) PARA OS GOVERNOS.

FAMILIAR AQUARDA AUTORIZAÇÃO DA PREFEITURA PARA UMA CIRURGIA REFERENTE A CANCER,
E SIMPLENTEMETE DIZEM QUE TEM QUE AGUARDAR > TODOS MÉDICOS SABEM QUE É NO INÍCIO QUE SE DEVE FAZER OS PROCEDIMENTOS.

E COMO FAZEM PROPAGANDA FALANDO QUE GOVERNO FEDERAL DÁ PRIORIDADE PARA ISSO ?


Anônimo disse...

E não existe nenhuma mobilização das igrejas. Pedir dízimos é bem mais fácil do que tomar uma posição. Pregar sobre ensinamentos da 'santa igreja' é a comodidade expressa pela total falta de vontade de ir ao encontro de suas próprias doutrinas.

Daí alvém o tal poder da igreja > ser complacente sempre com quaisquer governo.

Mordaz disse...

Só a um "senão". Não existe precedente em outras epidemias de zica vírus no passado. Algo está faltando. O vírus foi isolado pela primeira vez em 1947 de um macaco-reso (Macaca mulatta) na floresta de Zika na República de Uganda, África, e foi isolado pela primeira vez em humanos em 1968, na Nigéria. De 1951 a 1981, evidências de infecção humana foram reportadas em outras nações africanas como Uganda, Tanzânia, Egito, República Centro-Africana, Serra Leoa e Gabão, assim como em partes da Ásia incluindo Índia, Malásia, Filipinas, Tailândia, Vietnã e Indonésia.

Anônimo disse...

É um pais de calhordas, o Brasil. Nesta história da dengue o povo tem culpa também além das ditas autoridades, e a medicina em geral. Vou falar só de Novo Hamburgo, onde moro. Cansei de indicar os locais onde pode ter foco de aedes mas a prefeitura é omissa pois fica dependendo de protocolos. Não se vê equipes andando nas ruas e fiscalizando. E a mídia mais calhorda esta mais preocupada com as tatuagens do Neymar e com o Barcelona. Eu duvido destes números acredito que tem muito mais.
Joel

Anônimo disse...

Políbio,

Haverá uma BRUTAL queda de natalidade no Brasil por causa da falta de política pública para combater o mosquito Aeges e a Zika.

Por outro lado, o SUS(do PT) tem verba disponível para operação de "mudança de sexo". Não é lindo???

JulioK

Anônimo disse...

É só contratar aquela ONG de Santa Rosa, como fez o secretário O.T., que resolve tudo.

Anônimo disse...

TERRA, TERRA. DEUS TÁ VENDO!

Anônimo disse...

Excelente, tomara que se confirme essa tua previsão. Já tem gente demais por aqui, chega de pobres se procriarem mais que coelhos!

Justiniano disse...


Doenças de países subdesenvolvidos, a começar pelo vírus da Zica que é tipicamente uma doença de países atrasados, até nisso o PT conseguiu igualar o Brasil aos países africanos mais atrasados.

Essa corja do PT mostra a sua incompetência em todos os sentidos, ´pois passaram todo tempo em cima do palanque e agora chegou a conta. Certamente para os médicos cubanos trata-se de uma "virose bacteriana".

Mordaz disse...

Quer dizer que é mais uma das heranças malditas do governo Petista.

Anônimo disse...

Esse é o grande legado da Copa do Mundo! A entrada de milhares de africanos (Zika) e haitianos (Chicungunya) no Brasil sem O MÍNIMO de controle sanitário. Para animais e produtos de origem animal HÁ controle sanitário. Se você propõe isso para seres humanos, você é racista, xenófobo e por aí vai. Onde estavam as "OTORIDADES" brasileiras que são do PT e do PMDB (partido no nobre deputado) e o próprio deputado que se diz médico (esse é outro, que usa a categoria para marketing pessoal, mas optou por ganhar a vida fácil como político) que não SE POSICIONARAM A FAVOR DA GENTE DO SEU PRÓPRIO PAÍS defendendo outros que não se sabe de que buraco vieram e não viram o problemão que se estava armando com a entrada dessa leva de pessoas, sem nenhum controle, no país? Ah, já sei! Estava fazendo proselitismo e defendendo o famigerado "Mais Escravos Cubanos para o Brasil" e a drenagem dos nossos suados impostos para a ilha-presídio dos Castro. Esse é outro hipócrita, como os outros 99,9% dos políticos brasileiros. Agora, que dar de campeão, mostrando-se preocupado. Vá cachimbar formiga, grandíssimo hipócrita, enfie o rabo no meio das pernas e lamente a sua grande omissão...

Anônimo disse...

Ter também a Saúde aparelhada por esquerdopatas dá nisso: muda-se o critério! Criança com perímetro cefálico de 33 cm = NORMAL. Crianças com perímetro cefálico de 32,9 cm = MICROCEFALIA. Não se podendo mudar a realidade, muda-se o critério. A petezada é isso aí: incompetência e aparelhamento aonde quer que seus tentáculos alcancem.

Anônimo disse...

COM O FUMACE DA CAMPANHA DO GOVERNO QUE SO FALA EM AGUA PARADA O POVO ACABA SENDO ENGANADO QUE O MOSQUITO TA CONTROLADO. AS MOSQUITAS ESTAO DENTRO DAS CASAS ESCONDIDAS NOS ARMARIOS E LUGARES ESCUROS ONDE A TAMBEM COLOCAM OS OVOS. ACORDEM CIENTISTAS DA FIOCRUZ!!!

Anônimo disse...

Isso não existia no Brasil! Como é que entrou no país? Quem trouxe para cá? O que o Sr. Deputado fez para evitar a chegada dessas pragas no Brasil? Onde estava? O que estava fazendo? Terra, Terra, pare de ser hipócrita! Deus está vendo...

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/