Artigo, Osmar Terra, Folha - Tragédia a caminho

OSMAR TERRA, 65, médico, ex-secretário gaúcho da Saúde por duas vezes,  deputado federal (PMDB-RS), é presidente das Frentes Parlamentares da Saúde e da Primeira Infância

A epidemia de microcefalia será uma das mais graves da história da saúde brasileira. Milhares de crianças tendem a nascer com uma diminuição importante do cérebro, o que acarreta danos mentais severos, crises convulsivas e dificuldades motoras para o resto de suas vidas.

A multiplicação de casos repercutirá profundamente nas famílias afetadas, na sociedade e nas políticas públicas do país durante décadas. Segundo o Ministério da Saúde, neste ano, já são 2.165 casos suspeitos de recém-nascidos com má-formação em 19 Estados e no Distrito Federal.

Os números só não são maiores porque o ministério mudou o critério para notificação. Só contabiliza agora os bebês com circunferência da cabeça menor ou igual a 32 centímetros (antes a referência era 33 centímetros). Em 2016 poderão ser mais de 100 mil casos, uma tragédia sem precedentes.

CLIQUE AQUI para ler tudo.

14 comentários:

  1. SAÚDE PRECÁRIA, SOMOS APENAS NÚMEROS QUE COM SUOR E TRABALHO DAMOS MAIS NÚMEROS (DINHEIRO) PARA OS GOVERNOS.

    FAMILIAR AQUARDA AUTORIZAÇÃO DA PREFEITURA PARA UMA CIRURGIA REFERENTE A CANCER,
    E SIMPLENTEMETE DIZEM QUE TEM QUE AGUARDAR > TODOS MÉDICOS SABEM QUE É NO INÍCIO QUE SE DEVE FAZER OS PROCEDIMENTOS.

    E COMO FAZEM PROPAGANDA FALANDO QUE GOVERNO FEDERAL DÁ PRIORIDADE PARA ISSO ?


    ResponderExcluir
  2. E não existe nenhuma mobilização das igrejas. Pedir dízimos é bem mais fácil do que tomar uma posição. Pregar sobre ensinamentos da 'santa igreja' é a comodidade expressa pela total falta de vontade de ir ao encontro de suas próprias doutrinas.

    Daí alvém o tal poder da igreja > ser complacente sempre com quaisquer governo.

    ResponderExcluir
  3. Só a um "senão". Não existe precedente em outras epidemias de zica vírus no passado. Algo está faltando. O vírus foi isolado pela primeira vez em 1947 de um macaco-reso (Macaca mulatta) na floresta de Zika na República de Uganda, África, e foi isolado pela primeira vez em humanos em 1968, na Nigéria. De 1951 a 1981, evidências de infecção humana foram reportadas em outras nações africanas como Uganda, Tanzânia, Egito, República Centro-Africana, Serra Leoa e Gabão, assim como em partes da Ásia incluindo Índia, Malásia, Filipinas, Tailândia, Vietnã e Indonésia.

    ResponderExcluir
  4. É um pais de calhordas, o Brasil. Nesta história da dengue o povo tem culpa também além das ditas autoridades, e a medicina em geral. Vou falar só de Novo Hamburgo, onde moro. Cansei de indicar os locais onde pode ter foco de aedes mas a prefeitura é omissa pois fica dependendo de protocolos. Não se vê equipes andando nas ruas e fiscalizando. E a mídia mais calhorda esta mais preocupada com as tatuagens do Neymar e com o Barcelona. Eu duvido destes números acredito que tem muito mais.
    Joel

    ResponderExcluir
  5. Políbio,

    Haverá uma BRUTAL queda de natalidade no Brasil por causa da falta de política pública para combater o mosquito Aeges e a Zika.

    Por outro lado, o SUS(do PT) tem verba disponível para operação de "mudança de sexo". Não é lindo???

    JulioK

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Excelente, tomara que se confirme essa tua previsão. Já tem gente demais por aqui, chega de pobres se procriarem mais que coelhos!

      Excluir
  6. É só contratar aquela ONG de Santa Rosa, como fez o secretário O.T., que resolve tudo.

    ResponderExcluir
  7. TERRA, TERRA. DEUS TÁ VENDO!

    ResponderExcluir

  8. Doenças de países subdesenvolvidos, a começar pelo vírus da Zica que é tipicamente uma doença de países atrasados, até nisso o PT conseguiu igualar o Brasil aos países africanos mais atrasados.

    Essa corja do PT mostra a sua incompetência em todos os sentidos, ´pois passaram todo tempo em cima do palanque e agora chegou a conta. Certamente para os médicos cubanos trata-se de uma "virose bacteriana".

    ResponderExcluir
  9. Quer dizer que é mais uma das heranças malditas do governo Petista.

    ResponderExcluir
  10. Esse é o grande legado da Copa do Mundo! A entrada de milhares de africanos (Zika) e haitianos (Chicungunya) no Brasil sem O MÍNIMO de controle sanitário. Para animais e produtos de origem animal HÁ controle sanitário. Se você propõe isso para seres humanos, você é racista, xenófobo e por aí vai. Onde estavam as "OTORIDADES" brasileiras que são do PT e do PMDB (partido no nobre deputado) e o próprio deputado que se diz médico (esse é outro, que usa a categoria para marketing pessoal, mas optou por ganhar a vida fácil como político) que não SE POSICIONARAM A FAVOR DA GENTE DO SEU PRÓPRIO PAÍS defendendo outros que não se sabe de que buraco vieram e não viram o problemão que se estava armando com a entrada dessa leva de pessoas, sem nenhum controle, no país? Ah, já sei! Estava fazendo proselitismo e defendendo o famigerado "Mais Escravos Cubanos para o Brasil" e a drenagem dos nossos suados impostos para a ilha-presídio dos Castro. Esse é outro hipócrita, como os outros 99,9% dos políticos brasileiros. Agora, que dar de campeão, mostrando-se preocupado. Vá cachimbar formiga, grandíssimo hipócrita, enfie o rabo no meio das pernas e lamente a sua grande omissão...

    ResponderExcluir
  11. Ter também a Saúde aparelhada por esquerdopatas dá nisso: muda-se o critério! Criança com perímetro cefálico de 33 cm = NORMAL. Crianças com perímetro cefálico de 32,9 cm = MICROCEFALIA. Não se podendo mudar a realidade, muda-se o critério. A petezada é isso aí: incompetência e aparelhamento aonde quer que seus tentáculos alcancem.

    ResponderExcluir
  12. COM O FUMACE DA CAMPANHA DO GOVERNO QUE SO FALA EM AGUA PARADA O POVO ACABA SENDO ENGANADO QUE O MOSQUITO TA CONTROLADO. AS MOSQUITAS ESTAO DENTRO DAS CASAS ESCONDIDAS NOS ARMARIOS E LUGARES ESCUROS ONDE A TAMBEM COLOCAM OS OVOS. ACORDEM CIENTISTAS DA FIOCRUZ!!!

    ResponderExcluir
  13. Isso não existia no Brasil! Como é que entrou no país? Quem trouxe para cá? O que o Sr. Deputado fez para evitar a chegada dessas pragas no Brasil? Onde estava? O que estava fazendo? Terra, Terra, pare de ser hipócrita! Deus está vendo...

    ResponderExcluir

Prezado leitor: o seu comentário é de sua exclusiva responsabilidade, conforme dispõe o Marco Civil da Internet. O fato de ser utilizado o anonimato, não o exime de responsabilidade, porque a qualquer momento seu IP pode ser levantado judicialmente e a identidade do autor surgirá de maneira clara. O editor apenas disponibiliza sua via, sua estrada, para que o leitor utilize-a, mas não tem qualquer responsabilidade em relação aos conteúdos aqui disponibilizados.

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/