TSE manda prosseguir inquérito e nega recurso do PT para anular investigações da campanha de Dilma

O plenário do TSE  decidir por 5 votos a 2 pela abertura da ação de impugnação eleitoral contra a chapa Dilma/Temer. Maria Thereza não quis relatar o caso e sugeriu o nome de Gilmar Mendes. Luciana Lóssio, por sua vez, indicou Luiz Fux. Caberá a Dias Toffoli decidir quem será o relator.


Abre-se o prazo para que Dilma e Temer apresentem suas defesas.

A ministra do TSE Maria Thereza de Assis Moura, antes, negou nesta terça-feira um recurso do PT que pedia que o tribunal anulasse uma decisão do ministro Gilmar Mendes pedindo que a Procuradoria-Geral da República e a Polícia Federal apurem suspeita de irregularidade na campanha à reeleição da presidente Dilma Rousseff.


A íntegra da decisão da ministra não foi divulgada. O pedido de Mendes foi enviado em agosto argumentando que há vários indicativos de que a campanha e o PT foram financiados por recursos desviados da Petrobras.


Gilmar Mendes, que é integrante do Supremo Tribunal Federal e vice-presidente do TSE, usou em seu despacho informações da Lava Jato, como o trecho da delação do empreiteiro Ricardo Pessoa. Ele afirma ter doado R$ 7,5 milhões do esquema para a campanha de Dilma em 2014.

12 comentários:

Anônimo disse...

Cunha pode ser cassado por não declarar contas:

Depoimento do presidente da Câmara à CPI da Petrobras, em março deste ano, quando negou que tinha contas na Suíça e, por isso, teria violado o Código de Ética e Decoro Parlamentar, é questionável, uma vez que Eduardo Cunha (PMDB-RJ) compareceu espontaneamente, não falou como testemunha e, logo, não fez juramento de falar apenas a verdade; mas outra negação das contas pode caracterizar quebra de decoro e sujeitá-lo à perda de mandato: Cunha não declarou as contas suíças, por onde teria recebido propina, no imposto de renda e patrimônio a ser apresentado pelos deputados no ato da posse; hipótese vem sendo examinada pelos que buscam seu afastamento das funções; nesta terça-feira, um fato novo: a Suíça confirmou que avisou Cunha sobre o bloqueio de seus ativos, negando a versão do deputado de que desconhecia as denúncias contra ele....

Xi, até quando o editor e as tias do jô vão se calar e se posicionar sobre o caso Cunha? Tão com medinho de se exporem, depois se quebrarem?

Anônimo disse...

Esses incomPeTentes achavam que poderiam roubar, fraudar, enfim, fazer o diabo, mas vão ter que explicar direitinho toda lambança eleitoral para eleger a Dillmalldita!

Anônimo disse...

Estão com medo das investigações? Mas não foram vocês que disseram que não havia nada de irregular nas contas da campanha? Por que toda essa paúra então? Tá chegando a hora da verdade, pois estão cercando por todos os lados.

Anônimo disse...

BOTAR ESTA COMANDADA DO LULA LADRÃO NA CADEIA TAMBÉM,USOU DINHEIRO DESVIADO DA PETROBRÁS PARA A CAMPANHA...É SUJA COMO O LULA..E AINDA POR CIMA NÃO ESTÁ FAZENDO MAIS NADA,O BRASIL ESTÁ A DERIVA...TIREM ESTA MULHER DE UMA VEZ POR TODAS DA CADEIRA...QUE SACO ESTE PAÍS..ESTÃO DEMORANDO POR QUÊ???

Justiniano disse...

Xii vão caçar a Dilama e vão enrabar o PT. A corja tá desesperada vamos aproveitar e caçar Renân Calheiros e Cunha. Fazer uma faxina geral nesses corruptos mancomunados com os petralhas. São tudo farinha da mesma mandioca.

Rudnei Costa disse...

Ao anônimo das 17:02,
Cara...tu é petista e como petista tu não tem moral pra nada. Não adianta querer desviar o foco da notícia e falar do Cunha. Cunha que se exploda!!!
Mas estamos falando da cleptocracia petista instalada no governo brasileiro.
Os petistas vão cair, e com eles a cambada de vagabundos e imbecis que ainda os defendem!!!

Pereira, PoA/RS disse...

Ao queridão das 17:02 hs... Quando tu começar a falar sobre as roubalheiras do teu partido PETRALHA, de repente o pessoal aqui do blog começa a discutir contigo sobre os malfeitos dos demais partidos. Mas é muito provável que tu não tenha tal capacidade, pois a tua única função é tentar "contrabalancear" a podridão do teu partido. Xiii !

Anônimo disse...

Ainda tem PasTel que defende o indefensável ? Quem tem cobre,símbolo quimico,tem medo.

Anônimo disse...

O TEMPO POLÍTICA

Parecer de Janot pede arquivamento de pedido de investigação de Dilma

29/08/2015

Ministro do TSE havia pedido para investigar uma das fornecedoras da campanha da presidente e procurador geral rebateu falando que Justiça se tornou 'protagonista exagerada' das eleições

Em parecer pelo arquivamento de pedido feito pelo vice-presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Gilmar Mendes, para investigar uma das fornecedoras da campanha da presidente Dilma Rousseff, o procurador-geral da República, Rodrigo Janot, criticou a "inconveniência" da Justiça e do Ministério Público Eleitoral se tornarem "protagonistas exagerados do espetáculo da democracia".

As críticas do procurador foram feitas na semana seguinte à indicação da presidente para sua recondução ao cargo e no momento em que a Justiça Eleitoral discute a abertura de ações da oposição ao governo federal que pedem a cassação da chapa presidencial.

"É em homenagem à sua excelência [Gilmar Mendes], portanto, que aduzimos outro fundamento para o arquivamento ora promovido: a inconveniência de serem, Justiça Eleitoral e Ministério Público Eleitoral, protagonistas – exagerados – do espetáculo da democracia, para os quais a Constituição trouxe, como atores principais, os candidatos e os eleitores", escreveu.

O procurador-geral afirmou ter receio da judicialização exagerada e que é preciso levar em conta que a Constituição Federal estabeleceu como atores principais do processo eleitoral "os candidatos e os eleitores".
Ele defendeu ainda que "os derrotados devem conhecer sua situação e se preparar para o próximo pleito". (...)

Janot disse que os fatos colocados por Mendes " não apresentam consistência suficiente para autorizar, com justa causa, a adoção das sempre gravosas providências investigativas criminais".

Janot sustenta que é preciso respeitar os prazos estabelecidos em lei para eventuais questionamentos e que o eleito precisa ter condições para governar.

"Não interessa à sociedade que as controvérsias sobre a eleição se perpetuem: os eleitos devem poder usufruir das prerrogativas de seus cargos e do ônus que lhes sobreveem, os derrotados devem conhecer sua situação e se preparar para o próximo pleito", afirmou.

"A questão de fundo é que a pacificação social e estabilização das relações jurídicas é um das funções mais importantes de todo o Poder Judiciário, assumindo contornos de maior expressão na Justiça Eleitoral, que lida "com a escolha de representantes para mandatos temporários"", completou.(...)

Xi, inicialmente a idéia da oposição e do PMDB era cassar só a mardita da Dirma o Temer assumir a Presidência? Assim, sendo o casamento PMDB/PSDB acabou. E se o Min Gilmar Mendes do TSE/STF não muda de opinião, imagino que o PGR também não vai mudar o Parecer, ou seja, Dilma já arranca com Parecer favorável do PGR, ou seja, dificil que perca já no TSE. Embora caiba Recurso da defesa ou acusação ao STF.

Anônimo disse...

Descoberta de conta de Lula no exterior confirma relato de Marcos Valério.

http://veja.abril.com.br/blog/felipe-moura-brasil/cultura/descoberta-de-conta-de-lula-no-exterior-confirma-relato-de-marcos-valerio-quando-o-brahma-sera-preso/

Anônimo disse...

Prezados Rudnei Costa e Pereira, PoA/RS. Vocês ainda gastam o tempo de vocês, coisa que nunca mais recuperarão, com essa gentalha?

Rudnei Costa disse...

Prezado anônimo das 2:12, entendo teu posicionamento, porém acredito que muito do que está acontecendo hoje conosco é justamente resultado de nossa omissão no mínimo intelectual em relação a, tens razão, essa gentalha que ainda tem esse malcaratismo de ocupar um espaço como esse para defender o que nos condena ao atraso. Essa gentalha tem e merece ser desmoralizada e humilhada a cada comentário, a cada manifestação de apoio ao que considero criminoso e nojento. Mesmo assim agradeço as palavras.

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/