Salgado Filho, oito portos e 4 rodovias do RS foram incluídos no Plano de Investimento em Logística, anunciado esta manhã por Dilma

A presidente Dilma Rousseff anunciou nesta terça-feira uma nova rodada do pacote de concessões de obras de infraestrutura no valor de 198,4 bilhões de reais, sendo 69,2 bilhões de reais entre 2015 e 2018 e outros 129,2 bilhões a partir de 2019. No horizonte, a promessa de repassar à iniciativa privada um primeiro bloco de 29 terminais portuários e trechos de ferrovias e rodovias, aeroportos em capitais e no interior de São Paulo e ainda realizar estudos para a construção da ferrovia Brasil-Peru e da ferrovia Rio-Vitória.

O governador gaúcho José Ivo Sartori compareceu ao evento, conforme mostra foto ao lado.

No RS, serão privatizados trechos das BRs 386, 116, 290 e 101, além de oito terminais portuários.Os terminais no Estado que constam no plano federal ficam em Canoas (Nidera Sementes), Estrela (Camera), Nova Santa Rita (Cimbage), Taquari (Termasa), além de dois em Porto Alegre (Yara e Ludemax) e dois em Charqueadas (Iesa e Metasa).

Os investimentos são divididos em: rodovias, 66,1 bilhões de reais; ferrovias, 86,4 bilhões de reais; portos, 37,4 bilhões de reais; e aeroportos, 8,5 bilhões de reais. A cerimônia de anúncio do pacote está começando neste momento, no Palácio do Planalto, com a presença de integrantes do governo e empresários.

Embora o governo afirme que as empreiteiras citadas na Operação Lava Jato possam participar dos novos leilões, a aposta do Palácio do Planalto é a de que o pacote de infraestrutura possa atrair investidores estrangeiros e empreiteiras de médio porte. As maiores construtoras do país, à exceção da Odebrecht e da Andrade Gutierrez, têm executivos respondendo a ações penais relacionadas ao petrolão, além de enfrentarem ações de improbidade que cobram 4,47 bilhões de reais por desvios de recursos da Petrobras.

A real participação do BNDES na nova fase do Programa de Investimento em Logística (PIL) também é motivo de desconfiança do empresariado. Se nas concessões do primeiro mandato de Dilma, o banco de fomento entrava como financiador das obras por ter recebido 400 bilhões de reais do Tesouro Nacional, o cenário de ajuste fiscal e novas regras para que empresas consigam captar junto à instituição podem alterar o papel do BNDES nessas novas concessões.

Somado a isso, o lançamento do novo pacote de infraestrutura coincide com o momento em que o governo enfrenta o risco de instalação de uma comissão parlamentar de inquérito (CPI) no Senado para investigar irregularidades e favorecimento nos financiamentos ofertados pela instituição. Oficialmente, no conjunto de obras lançado hoje o BNDES financiará 70% dos projetos, mas o porcentual corrigido pela Taxa de Juros de Longo Prazo (TJLP) vai variar entre rodovias, ferrovias, portos e aeroportos.

Ao apresentar o plano, o ministro do Planejamento, Nelson Barbosa, defendeu que é crucial aumentar os investimentos no país, especialmente em construção civil e infraestrutura, pois é com o aumento da produtividade que o país conseguirá sustentar o crescimento. Barbosa argumentou ainda que a nossa taxa de investimento é de cerca de 20% do PIB, porcentual considerado por ele insuficiente para a aceleração do crescimento do Brasil. "Precisamos elevar o volume de investimento no Brasil porque isso é o que dá sustentabilidade para o país".

Aeroportos - Depois de não conseguir fazer deslanchar o Plano de Desenvolvimento da Aviação Regional e de enfrentar problemas na execução de obras em aeroportos cujas concessionárias têm empreiteiras envolvidas no petrolão, o governo incluiu na nova rodada de concessões a oferta de quatro aeroportos em capitais - Florianópolis, Porto Alegre, Fortaleza e Salvador - e aeroportos regionais em São Paulo e Goiás. A expectativa é que sejam leiloados ainda este ano terminais em Caldas Novas (GO) e cinco no interior de São Paulo: Amarais, em Campinas, Bragança Paulista, Ubatuba, Araras, Ubatuba, Jundiaí e Itanhaém. Em todos esses casos, a responsabilidade dos aeroportos será dos governos estaduais, que devem repassá-los à iniciativa privada.

Rodovias - No caso das rodovias, o governo prevê realizar cinco leilões ainda este ano (460 km entre SC e PR, 439 km entre GO e MG, 704 km entre MT e GO e 976 km entre MT e PA) e 11 em 2016 para duplicação de pistas, construção de faixas adicionais e integração com o restante da malha federal (rodovias em PE, BA, MG, RJ-SP, SC, RS, MS, RO-MT). Somadas as duas fases futuras e os recursos em concessões existentes, a equipe econômica trabalha com investimentos projetados de 66,1 bilhões de reais na nova fase do PIL. As concessões seguirão o modelo de leilão pela menor tarifa.

Ferrovias - Na nova fase dos leilões de obras de infraestrutura, o governo pretende repassar à iniciativa privada trechos ferroviários como a Ferrovia Norte-Sul (trecho de Palmas-TO, Anápolis-GO e Barcarena-PA; Açailândia-MA; e investimentos em Anápolis-GO, Estrela D'Oeste-SP e Três Lagoas-MS). Os investimentos projetados para este modal chegam a 86,4 bilhões de reais, sendo a maior parte - 40 bilhões de reais - na perspectiva de viabilização do trecho brasileiro da ferrovia Bioceânica, alvo de um recente acordo internacional com o governo da China.

Portos - Fazem parte do pacote do governo arrendamentos de 29 terminais em um primeiro bloco, sendo nove em Santos e 20 no Pará com projeção de investimento de 4,7 bilhões de reais e licitação em duas etapas ainda este ano. A Secretaria de Portos está analisando outros 63 novos Terminais de Uso Privados (TUPs), com investimentos estimados em 14,7 bilhões de reais, e 24 pedidos de prorrogação de contratos de arrendamento de terminais nos portos públicos em nove estados, com promessa de investimentos de 10,8 bilhões de reais.

10 comentários:

Anônimo disse...

Só a velhinha de Taubaté acredita neste pacote. Como os outros do governo petista não vão dar em nada.
É ó aguardar, sentado....

Anônimo disse...

É TUDO CONVERSA FIADA. MAIS MENTIRAS DA DILMA, ASSIM COMO FOI COM O METRÔ DE PORTO ALEGRE E A PONTE DO GUAÍBA, ESTA ANUNCIADA AINDA NO GOVERNO LULA. SÃO PROJETOS E MAIS PROJETOS PARA ENGANAR A POPULAÇÃO: "SUS O MELHOR PROGRAMA DE SAÚDE DO MUNDO", SEGUNDO LULA. ESTÁ QUEBRADO E AGORA O MINISTRO DA SAÚDE QUER RETIRAR O MÉDICO PEDIATRA DA PRESENÇA JUNTO A PARTURIENTE PARA ECONOMIZAR. UMA VERGONHA. AINDA TEM GENTE QUE CONTINUA A ACREDITAR NO PT.

Anônimo disse...

Enfim que agora venha a tão sonhada ampliação da pista do Salgado Filho!!!!!

Anônimo disse...

É UM BANDO DE MARICAS
TUDO CONVERSA FIADA.
QUANTOS IDIOTAS VÃO ACREDITAR ???
MAIS UM ENGODO.

Anônimo disse...

parem de reclamar. que tal um passeio? peguem o metrô, atravessem uma das cinco pontes do guaíba que a dilma fez. de lá peguem carona com alguém até pelotas pela BR duplicada.

Luiz Vargas disse...

Será que os empresários estão contando com o dinheiro da viúva?
Se estiverem tomarão um susto por que a viúva está falido e o seu banco, BNDES, em breve, passará por turbulências que não deixarão pedra sobre pedra.

Anônimo disse...

Não esqueçam que poucos dias atrás, foi feito um acordo com a China, sabidamente desenvolvida a custa de muito trabalho escravo.
Não duvidem se estas "privatizações" não forem todas para as mãos da China.
China, Venezuela, Cuba, Argentina, ... Preferia que as relações do Brasil fossem com o bloco dos países europeus.

Anônimo disse...

Mais uma propaganda mentirosa desse governo corrupto do PT. Abram o olho gauchada,o País em recessão e ela fazendo promessas utópicas,foi assim muitas outras vezes e o País não estava tão ruim assim,como hoje.

Anônimo disse...

Eu tambem não acredito. Sou igual os direitões
Eu acreditei na Rodovia do Parque e até agora nem foi iniciada

Anônimo disse...

o governo federal poderia terminar o PAC1, depois o PAC2, depois os demais anúncios que fez e somente então anunciar plano de logistica.

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