A presidente Dilma
Rousseff anunciou nesta terça-feira uma nova rodada do pacote de concessões de
obras de infraestrutura no valor de 198,4 bilhões de reais, sendo 69,2 bilhões
de reais entre 2015 e 2018 e outros 129,2 bilhões a partir de 2019. No
horizonte, a promessa de repassar à iniciativa privada um primeiro bloco de 29
terminais portuários e trechos de ferrovias e rodovias, aeroportos em capitais
e no interior de São Paulo e ainda realizar estudos para a construção da
ferrovia Brasil-Peru e da ferrovia Rio-Vitória.
O governador gaúcho José Ivo Sartori compareceu ao evento, conforme mostra foto ao lado.
No RS, serão privatizados trechos das BRs 386, 116, 290 e 101, além de oito terminais portuários.Os terminais no Estado que constam no plano federal ficam
em Canoas (Nidera Sementes), Estrela (Camera), Nova Santa Rita (Cimbage),
Taquari (Termasa), além de dois em Porto Alegre (Yara e Ludemax) e dois em
Charqueadas (Iesa e Metasa).
Os investimentos são divididos em: rodovias, 66,1 bilhões
de reais; ferrovias, 86,4 bilhões de reais; portos, 37,4 bilhões de reais; e
aeroportos, 8,5 bilhões de reais. A cerimônia de anúncio do pacote está
começando neste momento, no Palácio do Planalto, com a presença de integrantes
do governo e empresários.
Embora o governo afirme que as empreiteiras citadas na
Operação Lava Jato possam participar dos novos leilões, a aposta do Palácio do
Planalto é a de que o pacote de infraestrutura possa atrair investidores
estrangeiros e empreiteiras de médio porte. As maiores construtoras do país, à
exceção da Odebrecht e da Andrade Gutierrez, têm executivos respondendo a ações
penais relacionadas ao petrolão, além de enfrentarem ações de improbidade que
cobram 4,47 bilhões de reais por desvios de recursos da Petrobras.
A real participação do BNDES na nova fase do Programa de
Investimento em Logística (PIL) também é motivo de desconfiança do
empresariado. Se nas concessões do primeiro mandato de Dilma, o banco de
fomento entrava como financiador das obras por ter recebido 400 bilhões de
reais do Tesouro Nacional, o cenário de ajuste fiscal e novas regras para que
empresas consigam captar junto à instituição podem alterar o papel do BNDES
nessas novas concessões.
Somado a isso, o lançamento do novo pacote de
infraestrutura coincide com o momento em que o governo enfrenta o risco de
instalação de uma comissão parlamentar de inquérito (CPI) no Senado para
investigar irregularidades e favorecimento nos financiamentos ofertados pela
instituição. Oficialmente, no conjunto de obras lançado hoje o BNDES financiará
70% dos projetos, mas o porcentual corrigido pela Taxa de Juros de Longo Prazo
(TJLP) vai variar entre rodovias, ferrovias, portos e aeroportos.
Ao apresentar o plano, o ministro do Planejamento, Nelson
Barbosa, defendeu que é crucial aumentar os investimentos no país,
especialmente em construção civil e infraestrutura, pois é com o aumento da
produtividade que o país conseguirá sustentar o crescimento. Barbosa argumentou
ainda que a nossa taxa de investimento é de cerca de 20% do PIB, porcentual
considerado por ele insuficiente para a aceleração do crescimento do Brasil.
"Precisamos elevar o volume de investimento no Brasil porque isso é o que
dá sustentabilidade para o país".
Aeroportos - Depois de não conseguir fazer deslanchar o
Plano de Desenvolvimento da Aviação Regional e de enfrentar problemas na
execução de obras em aeroportos cujas concessionárias têm empreiteiras
envolvidas no petrolão, o governo incluiu na nova rodada de concessões a oferta
de quatro aeroportos em capitais - Florianópolis, Porto Alegre, Fortaleza e
Salvador - e aeroportos regionais em São Paulo e Goiás. A expectativa é que
sejam leiloados ainda este ano terminais em Caldas Novas (GO) e cinco no
interior de São Paulo: Amarais, em Campinas, Bragança Paulista, Ubatuba,
Araras, Ubatuba, Jundiaí e Itanhaém. Em todos esses casos, a responsabilidade
dos aeroportos será dos governos estaduais, que devem repassá-los à iniciativa
privada.
Rodovias - No caso das rodovias, o governo prevê realizar
cinco leilões ainda este ano (460 km entre SC e PR, 439 km entre GO e MG, 704
km entre MT e GO e 976 km entre MT e PA) e 11 em 2016 para duplicação de
pistas, construção de faixas adicionais e integração com o restante da malha
federal (rodovias em PE, BA, MG, RJ-SP, SC, RS, MS, RO-MT). Somadas as duas
fases futuras e os recursos em concessões existentes, a equipe econômica trabalha
com investimentos projetados de 66,1 bilhões de reais na nova fase do PIL. As
concessões seguirão o modelo de leilão pela menor tarifa.
Ferrovias - Na nova fase dos leilões de obras de
infraestrutura, o governo pretende repassar à iniciativa privada trechos
ferroviários como a Ferrovia Norte-Sul (trecho de Palmas-TO, Anápolis-GO e
Barcarena-PA; Açailândia-MA; e investimentos em Anápolis-GO, Estrela D'Oeste-SP
e Três Lagoas-MS). Os investimentos projetados para este modal chegam a 86,4
bilhões de reais, sendo a maior parte - 40 bilhões de reais - na perspectiva de
viabilização do trecho brasileiro da ferrovia Bioceânica, alvo de um recente acordo
internacional com o governo da China.
Portos - Fazem parte do pacote do governo arrendamentos
de 29 terminais em um primeiro bloco, sendo nove em Santos e 20 no Pará com
projeção de investimento de 4,7 bilhões de reais e licitação em duas etapas
ainda este ano. A Secretaria de Portos está analisando outros 63 novos
Terminais de Uso Privados (TUPs), com investimentos estimados em 14,7 bilhões
de reais, e 24 pedidos de prorrogação de contratos de arrendamento de terminais
nos portos públicos em nove estados, com promessa de investimentos de 10,8
bilhões de reais.
Só a velhinha de Taubaté acredita neste pacote. Como os outros do governo petista não vão dar em nada.
ResponderExcluirÉ ó aguardar, sentado....
É TUDO CONVERSA FIADA. MAIS MENTIRAS DA DILMA, ASSIM COMO FOI COM O METRÔ DE PORTO ALEGRE E A PONTE DO GUAÍBA, ESTA ANUNCIADA AINDA NO GOVERNO LULA. SÃO PROJETOS E MAIS PROJETOS PARA ENGANAR A POPULAÇÃO: "SUS O MELHOR PROGRAMA DE SAÚDE DO MUNDO", SEGUNDO LULA. ESTÁ QUEBRADO E AGORA O MINISTRO DA SAÚDE QUER RETIRAR O MÉDICO PEDIATRA DA PRESENÇA JUNTO A PARTURIENTE PARA ECONOMIZAR. UMA VERGONHA. AINDA TEM GENTE QUE CONTINUA A ACREDITAR NO PT.
ResponderExcluirEnfim que agora venha a tão sonhada ampliação da pista do Salgado Filho!!!!!
ResponderExcluirÉ UM BANDO DE MARICAS
ResponderExcluirTUDO CONVERSA FIADA.
QUANTOS IDIOTAS VÃO ACREDITAR ???
MAIS UM ENGODO.
parem de reclamar. que tal um passeio? peguem o metrô, atravessem uma das cinco pontes do guaíba que a dilma fez. de lá peguem carona com alguém até pelotas pela BR duplicada.
ResponderExcluirSerá que os empresários estão contando com o dinheiro da viúva?
ResponderExcluirSe estiverem tomarão um susto por que a viúva está falido e o seu banco, BNDES, em breve, passará por turbulências que não deixarão pedra sobre pedra.
Não esqueçam que poucos dias atrás, foi feito um acordo com a China, sabidamente desenvolvida a custa de muito trabalho escravo.
ResponderExcluirNão duvidem se estas "privatizações" não forem todas para as mãos da China.
China, Venezuela, Cuba, Argentina, ... Preferia que as relações do Brasil fossem com o bloco dos países europeus.
Mais uma propaganda mentirosa desse governo corrupto do PT. Abram o olho gauchada,o País em recessão e ela fazendo promessas utópicas,foi assim muitas outras vezes e o País não estava tão ruim assim,como hoje.
ResponderExcluirEu tambem não acredito. Sou igual os direitões
ResponderExcluirEu acreditei na Rodovia do Parque e até agora nem foi iniciada
o governo federal poderia terminar o PAC1, depois o PAC2, depois os demais anúncios que fez e somente então anunciar plano de logistica.
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