Análise - Tarso quer renegociar a dívida para ampliar seu espaço para tomar bilionário empréstimo de final de festa

O interesse do governador Tarso Genro na sua pressão sobre o Senado é que a mudança dos ítens sobre o serviço da dívida com a União ocorra retroativamente a  1/1/2013. Se isto acontecer, coisa que o governo Dilma não aceita, ele conseguirá espaço para buscar  empréstimjumbo para fechar suas pavorosas contas, resultado da sua administração incompetente, gastadora e aventureira.

. Com a nova regra -s e ela ocorrer - o espaço criado desaparece em 2015 ou quase isto, porque o limite de endividamento também se reduz,  e o governo seguinte fica só com o encargo.  A cada ano, até 2016, o limite de endividamento cai 4,85%. Atualmente, ele pode ser calculado em 215% da Receita Corrente Líquida. No ano que vem, baixa para 210%, contribuindo isso para limitar a busca de novos empréstimos por parte  do próximo governo. 

. O ideal é que esse projeto seja aprovado para produzir seus efeitos a partir do ano que vem.

. O problema é que a solução não serve ao atual governo, que não está defendo a retroatividade por altruísmo, como dá a entender o governador e inclusive alguns am,estrados meios de comunicação.

. Tarso Genro conta com o novo empréstimo, tomado em final de governo, caso passe o projeto com o efeito da retroatividade, porque quer usar o dinheiro em custeio, na folha do final do ano, e não para investir.

. É abusivo que um governador em fim de mandato, há apenas dois meses do final, sem consulta ao novo governador eleito, assuma um novo empréstimo e de valor bilionário, endividando ainda mais o Estado. 

Nenhum comentário:

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/