Artigo, Glauco Fonseca - Oh, quem poderá nos defender ?

Quem já curtiu o seriado mexicano  O Chapolin Colorado (El Chapulin Colorado), interpretado pelo mesmo ator do “Chavo” (Chaves no Brasil), lembra com carinho de algumas de suas frases de efeito: “não contavam com minha astúcia”, “sigam-me os bons” e muitas outras. A minha preferida era “Não priemos cânico” ou algo parecido. Sempre que as pessoas estavam em apuros, olhavam canastronamente para a câmera exclamando o bordão: “Oh, quem poderá nos defender?”. Em seguida, aparecia o Chapolim dizendo “Eu...” . O resto você pode se deliciar no Youtube.

Agora, falando sério: Quem poderá nos defender?

O STF aparelhado e em vias de tomada plena, o IBGE e o IPEA não ofertam mais dados e números e sim panfletagens estatísticas governistas, a Petrobrás, coitada, arrombada e vilipendiada como jamais se poderia supor em tétricos pesadelos, bem como as agências reguladoras que não regulam porcaria nenhuma, tudo em estado de miséria, emoldurada por um PIB apodrecido, uma queda livre da produção industrial de fazer chorar uma cebola, tudo ao molho de toneladas de corrupção doentia. Some-se a esse drama uma imprensa amplamente cabresteada pelo PT, uma campanha eleitoral sórdida por parte do mesmo partido e um sem-número de denúncias de fraudes eleitorais em todo o país. Quer mais? Pois tem! Que tal os projetos de regulação da mídia e um plebiscito para formação de uma constituinte exclusiva para uma reforma política? Que tal as tentativas de destruir o trabalho e a reputação do Juiz Sérgio Moro, responsável pela operação Lava-jato?

Sério: Quem poderá nos defender?

Eis que o povo vai para as ruas nas principais capitais brasileiras no primeiro sábado de novembro, indignado, apartidarizado, pedindo o impeachment da presidente Dilma, uma auditoria do processo eleitoral e outras providências, dentre as quais uma intervenção militar no país. Apesar de ter reunido dezenas de milhares de pessoas Brasil afora, nenhuma linha de apoio sequer foi escrita nos grandes jornais ou faladas pelos microfones de rádio ou na TV. Nada. O volume de críticas, entretanto, foi avassalador, a ponto de grandes jornalistas ou articulistas promoverem verdadeiro terrorismo editorial contra os manifestantes. Alguns veículos foram capazes de identificar em São Paulo que havia apenas uma pessoa com uma tabuleta pedindo intervenção militar, mas mesmo assim foram capazes de alegar que a manifestação inteira tinha este intento.

O que é preciso dizer é que o povo brasileiro anseia, de fato, é por alguma força de oposição que faça um contraponto às violências protagonizadas pelo governo federal e pelo PT. O que o povo deste país quer é que apareça alguém que o defenda. Não precisa ser um Super-Homem nem tampouco o Exército Brasileiro. Estamos aceitando até mesmo um Chapolin, colorado ou gremista, pouco importa. Há que se interpretar esta ânsia nacional por uma libertação, pela “salvação da pátria”. Tem de haver a tradução deste desejo de justiça e sua relação com as Forças Armadas sem que signifique “golpe” ou desejo de retorno a uma ditadura de direita. Não é isto que as pessoas querem. Elas querem ser salvas e as FFAA representam para elas, de alguma forma, esta salvação derradeira.

Este seria um ótimo tema-de-casa para nossa inteligente imprensa nacional. A inteligência humana, afinal, serve para isto: entender, compreender, traduzir e esclarecer uma manifestação em seus aspectos lineares e multidimensionais. O que se quer é salvação das garras presentes e futuras de um projeto de poder que não é bom para o Brasil. O que as pessoas bradam nas ruas é isto: Desejo de paz, prosperidade, liberdade, democracia, paz, paz, paz. Por incrível que pareça, as Forças Armadas representam isto para os manifestantes: Paz.

13 comentários:

Anônimo disse...

1aNÔNIMO
O problema desses grupos de extrema direita, que apregoam um golpe militar, é que eles vão fazer com que o PSDB fique identificado como um partido de extrema esquerda e que quem está por trás de tudo é o Aécio. Mas e se por acaso Aécio resolver se candidatar a Governador de Minas ou outro cargo, será que isso tudo não irá prejudicá-lo?

Anônimo disse...

Não esqueçam do Batatinha: "Oh, céus!!! Oh, vida!!!"

Anônimo disse...

Que bando de ignorantes da atualidade brasileira. Acham que os militares de agora vão fazer intervenção? A maioria esta já ideologizada pelo PT e os demais não querem saber de politica. Alguns ainda aposentados ou em fim de carreira falam escrevem, tipo o tal grupo Guararapes. Os militares vivem em outro mundo, só deles. Quanta baboseira de um bando de idiotas iguais aos blak block.
Agora que tem gente que tem medo tem, os jornalistas "gauche" enrustidos, os sindicalistas, os diretores de estatais e os politicos corruptos...
Disse jOEL rOBINSON

Glauco Fonseca disse...

Apenas uma correção, quem dizia "Oh, vida, oh céus" era o Hardy, inseparável hiena do Lippy o leão. Curiosidade: Ambas as vozes eram do dublador...Lima Duarte!

Anônimo disse...

Falou um patriota do pau oco,
defensor de petralha 14:57.
Espere para ver como você está certo, que os milicos são uns
bobalhões (verdadeiro desejo dos
ladrões).

Anônimo disse...

Esse Glauco Fonseca é o mala da internet. O cara passa o dia incomodando os jornalistas que tem opinião contrária a dele. O mais engraçado é que se diz defensor da liberdade. Xô pra lá, mala sem alça!!!

Glauco Fonseca disse...

Lembrando Martin Luther King, "eu tenho um sonho...". Na verdade, tenho centenas, milhares de sonhos. Um deles é ter a dádiva de, um dia, poder identificar e encontrar-me pessoalmente com um detrator insípido como aquele que que está acima, que se abriga no anonimato para admoestar ou ofender as pessoas. Anônimos que fazem este tipo de coisa não são homens e, no caso de serem mulheres, não são mulheres, se é que me entendem. São simplesmente anônimos que, com medo de represálias, ofendem ou incomodam sem responsabilidade. Não sou essencialmente contrário ao anonimato, desde que haja um mínimo de coerência ou até mesmo um pingo de decência. Digo até mesmo que há vários anônimos que sabem respeitar este limite, o que não acontece com o anônimo acima, que me molesta com sua tradicional vacância ética. A ele, que conheço e sei bem quem é, apenas digo, parafraseando Michel Teló: "Ah, se eu te pego...".

Anônimo disse...

Alguém já assistiu o vídeo do discurso do Maduro, aquele bufão, comemorando a vitória da companheira Dilma e dizendo que agora ia ter continuidade a revolução rumo ao socialismo?
Pois tinha militar brasileiro, convidado para o espetáculo, assistindo impassível o discurso.
Destes é que a salvação não vem de jeito nenhum.
É mais fácil eles defenderem os interesses do PT do que os nossos.

Anônimo disse...

USAM ESSE PAPO DE INTERVENÇÃO MILITAR SÓ PARA DESVIAR O ASSUNTO. NÃO CAIAM NESSA.

Anônimo disse...

Na época do regime militar, comunista não tinha vez. O Fidel Castro não mandava no Brasil.
Agora o presidente do Brasil é o Fidel Castro e, o vice o Maduro.
O PT é o guaipeca do Fidel Castro.
Na época do regime militar tinha ordem e progresso e, se vivia muito bem.

Anônimo disse...

Ufa, Glauco Fonseca, enfim, alguém que nos entendeu! Tantos nos xingam apenas de direita raivosa e fascista, de estúpidos, de anti-democráticos. Não percebem o que você, só você, até agora, foi capaz de perceber e que nós percebemos também. Se tivéssemos uma oposição mais corajosa e atuante, se não tivéssemos uma imprensa vendida (ao contrário da Veja e algumas raras mais), que combatesse o aparelhamento e a bolivarianização a passos largos, ninguém precisaria chegar a este ponto. Mesmo porque, em junho do ano passado, quase ninguém pedia isto... a voz das ruas não encontrou eco e está buscando um modo de se fazer ouvir. Ou então, um dia pedirá para que os Militares tomem definitivamente o poder.

Anônimo disse...

Não existe grupo de extrema direita coisa nenhuma o que tem é elementos do PT infiltrados no seio das manifestações sadias e aí eles fazem a sua parte, veja que foi algo em torno de um ou dois manifestantes que exibiram algo pedindo intervenção Militar.
Na verdade o que o poderia acontecer era algo como ocorreu em Honduras, uma sacudida das FFAA nesses corruptos que estão no desgoverno. Identificasse e investigasse o envolvimento da DilmaANTA, aplicasse o Impedimento ou desse um choque de Militarismo nessa juça...é só uma sacudidela...um freio de arrumação como se diz na língua dos usuários de ônibus...só.
Uma sacudida e depois promovia eleições sem fraudes e entregava o comando do Pais à gente séria...justamente como ocorreu em Honduras, volto a falar.
Um abraço.

Carlos Bonasser

Unknown disse...

Muito bom artigo do Glauco! Só não concordo quando se refere à "inteligente imprensa nacional". Não existe mais isso caro Glauco. Essa inteligente imprensa não existe mais, está tudo aparelhado pelo pt. Existem alguns jornalistas inteligentes como Políbio Braga, Aluizio Amorim, Paulo Martins e outros poucos que se contam nos dedos. Dá para dizer que um Clóvis Rossi, ou um Jânio de Freitas, que são bonecos de ventríloquo do pt representam uma imprensa inteligente? Não dá. É melhor ler gibi do que ler o que esses caras escrevem. É tudo muito primário e emburrecedor.

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/