Artigo de Luís Milman - A eleição e o hegeminismo

* Luis Milman é professor e jornalista no RS. 

Se vivêssemos uma democracia constitucional consolidada, as próximas eleições seriam um exercício regular de escolha entre partidos que aceitam a alternância de poder. Mas não é o caso.  A disputa se dá entre um partido totalitário, o PT, que é hegemonista e pretende subverter a ordem constitucional por meio de decretos e plebiscitos, e os demais, com destaque para o PSDB, que operam no âmbito da constitucionalidade.  

. A grande vantagem tem estado com os totalitários, até porque enfrentam os partidos constitucionais com métodos de subversão, ao nível político e social, criando militância orgânica e clientelas permanentes do estado, que configuram um corpo de manobra cultivado na corrupção e concessões assistencialistas.
                
. Como grande parte do povo, em matéria de política, pensa com a barriga e não com a mente, os objetivos políticos do PT são atingidos pelo estímulo à  emocionalidade e pelo centralismo das decisões de cúpula. Nada a ver com a pregação democrática participativa, destinada a dar um sentido político à subserviência das massas que, na verdade, são cooptadas com eficácia clientelista. O PSDB oferece, ao contrário, uma política ponderada, de mais difícil penetração popular, porque desprovida de traços sentimentalistas e populistas.

CLIQUE AQUI para ler tudo.

3 comentários:

Anônimo disse...

Prezado Políbio algo para vc dissertar em sua coluna:

Hj fiz uma pergunta, e grande parte dos amigos na hora não souberam responder,por dois motivos:
Os partidos e coligações não dão a publicidade devida aos vices e grande parte da população votante não se interessa em saber. Mais cedo mais tarde poderemos ser governados por eles. Qual o nome do vice do candidato que vc irá votar domingo
abs carlos

FAÇANHA, o último patriota disse...

É o PTotalitário...

Anônimo disse...

O Luís Milman está corretíssimo no seu artigo, só discordo quando ele diz que "o PSDB deveria ter percebido este quadro há muito tempo e ter se preparado", acho que, quem deveria ter percebido o golpe totalitário de esquerda é a centro/direita do bem, o problema é que ela ainda não está mobilizada e unida!
A chinelagem do bolsa miséria vota nos petralhas, mas grande parte da classe rica ou média que está conseguindo trocar o seu carrinho todo ano e adquirir alguns imóveis, também acham que está bom, também não passam de ignorantes apolitizados e complacentes com a bandalheira!
Tem gente que rotula o Maluf ou o Sarney como direita, mas eles não passam de ladrões tentando roubar no regime do momento!

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/