Artigo, Mário Vargas Llosa = As guerras do fim do mundo

A ilustração é de Fernando Vicente, também em El País.


No jornal El País, edição em português na Web, Vargas Llosa conta que vinte e cinco anos depois que Fukuyama proclamou o fim da história, civilização e barbárie seguem combatendo no palco global. O inimigo é agora o radicalismo islâmico.

Leia tudo

Francis Fukuyama publicou em 1989 seu famoso artigo sobre o fim da história e, em 1992, o livro no qual ampliou e argumentou sua teoria, explicando que, com o desaparecimento da União Soviética e do comunismo, a democracia não teria alternativas de peso no futuro e iria pouco a pouco se integrando ao mundo em uma civilização global de paz e liberdade.

Quem se atreveria um quarto de século depois a sustentar uma tese tão otimista? Para onde quer que olhemos, a história está mais viva do que nunca, as contradições e negações violentas da cultura democrática são o sinal da época e ganham terreno em toda parte.

CLIQUE AQUI para ler tudo. 

2 comentários:

Anônimo disse...

"radicalismo islâmico", este, engendrado, fomentado e financiado pelos judeus sionistas ( leia-se estado de Israel), com a ajuda dos EUA.

Neste vídeo, veja o que você não verá na TV, não ouvirá nas rádios nem lerá nos jornais, revistas e demais impressos direcionados às massas:

"Israel arrasta os Estados Unidos para Guerra contra o Irã"

https://www.youtube.com/watch?v=c3w3pFvrHxo

Anônimo disse...

Em 1899, o diretor do serviço de patentes dos Estados Unidos mandou mensagem ao presidente americano dizendo que ele podia fechar o serviço pois nada mais restava para ser inventado. Francis Fukuyama fez algo parecido.

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/