Pólo Naval do Jacuí agoniza de novo em Charqueadas

ENTREVISTA
Jorge Luís Silveira de Carvalho, presidente do Sindicato dos Metalúrgicos de Charqueadas, RS

O Pólo Naval de Charqueadas está novamente a perigo ?
Eu acho que desta vez a coisa não terá solução. Petrobrás, governo estadual e Andrade Gutierrez fecharam negociações que passaram o controle do braço local da Iesa para a AG. Achávamos que estava tudo resolvido, mas hoje, terça, a Andrade Gutierrez botou mil trabalhadores em férias coletivas até 14 de outubro. Pelo jeito não querem turbulência até as eleições.

O que houve ?
Procuramos Petrobrás, governo estadual e AG, mas ninguém quer conversar conosco. As férias coletivas foram homologadas pelo ministério do Trabalho.

Os salários estão em dia ?
Deveriam ter sido pagos na sexta-feira e não foram. A boataria diz que não pagarão tão cedo.

Há um contrato de US$ 700 milhões para fornecimento de módulos de compressão para plataformas marítimas. Como fica isto ?
Ora, se todo mundo parou, como é que os contratos serão honrados ? E o dia seguinte ? Tem gente muito preocupada.

Muitos trabalhadores vieram de outros Estados
Hoje, um companheiro veio aqui, chorando copiosamente. Deu pena. Não é caso isolado. Ele veio da Bahia com a família, atraído por promessas de casa, salários em dia, saúde, escola. Tudo falhou. 

Um comentário:

Anônimo disse...

O Polo "naval" de Jacuí, criado pelo Tarso apenas para atrair votos da regiao metropolitana, estava fadado ao fracasso assim como a sua outra invenção, a EGR. De fiasco em fiasco, termina o melancólico governo do PT no estado.

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/