Wall Street Journal: números da economia brasileira preocupam

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgou na quinta-feira os números da economia brasileira, que apontam para uma menor expansão em São Paulo no quarto trimestre. A economia cresceu 0,7% em comparação ao terceiro trimestre, e 1,9% em comparação com o quarto trimestre de 2012. 

. O The Wall Street Jornal publica nesta sexta-feira, uma matéria na sua editoria Mundo, considerando que os dados do IBGE podem representar um sinal de desaceleração da economia de um dos maiores mercados emergentes.

. Para todo o ano, a maior economia da América Latina expandiu um modesto 2,3%, longe da taxa de crescimento de 7,5% relatada para 2010, quando o consumo doméstico registrou crescimento e houve um apetite da China por commodities como soja e minério de ferro, o que deu um impulso no país, destaca o Wall Street. "Se não houvesse problemas na economia global, teríamos crescido mais rapidamente, beneficiando o mercado interno e externo", disse o ministro da Fazenda, Guido Mantega.

. A matéria informa que, em termos anualizados, a economia cresceu 2,75% no quarto trimestre, de acordo com o BES Investimento. O governo não divulga os dados do produto interno bruto em termos anualizados. A desaceleração do crescimento, avalia o Wall Street, surge num momento em que outros grandes mercados emergentes como a China e a Índia crescem a um ritmo mais rápido. Parte do problema é que as autoridades brasileiras têm lutado para conter a inflação, levando o banco central a elevar os juros em meio a difíceis condições de mercado no exterior.

11 comentários:

Anônimo disse...

Engraçado que há mais de doze anos eu escuto a grande mídia brasileira preocupadíssima com o Brasil. Inclusive os gênios que escrevem nos jornais e comentam na TV já quebraram o Brasil mais de cem vezes. Por ideologia política e interesses maiores mandaram a credibilidade pras cucuias. Brincar com a informação desse jeito é um joguinho perigoso. Mais cedo ou mais a tarde a história aparece pra cobrar a sua conta. O apoio a ditadura militar é um exemplo disso. O mais engraçado de tudo são os editoriais patéticos se desculpando. Só rindo mesmo. Por isso que cada vez mais aumenta o número de pessoas que não acredita em TV e jornal.

Anônimo disse...

Políbio,

Pesquei um numerozinho assombroso que a Petrobras usou para projetar 2014.

Eles consideram o DOLAR a R$ 2,24!!!

Quer dizer que se o dolar mantem-se nos 2,35 de HOJE já vai ter aumento de prejuízo.

Imagina se o dolar chega a R$ 2,60!!

Isto não vai terminar bem!!

JulioK

Anônimo disse...

China e india tendem a crescer mais que qualquer pais, considerando que os dois juntos tem uma população 3 bilhões de habitantes, ou seja, precisa muita comida, muita infra-extrutura, muito de tudo para abastecer essa mundo de pessoas. Por isso que a economia da China, por volta de 2023 vai passar economia dos EUA.

Anônimo disse...

Por que a censura está rolando solta nos comentários, editor? Umas verdades sobre o PIB dos EUA e da Inglaterra não são bem vindas? Desmascaram a farsa patética que tu tentas montar para os teus leitores de um neurônio?

Anônimo disse...

Editor, o PIB dos EUA ficou em 1,9. Sugestão para os sabichões especuladores: esqueçam o Brasil, aqui estamos muito bem, tratem de cuidar do país de vocês que ficou com o PIB abaixo do nosso.

Anônimo disse...

Preocupa quem?

Anônimo disse...

Alguém pergunta ao The Wall Street qual a crescimento dos EUA em 2013? ops, na terrinha do jornal eles não metem o bico, lá eles tem medinho do governo pq lá fez fofoca é responsablizado, não tem essa de jornalista deitar, rolar e fazer o que quer.

Anônimo disse...

Os PeTralhas com a fantoche terrorista Dilma, à frente da canalhada toda, já colocaram o Brasil na beira do abismo, só falta o empurrãozinho!

Anônimo disse...

Números preocupam os EUA, e não o povo brasileiro. Os EUA são um país decadente e promotor da morte.

Anônimo disse...

O Brasil mal ou bem, sempre andou com suas própras pernas, nunca invadiu nenhum pais para roubar suas riquezas, como EUA, Inglaterra, Potugal, Espanha e outros. Vvemos as nossas expensas.

Anônimo disse...

O Wall Street Journal deveria se preocupar com a economia americana. O PIB deles é menor que o PIB Brasileiro.

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/