Entrevista, Antonio Sartori - Saiba por que o PIB gaúcho crescerá o dobro da média nacional em 2013

Antonio Sartori, diretor da Brasoja Agro, Porto Alegre

Os bons números do primeiro semestre sobre a recuperação industrial gaúcha remetem a uma previsão muito favorável para o desempenho do PIB deste ano, não?
Quando foi confirmada a excelente safra de grãos do RS no verão, eu passei a informar que o PIB deste ano teria o dobro do crescimento do PIB do Brasil, estimado em 2,5%. Na época, fiz os cálculos sobre a expansão da safra, sobretudo de soja e trigo. Era só fazer os cálculos.

E a indústria?
O agribusiness responde por 45% do PIB do Estado. Safras poderosas como a deste ano, influenciam todo o andamento do agronegócio.

E os preços?
Sobre o ano passado, eles estão parecidos, apesar das quedas recentes. Veja que a safra de soja pulou de 7 milhões de toneladas para 13 milhões de toneladas. Só com este grão, o PIB teve expansão de 2%, calculados em preços de hoje (US$ 510 a tonelada). E nem estou falando no milho.

Como foi o milho?
O RS elevou a produção de R$ 3,2 milhões de toneladas para 5,2 milhões de toneladas.

PIB, então, de quanto ?
Faça as contas. 

2 comentários:

Anônimo disse...

KKKKKKKKK....... Os elementos já estão se vacinando. Ou admitindo? É bom esse governo Tarso Genro/Dilma do PT.

Anônimo disse...

Preciisamos decidir: Algum governo tem algo a ver com o clima? Se a safra é decorrente de climas bons então não se deve crédito algum para o governante de plantão, pois tudo foi feito pelo trabalho dos agricultores e o governante só fatura os tributos. Governo bom é aquele que consegue superar os problemas decorrentes de safras frustradas pelo clima.
Não é o caso do atual governante.

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/