Fernão Lara defende voto distrital com recall. leia o artigo do jornalista.

- A melhor reforma política seria a adoção do voto distrital misto (voto proporcional e também voto distrital para os parlamentos), conjugado com o instituto do "recall", na prática uma eleição revogatória do mandato de algum representante. Isto não pode vir isoladamente. 

O jornalista Fernão Lara Mesquita, no seu artigo "Recall, sem batatas nem legumes", publicado na Folha destas terça-feira, avisou que desejava falar com os leitores sobre eleições distritais com "recall", instrumento com que os suíços contam há 167 anos e os americanos há mais de cem e que é o responsável, em última instância, por ter feito dessas sociedades duas das mais prósperas e livres já criadas pelo homem. Leia tudo:

O maior obstáculo para a implantação de uma democracia nesta nossa ilha cercada de língua portuguesa por todos os lados é que o brasileiro médio --e até o brasileiro acima da média-- pensa que já vive numa. Acredita firmemente que já conquistamos o básico e que o que nos falta é enfeitar a obra quando a realidade é justamente o contrário. Não plantamos nem as três pedras fundamentais de qualquer sistema representativo, que são os institutos do um homem, um voto, da igualdade perante a lei ou da garantia de identificação entre representantes e representados.

. As expressões que diferenciam as democracias modernas das suas versões arcaicas tais como "accountability" e "responsiveness", conceitos que definem não só a obrigação do representante de prestar contas de seus atos mas, principalmente, medem a vulnerabilidade dele aos instrumentos à disposição dos representados para garantir que haja resposta a essa cobrança, nem sequer têm tradução exata em português.

. O "recall", para o qual também não existe equivalente em nossa língua, é o mais efetivo desses instrumentos.

CLIQUE AQUI para ler tudo. 

3 comentários:

Anônimo disse...

antes disso tudo, vamos mudar para o parlamentarismo...

vamos abolir de vez essa figura desnecessária do presidente da republica...

nosso eleitorado não esta preparado para ter um presidente...

tem mania de endeusar e depositar todas as suas esperanças em um salvador da patria...

Anônimo disse...

Sou a favor do voto distrital, independentemente de ser no presidencialismo ou parlamentarismo.
Será sempre melhor do que o que temos hoje em dia.

Igor disse...

Parlamentarismo só iria mudar de presidente para 1º ministro, muda pouco.
o que muda é o voto distrital com recall que aproxima o candidato do eleitor e se o politico vier com defeito a gente tira sem que atrapalhe a ordem do estado por estar previsto em lei.
Funciona bem no CANADA, SUIÇA, EUA...

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/