As novas arenas são de "loiras e sorrisos colgates". A Copa 2014 será um luxo?

O jogo na Arena do Grêmio foi coisa de burguês. Veja foto ao lado de uma torcedora entusiasmada.

O jornalista Luiz Carlos Prévidi ocupa boa fração do seu blog desta segunda-feira para falar sobre o luxo que é frequentar os novos estádios de futebol, agora conhecidos como arenas. O texto saiu a propósito do jogo de ontem entre Brasil e França na Arena do Grêmio. Prévidi transcreve esta mensagem que recebeu do advogado Ruy Gessinger, que é sintomática:

Vi o jogo pelo Sport TV.
Lá pelas tantas um dos comentaristas disse:
- Espero que os pobres também possam continuar indo ao futebol.
Terminado o jogo, um amigo alemão, que mora em Zeltingen, me ligou:
- Parabéns. O jogo foi em que país?
Claro, a mim não passaram despercebidas as imagens passadas ao mundo. Tudo gente branca, dentes perfeitos, pessoas bem vestidas , bebês rechonchudos.
Nenhum desdentado, nenhum vendedor passando vendendo pipoca.
Vamos combinar: isso não é o Brasil.
Essa Copa do Mundo que vem aí vai ser dos donos de Volvos e Land Rovers.
Para o mundo irão as imagens de loiras e de sorrisos colgate.
É por aí, vamos varrendo tudo para baixo do tapete.
E as ambulâncias do interior também tapeando.
E dentistas sendo imolados com fogo.

OPINIÃO DO LEITOR
Sobre futebol brasileiro com novos estádios e coisa de burguês, cai de madura a Bolsa Arena: direito do pobre para sentar em acomodação de R$ 100,00 ao lado de qualquer burguês para assistir a futebol nos estádios da Copa, com o governo pagando.

Duvida?
Álvaro Guedes, São Paulo. 

18 comentários:

Anônimo disse...

Alguém tem dúvida que este é o país do faz de conta!!!!!!

Anônimo disse...

Esse seria meu sonho de consumo, cada um no seu quadrado, mas infelismente a realidade é outra.


Eduardo Menezes

Anônimo disse...

O que essa gente quer? O jogo foi no RIO GRANDE DO SUL!! Queriam oque? Na proxima vez leva o jogo para SP, RJ ou Bahia, dai terao bastante povao com "cara de brasileiro".

Anônimo disse...

Aparentemente ninguem tem nenhum problema com os jogadores da selecao brasileiras serem na maioria negros ou mulatos, Que nao representa a populacao do RS, SC e PR, mas dai nao da nada! Mas deixa os brancos irem dar uma olhada no jogo e la vem essa gente boba dar seus palpites RCISTA. Esterminio de brancos imediatamente, quem essa gente pensa que e'? Cidadaos como os outros????

Anônimo disse...

e o que esse cidadão tem contra gente branca, rechonchuda e de ascendência européia nos estádios?

que observação mais descabida a desse cidadão...

a critica pode ate ter sido pertinente, mas o tom foi totalmente equivocado...

misturou alhos com bugalhos e um pouquinho de preconceito com vira-latismo chulé...

Anônimo disse...

Lamentável é que o povo não reconhece esta realidade. Vê em Dilma e Lula a mãe e o pai dos pobres, respectivamente. Não há hospitais, não há educação e nem segurança no País. Os governantes confundem o povo e dizem que a culpa é da mídia, dos empresários, da elite, dos burgueses e por aí afora.

Anônimo disse...

"Coisa de burguês"? Expressão e Movimento Estudantil dos anos 70... O blog agora é contra a burguesia?

Anônimo disse...

Mas a Dirma vai dar junto com a bolça escola uma vale pra entrar nos jogos da copa do mundi em 2014.

Anônimo disse...

O Brasil tá uma beleza. O pronto socorro municipal aki da praia do Cassino, não tem médico há mais de mês. O governo petralha, A.Lindemayer, que tanto atacava, a falta de médicos nos prontos socorros, até agora não resolveu esse problema. Já está no 6º mês de governo, até qdo...?

Anônimo disse...

Políbio. O povão quer que seu time ganhe. Pra ganhar tem que ter bons jogadores. É HIPOCRISIA PENSAR QUE O POVÃO POSSA PAGAR INGRESSOS CAROS PARA SUSTENTAR os "magnatas" do futebol. Ou querem mais um incentivo governamental para sustentar os clubes?????? Se querem ter time tem que pagar ingressos caros e isso só pode fazer quem tem dinheiro. DEIXEM DE DEMAGOGIA. Ninguém vai a campo de futebol nas séries B e C. Os estádios ficam vazios. Porque não vão lá??? O ingresso é barato. RESPOSTA: sem bons times ninguém vai a campo ver futebol.

Anônimo disse...

Não bastasse a PROSTITUTA eurodescendente em cartaz do MS, agora vem com esta para culpar pelas mazelas brasileiras!!!

Vá ver o que quer dos brasileiros nos jogos baianos!

Quem manda no Brasil não são os brancos do sul, são os nortistas e nordestinos (43% deputados e 58% de senadores).




Surfista Prateado disse...

O leitor-comentarista é meio desligado. Ainda não viu o vídeo da bolsista que compra calça prá filha de R$ 300 com o dinheiro do bolsa-família...

Anônimo disse...

Parece que o editor não torce nem para Inter, nem para Gremio e nem para a Seleção Brasileira.

Deve ser porque nasceu em Santa Catarina, portanto torcedor de um clube daquele estado.

Anônimo disse...

O editor quer mais é que o Brasil se "f...." para provar sua teoria, digo, Sindrome, "sindrome de vira latas".

Tamyzinha-sls disse...

Algum problema com as loiras de sorrisos colgates? Os comentários desse cara poderiam ter sido menos taxativos e mais objetivos.

Anônimo disse...

Mas ninguém reclama do salário que se paga para os jogadores no Brasil?
Querem jogadores recebendo altos salarias e ingressos a preço de banana?
É simplesmente impossível.

Marcelo Lopes disse...

Acho que o editor não se atentou que o jogo era no Sul e que o predomínio lá é de "Tudo gente branca, dentes perfeitos, pessoas bem vestidas , bebês rechonchudos", já que são na grande maioria euro-descendentes e uma grande parte trabalha ou vem de família que trabalhou pra caramba para terem os 'dentes perfeitos', serem 'pessoas bem vestidas' e 'bebês rechonchudos'. Se quer que tenha 'desdentado' ou 'vendedor passando vendendo pipoca', melhor assistir somente aos jogos realizados do sudeste para cima, onde não há só 'Tudo gente branca' e há um pouco mais das mazelas cultuadas pelo governo com suas 'Bolsas qualquer coisa' e não seria surpresa se criassem a 'Bolsa Arena', como sugerido na opinião do leitor.

Wilson disse...

Este tipo de ambiente, flagrado na arena, não é uma exclusividade deste último jogo da seleção brasileira. Desde os tempos do olímpico e do antigo beira-rio, bem como dos demais estados da região sul, já se observava uma torcida diferenciada em relação aos demais estados do Brasil. Isto tem muito mais a ver com a nossa colonização do que algum processo de elitização do nosso futebol. Basta observar o que ocorre nos demais estados, com outro tipo de colonização, fora da região sul, onde os ingressos também não são tão acessíveis porém aparentemente há "mais povo" do que nos estádios do RS, SC e PR.

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/