Receita gaúcha cresceu apenas 2,2% reais em abril. Avanço do déficit já é assustador no RS.

Embora a secretaria gaúcha da Fazenda ainda não tenha disponibilizado os números sobre a arrecadação do ICMS em abril, o editor pode informar que o valor total foi de R$ 1,9 bilhão, portanto 2,2% de crescimento real sobre o mesmo mês do ano passado. No acumulado do ano, a receita foi a R$ 7,5 bilhões (3,8% reais a mais).

. As transferências federais que engordam o Tesouro do Estado, diminuíram vigorosamente.

. O editor ainda não tem elementos para informar a evolução das despesas nos dois períodos, mas o economista Darcy Carvalho dos Santos, consultado, estima que as despesas com pessoal e mais as despesas de manutenção, podem ter crescido 14% reais no período, portanto em valor muito superior ao crescimento da receita.

. Com isto tudo, o déficit aumenta geometricamente no RS.

. O resumo da ópera é que o governo do sr. Tarso Genro não consegue elevar significativamente a receita, mas consegue elevar selvagemente as despesas.

. Pior ainda:

- Enormes despesas de pessoal e desembolsos de novas dívidas que contrai a um ritmo assustador, inviabilizarão o setor público do RS de uma maneira devastadora a partir de 2014.

3 comentários:

Anônimo disse...

Esse aumento da folha com pessoal, e só verem o numero de funcionários de cargo de confiança que se tem no Centro administrativo, e fora o salários que os CC's recebem tem uns privilégiados que recebem o dobro, por causa de uma gratificação do Palácio Piratini.
Mas estranho que ninguém comenta sobre essas situações na mídia !!

Anônimo disse...

Enquanto isso Santa Catarina se agiliza para trazer mais uma montadora. Dessa vez a fabricação de carros da Mercedes-Benz.

Luiz Vargas disse...

Está tudo tranquilo e sob controle. O embu$te de bigode fininho colocou a mão grande em 4,2 bilhões de depósitos judiciais e assim poderá continuar fazendo de conta que governa.
Ele até se deu ao luxo de pagar 450 mil para uma pe$qui$a que custaria 150 mil, encomendada de uma empresa de pesquisas de Santa Catarina. A diferença onde será que foi parar?

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/