BMW em SC acaba com o sonho de um poderoso cluster metal-mecânico automotivo no RS

- A BMW acaba de confirmar a instalação da sua fábrica de automóveis em SC. Na foto, Ian Robertson, vice da montadora alemã, junto com o governador Raimundo Colombo e a presidente Dilma Roussef. 

A chegada da grife BMW em Santa Catarina com o investimento da montadora na primeira fábrica da América do Sul em Araquari, 30 quilômetros de Joinville, um investimento de R$ 540 milhões (poderá chegasr a R$ 1 bilhão com a segunda fase), poderá ter eliminado de uma vez por todas as chances de implantação de um poderoso cluster metal-mecânico automotivo no RS.

. É que a região que liga o Vale do Itajaí ao Norte (Joinville-Jaraguá-Araquari-São Francisco), incluído poderosos centros industriais como Jaraguá do Sul, já trabalhava como formidável pólo metal-mecânico, mas com a chegada da fábrica de motores da GM em Joinville e da BMW em Araquari, consolidou-se um polígono que teria sido formado no RS entre as regiões de Guaíba e Gravataí, caso a Ford tivesse se somado à GM.

. Vale do Itajaí e Norte de Santa Catarina estão a apenas duas horas de São José dos Pinhais, sede do pólo automotivo do Paraná e a apenas seis horas do cinturão automotivo de São Paulo.

. A análise é desta página, mas ela foi feita há mais tempo para o editor pelo ex-chefe da Casa Civil, ex-secretário Geral de Governo e ex-secretário de Desenvolvimento, Nelson Proença, que junto com o governador Antonio Britto atraiu para o Estado as montadoras GM, Ford e International. GM e International ficaram, mas a Ford foi mandada embora do Estado pelo ex-governador Olívio Dutra, do PT. O simples anúncio da decisão da Ford de vir para o RS, motivou a manifestação de interesse de poderosos grupos multinacionais interessados em investir no cluster automobilístico que seria formado. Entre eles estiveram a americana Good Year (Glorinha), Gerdau (laminadora de Aço, Nova Santa Rita) e a alemã Blaupunkt (Charqueadas).

. Foi tudo por água abaixo com a chegada do PT ao Piratini.

. A mudança de governo também sepultou toda a movimentação do governo Britto de mudar para o mundo da civilização pós-industrial o paradigma da economia gaúcha, começando pela nova formatação da sua matriz industrial.

. A economia gaúcha voltou a mergulhar no  atrasado modelo do agronegócio, dependendo dos bons e maus humores do clima para avançar e recuar. 

7 comentários:

Luiz Vargas disse...

Graças ao cumpanhero Olívio Truta o povinho botocudo, que adora votar em trastes parasitas, continuará gramando no binômio VV (vacas e vegetais).

Anônimo disse...

Parabéns a Olívio Dutra e Tarso Genro.

Anônimo disse...

Estado de botocudos é lugar de fabricar carroças...

Adilson Minossi disse...

Olívio Cavalgadura Dutra o famoso exterminador do futuro do RS!!!
Nasci em Porto Alegre há quase 70 anos. Mas nos últimos anos, devido a elegerem prefeitos PeTralhas e Metralhas por 16 longos anos e depois ao elegerem o pilantra do Traste Genro eu tenho me envergonhado de ser gaúcho em 80% e me orgulhado em apenas 20%...
Apendam a votar, pelamordedeus!!!
Saí do RS há quase 40 anos e deste jeito será muito difícil voltar, lamentavelmente....

Anônimo disse...

nem adianta mais xingar...é pura perda de tempo. Aqui no RS nós vamos voltar a fabricar carros de bois. industria automobilistica é coisa de burgues, abaixo a burguesia , isso sim é evolução no nosso estado. um dia o povinho vai aprender a votar , talvez daqui a uns 'trocentos anos' e ai nos teremos bons governantes...

Aquiles disse...

COMO JÁ DISSE NO PASSADO UM SENADOR MINEIRO SOBRE O RIO GRANDE DO SUL:

"AO RIO GRANDE DO SUL RESTAM O CAPIM E OS BOIS"

CERTAMENTE ELE SE REFERIA AOS ELEITORES BOVINOS E SUÍNOS DA ESQUERDALHA IMUNDA, FÉTIDA E PURULENTA DE SATANÁS !!!

OS BAIANOS AGRADECEM ATÉ HOJE A OLÍVIO DUTRA, E MUITOS O CONSIDERAM COMO O MELHOR GOVERNADOR BAIANO DE TODOS OS TEMPOS !!!

Anônimo disse...

Pelo visto a gauchada, gosta dessa vidinha, de carroça e carros de boi, pois votaram novamente nesses trastes do pt. O pior, essa coisa só tá lidando com a campanha de 2014. Quer mais 4(quatro) anos, prá fazer o que...????

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/