Dica do editor - Morrem mil pessoas por mês em Porto Alegre. A média de mortes por vírus chinês é de 9. É muito pouco para tanta zorra.

O gráfico ao lado é da secretaria municipal da Saúde de Porto Alegre.

O editor buscou os dados no Boletim Covid-19, número 44.

São números do ano passado, mas servem para fazer algum tipo de comparação, ainda que grosseira, com o que acontece neste momento na Capital.

Até este momento, passados dois meses da primeira ocorrência, morreram 17 porto-alegrenses por força de infecções decorrentes do vírus chinês.

O número é insignificante dia do número de mortes que ocorrem todos os anos na Capital. Foram 12.252 no ano passado. É uma média mensal pouco superior a 1 mil por mês. No ano passado, mil dessas mortes foram provocadas por problemas no aparelho respiratório. O que mais mata em Porto Alegre é câncer, seguido de perto por problemas do coração. Os dois casos, juntos, correspondem a 50% de todas as mortes.

38 comentários:

Anônimo disse...

É exatamente por causa da quarentena que isso ocorre. Poderia ser muito mais.

Anônimo disse...

O editor não desiste da idéia de minimizar a pandemia. Mais de 8.000 mortos, só no Brasil, não é nada. Mas até agora não veio a resposta: o editor está levando a sua vida normalmente, sem isolamento social?

Anônimo disse...

Por competência do prefeito e do governador a crise por aqui foi controlada, se não tivesse tido interferência poderiamos ter virado uma São Paulo. O grande problema é o interior, você como editor deve saber que o povo todo quer vir para a capital ao menor espirro. Temos de fazer contensão porque se a coisa piorar no interior vai estourar é nos hospitais da capital. Inclusive acho que deveria ser proibida a transferência de pacientes até as unidades das cidades estarem em plena lotação. Assim evita a putaria de mandarem pacientes para Porto Alegre e alegarem que podem abrir a cidade porque tem leitos. Tem muito prefeito sem vergonha que manda toda a população pra tratamento na capital e tem muita gente no interior que ao menor pum quer ir pro clinicas.

Cesar Sperling disse...

Seu infeliz, como consegue fazer este tipo de analogia com tantas pessoas perdendo a vida. São mae, país, avós, pessoas queridas que estão morrendo por falta de leitos de UTI. Inútil, espero sinceramente que não precise passar por isto. Reveja seu comentário doentio.

Anônimo disse...

Comparação burra! Então agora morrem 1009 pessoas por mês! E se forem mais cem por covid são 1100 por mês! É uma doença infecciosa, como se tivéssemos um surto de meningite e disséssemos tudo bem, morrem mil por mês de outra coisa.

Anônimo disse...

Mil mortes por mês. Onde estavam os nossos excelentes gestores para deixarem isso acontecer? Ah, mas isso está acima da responsabilidade deles, dirão. Pois os números da Covid também. Porto Alegre, assim como todo o RS, nunca correu risco de uma tragédia, como foi o caso da Itália, mas os gestores querem capitalizar a relativa baixa incidência como resultado de suas políticas.

Anônimo disse...

Esse editor é muito mal intensionado. Ou vendido. Ou bandido.

Renato disse...

Vai vir logo logo para aqueles que acreditam na ferocidade do covid uma vacina e sera top em duas versões chip no cerebro e anel no anus,é soó escolher e virar escravo. Bill Gates agarantia.

Eduardo disse...

Vc acredita?...deve ser servidor publico, ta com burro na sombra...assim é facil ficar em casa.

Eduardo disse...

Se eles tem esse cuidado todo e morreu 9 pessoas, porque nao tem o mesmo cuidado para que não morram outros 1000

Anônimo disse...

As HIENAS ficaram quietas e caladas ante 70.000 assassinatos por ano e ainda retiraram nosso direito de defesa, soltam bandidos e prendem e batem em mulheres em praças e nas ruas.

Agora querem nos dominar espalhando a miseria para voltar a dar migalhas ao povo e dividir os bilhoes dos impostos com a elite da alcateia...

Hei, HIENAS, vao tomar Grand Cru.

Anônimo disse...

9 mortos por mês é pouca coisa?!?! O editor se revela uma criatura desprezível por meio de afirmações como esta. É, no mínimo, uma completa falta de respeito com os familiares destas pessoas.

Políbio, no que você está transformando este teu blog? Te acompanho há anos, mas ler você fazendo pouco da morte de seres humanos é algo que para mim, até hoje, era inimaginável. Estou abandonando teu blog.

Eraldo disse...

Amigos, do Pra lembrar, em 2018 foram 63 mil mortes só por assassinatos.isto dá uma média de mais de 5 mil mortes por mês e...ninguém se importou...parece normal...tudo e ruim..qualquer óbito e ruim mas...terrorismo e, sensacionalismo...é muito pior!

Anônimo disse...

Anonimo das 16:09 hs leia a matéria e veja o video do governador de New York sobre o isolamento Social, está acima jo nlog do Polibio.

Anônimo disse...

Quantos nascem por mês em Porto Alegre?

Anônimo disse...

Anônimo das 16:42 hs e vc o que é, além de mal educado?

Anônimo disse...

Editor, não desejo mal nem a você e nem a sua família. Mas infelizmente há pessoas que só aprendem com a dor. E a dor da covid é devastadora. Deus conforte todos os familiares que perderam seus entes, e perdoe o editor pela estupidez e insensibilidade.

Anônimo disse...

Sem comentários.

Anônimo disse...

NÃO É O DEDO IDIOTA! É A ESTRELA!
----------------------------------

BANDIDO,VENDIDO...QUEM DIZ OU É IGNORANTE OU MAL INTENCIONADO

CAGANEIRA MATA MAIS, E NINGUEM FEZ TROÇ. SE ESTA COMENTANDO, EU CONCORDO COM POLIBIO QUE CONSIDERANDO OS NÚMEROS, É UM TIRO DE CANHÃO PARA MATAR UM MOSQUITO.

A MORTANDADE E O PREJUIZO QUE ADVEM DESSE EXAGERO DE PSEUDO PROVIDENCIAS, É MUITO MAIOR; VÃO MORRER MILHARES DE PESOAS A MAIS SE A ECONOMIA QUEBRAR DO QUE 8 OU DEZ PESSOAS, NADA A VER COM A IMPORTANCIA DAS PESSOAS,BEM ENTENDIDO, PARENTES OU NÃO DE QUEM QUER QUE SEJAM.

"QUANDO O MESTRE APONTA O DEDO PARA O CÉU, O SÁBIO OLHA A ESTRELA APONTADA PELO MESTRE;JÁ O IDIOTA IGNORANTE OLHA O DEDO DO SABIO"



Anônimo disse...

Racista

paulobon disse...

A crise não está controlada. E vai piorar. Mas não por causa do virus. Ninguém tem noção do que vai acontecer por que não há vacina. E Será que ninguém vê que confinar idosos é assassinato em massa?
Usar uma tática de extermínio silenciosa, onde pessoas idosas vulneráveis ficam confinadas é o primeiro passo para um extermínio da população ativa das grandes cidades. De início é utilizada uma tabela por faixa etária. São confinados os acima de 65 anos. Na medida em que os mais idosos vão sendo enterrados a tabela avança para uma faixa etaria de 55 anos. Ao mesmo tempo que estes, que são mais jovens e rebeldes, insistem em ficar nas ruas vai aumentando a truculência da polícia, que começam a recolher e prender, na maioria homens..
Os mais jovens, ao mesmo tempo, são mantidos blindados, são brindados com uma série de regalias, vantagens pecuniárias e liberdades que lhes roubam a atenção do que está acontecendo com seus familiares. Começam as paranóias em famílias com muitos filhos pequenos. Com as escolas mantidas fechadas até o fim do ano não haverá mais currículo e as velhas disciplinas perderão seus contextos e o que era cultura não existe mais...

oneide teixeira disse...

16/Março/2020 a 07/Maio/2020 morreram 10844 pessoas, no mesmo período e, 2020 morreram 9461 pessoas.
No Brasil, 2019 morreram 158.453 pessoas , já em 2020 morreram 142.534 pessoas. A maioria em quarentena. https://transparencia.registrocivil.org.br/registral-covid

Anônimo disse...

O pessoal não entendeu que o coronavírus vai se espalhar de qualquer forma, não há vacina até o meio do ano que vem, e também não compreende que até lá, 90% da população já terá pego o vírus, a diferença é só se vai morrer no mês que vem ou no seguinte, se é daquelas pessoas frágeis que o vírus causa doença tão grave que mata. Em Nova Iorque já se constatou isso, as pessoas se contaminaram mesmo trancadas em casa. O isolamento não evita as mortes, só as distribui no tempo para que as UTIs não lotem. Se as UTIs estão vazias, estão fazendo algo errado, porque só acumula gente que não ficou ainda doente, e quando elas ficarem, vão ficar a maioria de uma vez só, e aí vai dar superlotação, fazendo com que tenha gente que não possa ser atendida.

Anônimo disse...

O editor poderia falar com o Prefeito e trazer alguma informação se ele esta alinhado com a fala deste Blog. Tenho certeza que não. Por muitos argumentos.

O grande mérito do Marchezan são os números baixos de mortes por Covid em Porto Alegre. O editor interpreta os números como se as ações preventivas tomadas pelo Prefeito não estivessem refletindo no resultado.

Anônimo disse...

Sr. Políbio Braga, procure ajuda especializada em saúde mental.

Anônimo disse...

O pessoal de esquerda quer o anel no ânus.
Se vier com uma pingola então, será a felicidade total da esquerdalha toda; sentar e rebolar na "vacina anal".....

José Corrêa disse...

O #gaadoPTba Cesar Sperling das 16:117 mostra o quão é "infeliz", "inútil" e "doentio"!!!

José Corrêa disse...

O isenteba Anônimo das 16:42 vê "mal intencionado" ou "vendido" ou "bandido" todo do dia quando se olha no espelho!!!

José Corrêa disse...

O #gaadoEskerdeba Anônimo das 16:31 não conhece os números e quer opinar!!!

Anônimo disse...

Sua afirmação não tem base científica nenhuma, e pelos estudos que estão sendo divulgados por especialistas em infectologia, a quarentena se mostra mais prejudicial do que benéfica!!

Ultra 8 disse...

O v-í-r-u-s "psicossomático" é a desculpa para destruir a economia mundial e instalar um governo fascista único.

Os miseráveis que sobrarem vivos, ganharão o salário básico universal.

Um pouco mais que os R$600,00 que Bolsonaro está dando por 3 meses.

Adeus liberdade.

República universal maçônica chegando.

ZAPELINO B disse...

Tá achando pouco Polibio? Olha que hoje já encostamos em 10 mil óbitos, muito além da previsão, de no máximo 800 mortos, feita pelo Osmar Trevas e Bananaro; tua também, acredito!!!

Marcellus disse...

É só uma gripe forte, o resto é pra quebrar o governo legitimamente eleito, canalhas comunistas.

Pc disse...

Seu cretino dos infernos.
Tu escreveu essa merda,teve tempo de pensar no que escreveu antes de postar e mesmo assim postou.

Pc disse...

Seu cretino dos infernos.
Tu escreveu essa merda,teve tempo de pensar no que escreveu antes de postar e mesmo assim postou.

Anônimo disse...

Muito boa estatistica Polibio. Esses que estão reclamando da morte tenho quase certeza que nunca visitaram um asilo, casa de caridade, hospitais favelas ou fizeram alguma caridade. Estão aproveitando esse momento terrivelmara dar suas opiniões de humanidade,. Putz.

Anônimo disse...

Povo todo cágado, vai morrer quem era para morrer, todos teremos o vírus e isto é inevitável, o que podemos evitar é a miséria que vira deste isolamento.

Anônimo disse...

Anonimo das 16:09: eu li a postagem, seu burro. As pessoas que "morreram dentro de casa" em NY eram em sua maioria idosos e/ou negros/hispânicos em condições de desemprego (por isso estavam "at home") ou de emprego informal (busque a reportagem original em inglês no google). Quem é que, depois de diagnosticado, vai dizer que ficava zanzando pela rua?

No caso dos idosos, alguém trouxe o vírus da rua e os infectou (um familiar, se estavam em casa, ou um cuidador se estavam em asilos, provavelmente como ocorreu em Passo Fundo).

Os bozominions agora se convenceram que o COVID-19 está viajando pelo ar e tem preferência em pousar dentro da casa das pessoas.

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/