Opinião do editor - É hora de sepultar a despudorada Constituição de 88

O Congresso comemora, esta manhã, os 30 anos da Constituição de 88.

É dia de lamento e não de comemoração.

A Constituição de 88 é um híbrido perverso de presidencialismo e parlamentarismo. Ela obriga a formação de governos de coalizão e conduz à mancebia corrosiva entre Executivo, Legislativo e Judiciário, o que acaba originando níveis intoleráveis de alto patrimonialismo, populismo, fisiologismo e demagogia, tendo como resultado o assalto aos cofres públicos por parte de políticos e empresários corruptos e corruptores.

É hora de sepultar a Constituição de 88.

Sem honra.

27 comentários:

Anônimo disse...

O SR é um autentico peemedebista. Muda de opinião e de lado á toda hora.
Criticou violentamente o Hadad que prometeu nova constituinte e agora reconhece que a constituição tem que ser mudada

Anônimo disse...

Antes tudo isso era culpa do PT mas, de agora em diante, qualquer "mal feito" que porventura venha a ser descoberto aí a culpa será da constituição de 88...

Anônimo disse...

No âmbito dos Poderes de Estado, no Executivo o presidente da República tornou-se refém do Congresso Nacional, ficando impedido de governar se não contar com o apoio do Parlamento. O resultado foi a utilização mal interpretada da frase da oração de São Francisco de Assis, “é dando que se recebe”, passando os ministérios, a serem conduzidos por pessoas despreparadas ligadas a partidos políticos. O Legislativo passou a ser substituído pelo Judiciário em temas polêmicos

Emmanuel disse...

Sem honra!

JORGE LOEFFLER .'. disse...



Concordo com o que pensas Polibio. Essa Constituição foi construída em minha ótica por verdadeiras quadrilhas que lograram chegar lá através do voto. Acabaram com a TRU que por ser uma TAXA era arrecadada pela União e dividida em iguais porções com os Estados. Assim havia dinheiro às rodovias vez que TAXA tem destinação específica. Criram em lugar da mesma o IPVA que cobrado por Estados e divido em iguais percentuais com os municípios os que gastam como melhor lhes convier. Daí surgiu uma verdadeira “fábrica de municípios”, lugarejos que não se sustentam e dos mais de CINCO MIL que se espalham pelo território nacional pouco mais de DUZENTOS não arrecadam nem mesmo o necessário ao sustento de suas Câmaras Municipais. Não bastasse isto, havia pouco mais de DOIS MILHÕES E TREZENTOS MIL TRABALHADORES RURAIS que nunca haviam contribuído à Previdência. Veio então um canetaço e todos foram agraciados com aposentadoria. Hoje pagamos a conta e lembro com nojo daquele cretino que sumiu no mar saudando a “CONSTITUIÇÃO CIDADÔ.

Justiniano disse...

Concordo com o editor.
É uma constituição que já nasceu retrograda. Uma constituição deve ser um texto enxuto básico de direitos e deveres, o resto que se discuta no judiciário.

Vejam a constituição americana tem somente 10 artigos e várias emendas. Aqui queriam resolver as questões do dia-a-dia do cidadão.

Anônimo disse...

Bom era antes de 88.

Anônimo disse...

Discordo veementemente! O que tem que fazer é regulamentar os artigos coisa que o Congresso não não fez. E fazer uma limpa nos direitos.
Joel

Anônimo disse...

deve ser a mesma Constituição que juntou a fome com a vontade de comer ao determinar que somente o Senado pode cassar capa preta do STF, que por sinal são os que podem julgar os senadores...

junte um presidente do Senado que tenha vários processos literalmente rolando no STF, com um pedido de impeachment de algum capa preta que julgará esses processos e tem-se ai a tempestade perfeita - para o mal do Brasil, claro...

a visão de independência do Estado brasileiro é bastante peculiar...




Anônimo disse...

Constituição mesmo é a dos USA, é a mesma desde a sua criação e raramente teve alguma mudança. Uma das poucas mudanças foi o Abraham Lincoln quando aboliu a escravidão.

País que vive mudando de constituição não é um país sério e com estabilidade. Deveriam ter mantido a mesma constituição desde a Proclamação da República e respeitado a democracia desde então.

Mudar de novo? Vivem fazendo emendas constitucionais. Não sei como esses políticos adoram trabalhar com tanta instabilidade. Sempre que entra um governo novo quer mudar tudo.

Assim o Brasil nunca terá tradição e estabilidade institucional.

Anônimo disse...

No hablas mierda!!! Culito.

Anônimo disse...

Concordo plenamente ! Essa constituição é uma vergonha ! A única coisa que me limita na crítica é que para mudar custa muito dinheiro, num Brasil já destruído pelo Lulopetismo. O ideal seria o que o General Mourão "comentou", a constituição americana que tem mais de 200 anos, quase imutável, foi feita por 59 notáveis, onde 39 nem políticos eram e nunca foram...mas Brasil é Brasil, com essa esquerdalha de bosta que ainda ronda por ai, com as universidades competindo entre elas para saber qual a mais suja e com pior ensino, ficaria difícil encontrar DOIS notáveis, imagine-se 59....

Anônimo disse...

Deverias sepultar é seu blog!

Emmanuel disse...

Quem lida com as leis constantemente, bem sabe que essa constituição é um arremedo ... uma colcha ... uma lista telefônica (do tempo que ainda existia)!
Tem que mudar? Obviamente! Mas, não para fazer uma igualzinha aos propósitos do PT! O que precisamos é um texto enxuto e coerente, civilizado, segundo princípios de direito que garantam, de fato, as garantias individuais do cidadão ... e não o encastelamento de grupos unidos por conveniências.
Hora de mudar e ... ponto!

Anônimo disse...

Concordo, editor, precisamos reformular nossa constituição. Demarcação de terras indígenas que não tem fim e integração da América Latina é muito prejudicial ao Brasil e ao povo brasileiro. Precisamos banir isso urgentemente da nossa Constituição.

A. Luís disse...

.
É hora, sim !
Acabar com todas as bandalheiras protecionistas de bandidos e periféricos !!!

Anônimo disse...

Mas agora pela manhã o governo eleito já declarou que sua administração vai ser pautada por ela (CF )

E ?

Anônimo disse...

E nas obrigações também.

Afinal ... ninguém cumpre nada mesmo !!

Só revoga e o resto a gente resolve nas ruas com paus e pedras mesmo !!

Anônimo disse...

Caro Políbio
Vc está certíssimo. Essa Constituição é um atraso de vida, feita pelos bandidos de colarinho branco,em seu proveito e escravizando o cidadão. E ainda por cima é chamada de "constituição cidadã". Quanta hipocrisia a cerimônia de homenagem a ela. Credo!
Esther

Anônimo disse...

Passou da hora, uma constituição que contempla a preguiça, vagabundagem, infinitos "DEREITOS" e poucas obrigações.

Anônimo disse...

>>

A tal Constituíção Cidadã foi concebida sob a repulsa ao regime militar por politicos de esquerda e dois anos antes do fim da União Soviética e da queda do Muro de Berlim. Isto é, foi feita uma Constituição esquerdista por esquerdistas num clima em que o presidente da república não foi escolhido pelo voto popular.

Essa Constituíção abriu as portas à corrupção, ao banditismo descontrolado e ao grevismo terrorista, como esse que o Cepergs pratica no Rio Grande.

Em qual outro país podem acontecer greves, e com frequencia cruel, no serviço público e em serviços essenciais que prejudicam única e exclusivamente o cidadão que trabalha e que paga impostos? Mais uma "consquista" da Constituíção Cidadã.

E graças a luta do hoje governador eleito de Goias, Ronaldo Caiado e seu grupo, a União Ruralista Democrática, direitos fundamentais para a Democracia foram preservados na Constituição. Os comunistas foram derrotados por poucos votos e os direitos à propriedade e a livre iniciativa foram salvos por um triz.

Alias, nem se trata de uma Constituição, mas de uma manual de instruções. Nesse manual foi colocado até o valor dos juros que podem ser cobrados pelo mercado. Uma piada! É impressionante o que tem de bancos e instituições de crédito por ai que afrontam a Constituição!

E o manual, feito por corruptos, feito por uma assembléia Constituínte que se elegeu graças ao golpe eleitoreiro do Plano Cruzado do Sarney, já recebeu centenas de modificações.

Graças a eles, os constituíntes corruptos de 1987, hoje é quase impossível a Justiça colocar um corrupto na cadeia tal a quantidade de pinduricalhos e recursos juridicos que o protegem.

Quanto a nossa liberdade, continuanos a ser cidadões de segunda classe, como por exemplo: somos obrigados a usar capacete no motociclo e cinto de segurança no carro, (que deveriam ser opções do cidadão, e não obrigações impostas pelo estado) e não podemos ter armas para nossa defesa. A legitima defesa é um direito fundamental do cidadão, mas não é garantido pela Constituíção.

<<

Anônimo disse...

Constituição socialista. Vai sair fora por velha e obsoleta.

Eduardo Celso Poiano disse...

Temer já indicou o caminho. Revisá-la através de PECs em temas específicos.

Anônimo disse...

Com a mão do dr. Ulisses, aquele velho gagá comido pelos tubarões e mais os enxertos de undécima hora do Jim das Selvas, digo do Nelson Jobim, só podia dar nesta porcaria que temos! E ainda tem gente, principalmente nosso judiciário corrupto que morre de amores por esta constituição fajuta. É só prestar a atenção nas últimas declarações dos excelsos e das excelsas. VERGONHA!

Anônimo disse...

Se eu fosse tubarão ... nem perto do velho gagá eu chegaria !!

Eu passarinho ...

Anônimo disse...

A Constituição Federal, na sua redação original, se continha falhas eram muito poucas. Os grandes problemas surgiram nas emendas constitucionais que a alteraram. Basta a revogação de certas emendas para a normalização, além da revogação de poucos dispositivos da redação original.
É inaceitável que se pretenda uma nova Lei Maior, sem a percepção de que foram emendas que a prejudicaram.

Anônimo disse...

A Islândia inovou e fez uma nova constituição colaborativa usando a internet. O povo participou diretamente.

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/