Artigo, Denis Rosenfield, Estadão - Mal-estar na sociedade brasileira

Se a moralidade pública se tornou uma bandeira política, é porque não faltaram razões que corroboram tal percepção.

Há um profundo mal-estar na sociedade brasileira. As pessoas estão tomadas pelo desânimo e pela insegurança, portadoras de grande descrença nos políticos e nos partidos. Se a moralidade pública se tornou uma bandeira política, é porque não faltaram razões que corroboram tal percepção. É bem verdade que a economia voltou a crescer, criando novas condições sociais, graças às reformas realizadas pelo atual governo. Porém tais efeitos ainda não se fizeram sentir ou não são percebidos como tal.

Não deveria, portanto, causar estranheza o fortalecimento da candidatura do deputado Jair Bolsonaro, na medida em que ele consegue dar vazão ao sentimento de uma sociedade cansada de desmandos. Pretender desqualificá-lo como sendo de extrema direita nada mais é que uma reação de tipo ideológico, pois não leva em consideração que suas posições estão enraizadas na sociedade. Ele não é uma “bolha” que logo estourará, mas um fenômeno que expressa questões e posições de uma sociedade que está de saco cheio de tudo o que está aí.

A descrença da sociedade nos políticos e nos partidos em geral tem sérias razões. Não há praticamente nenhum grande partido que escape. 

CLIQUE AQUI para ler tudo.

8 comentários:

Anônimo disse...

Estão subestimando o Bolsonaro.
Ele vai ao encontro básico dos anseios da população, não é ladrão, mais nada.
Quatro anos de um governo honesto e o Brasil deslancha.

Anônimo disse...

Nada é por acaso, o tacho da sociedade brasileira já encheu.Os politicus é quem levaram a essa situação, principalmente os politicus da esquerda.Apenas estão colhendo o que plantaram ao longo dos anos e principalmente jos últimos 15 anos.Os Militares trabalhavam com um orçamento anual, 10% do atual e fizeran N vezes mais pela sociedade brasileira.Pergunta simples que não quer calar, o que fizeram com toda essa dinheirama no pós 1984.A mesma pergunta serve para o Estado do Rio de Janeiro, mesma renda per capta de São Paulo, um Estdo 5 meves menor territorialmente

Anônimo disse...

Nada é por acaso, o tacho da sociedade brasileira já encheu.Os politicus é quem levaram a essa situação, principalmente os politicus da esquerda.Apenas estão colhendo o que plantaram ao longo dos anos e principalmente jos últimos 15 anos.Os Militares trabalhavam com um orçamento anual, 10% do atual e fizeran N vezes mais pela sociedade brasileira.Pergunta simples que não quer calar, o que fizeram com toda essa dinheirama no pós 1984.A mesma pergunta serve para o Estado do Rio de Janeiro, mesma renda percapta de São Paulo, um Estado 5 vezes menor territorialmente, mais fácil gerir, e com serviços publicos muito piores que os de São Paulo? E Ainda o Rio é o maior recebedor de Royalties de Petroleo do Brasil.

Anônimo disse...

Essa desesperança pode desaguar em direções preocupantes. A classe política não representa o anseio da sociedade de ter um país com segurança, honestidade e qualidade de vida, o que inclui trabalho, educação e saúde. E esse Lula ainda quer ser cAndidato candidato com auxílio de uma justiça leniente e jornalistas indecentes pela ideologia do atraso.

Anônimo disse...

Sensacional artigo. Mais uma vez o Prof. Denis acerta no alvo.

Anônimo disse...

Esse "mal estar ", acompanha-me desde 2003 !!!!!!!!!!!!!!!

Anônimo disse...

GRANDE DENIS. É CORAJOSO, APOIOU TEMER POR SER AMIGO DO GEN. ETCHEGOYEN. SABE QUE O PMDB NÃO TEM FUTURO. ESTA FECHANDO COM BOLSONARO QUE ANTECIPOU; VISUALIZOU QUE CHEGARÍAMOS NESSE MOMENTO: SEM UMA DIREITA A NÃO SER ELE. COM UM CENTRO PODRE. E COM UMA ESQUERDA ATRASADA, PODRE, IDEOLÓGICA E VENDIDA! O POVO QUER APENAS DUAS COISAS DO PATRIOTA ESTADISTA BOLSOBARO: ORDEM E PROGRESSO.

Gilberto Hendges disse...

Não me surpreende o artigo escrito pelo Dênis. A muito tempo venho acompanhando suas reflexões que são de uma honesta intelectualidade sem par. Poderia ficar aqui tecendo comentários sobre minha percepção do que ele escreve com tanta propriedade...Lamento profundamente terem excluído da ZH a sua coluna semanal...É claro que os motivos são óbvios...As forças do mal que estão vilipendiando nossa amada Pátria se fazem presentes para conquista de verbas generosas para o gaudio da ladravagem ...

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/