Artigo, Gustavo Ioschpe, revista Veja - As escolas ajudam a formar patifes no Brasil

A pergunta que se coloca urgentemente, antes que passemos por mais um impeachment, Lava-Jato ou mensalão, é o que devemos fazer para mudar. A resposta mais óbvia-precisamos que o s pais deem melhores ensinamentos e exemplos para seus filhos – é inexequível. Não podemos nos imiscuir na maneira como pais se comportam em casa. As duas instituições-chave do Estado (portanto, sob nosso controle) que precisam ser acionadas nesta luta são a escola e o Judiciário.

Apesar de todo o blá-blá-blá sobre formar cidadãos conscientes, nossas escolas ajudam na formação de patifes. Porque são, elas mesmas, instituições profundamente antiéticas. Alunos colam em quase todas as provas e os professores fazem vista grossa. Também, pudera: a maioria dos mestres também é aética. Falta às aulas, chega atrasada, não cumpre com suas obrigações profissionais.

O professor médio brasileiro não está em condições morais de cobrar comportamento virtuoso de seus pupilos.

CLIQUE AQUI para ler mais. 

10 comentários:

Unknown disse...

Bingo... pela informatização plena do ensino com conteúdos universais... professores seriam monitores e consultores!!!
Porém, antes temos que combater a segurança... e ter computadores cativos do sistema de ensino, que só permitam seu uso pelo aluno e na escola!!!

Unknown disse...

E que se frise... vamos levar décadas para varrer a deseducação marxista populista bolivariana das nossas escolas e universidades!!! Sem sombra de dúvidas, o pior legado da petralha!!! É só ver o IDEB recentemente divulgado... uma vergonha... e nós gaúchos estamos na rabeira...
Nada que as pesquisas eleitorais não esclareçam... e dá-lhe polêmica do shortinho!!!
Porto Alegre merece!!!

Anônimo disse...

Pata Educadora.

Anônimo disse...

Excelente artigo !!!
Mas é um assunto proibido entre os professores !!!
Porque nossos professores do passado eram respeitados ??? Resposta : eram pessoas com uma conduta ética impecável !!!

Anônimo disse...

Certamente o sr. Ioschpe não foi educado numa escola de patifes. Tem formação no exterior.

Anônimo disse...

Se ele tiver filhos certamente mandará estudar no exterior, longe dos patifes.

Anônimo disse...

Matou a pau, é bem isso mesmo! Um professor se aposentar aos 25 anos de trabalho já é anti-ético!

Evandro Castilho disse...

Sou professor e anti-PT. Meu nome é Evandro Castilho, não sou Unknown ou Anônimo.E 25 anos lidando com três turnos com 150 alunos por escola não é pouca coisa. Extremamente desgastante. Sugiro estágio apenas como voluntário numa escola. Ótima experiência.
Os conteúdos universais que existem dizem respeito unicamente às matérias de Matemática, Física, Química e Biologia. Um currículo escolar tem de ter LP, Literatura, Língua Estrangeira, Educação Física, Artes, Sociologia, Filosofia História (Geral e do Brasil) Geografia (Geral e do Brasil), além de prática de educação em temas transversais são necessários conforme a problemática local. Como os senhores podem ver a necessidade do alunado é bem complexa.
Computadores com tais restrições pressupõem redes censuradas e seriam repudiadas e muito caras. Quanto mais aberto o sistema, melhor.
Educação é um processo caro e que requer vontade política da sociedade e governantes e paciência e calma do professor e da comunidade. Eleições estão aí. Votem em candidatos em quem confiem e votem bem.
Nós, professores, convivemos cotidianamente com o contraditório. Muito raramente convivemos com patifarias em nosso dia a dia. Houve um assalto aos cofres públicos, mas os professores, médicos, bombeiros, policiais e servidores públicos profissionais foram extremamente prejudicados.Lutar cotidianamente contra ideologização da educação não é o mesmo que negar que o ser humano não seja político ou que a ideologia não seja discutida em sala de aula sem direcionamento partidário. Há que haver equilíbrio.
Creio que todos nós temos de partir para um processo reflexivo como professores e educadores que TODOS somos. E votar bem. Obrigado pela atenção.

Anônimo disse...

Deixar colar nas provas é uma preciosa arma usada pelos professores petralhas
para cultivar os seus "curraizinhos eleitorais". Dizem os mestres petralhas
AINDA não abonados e que pretendem chegar e assaltar aos recheados cofres como fizeram Lula e Dilma, que QUEM NÃO TEM CACHORRO CAÇA COM GATO. Assim pretendem
chegar a perfeição da roubalheira. E DÊ-LHE COLA!!!

Anônimo disse...

PT DESMONTOU A EDUCAÇAO, TODOS OS INDICES PIORARAM EM 13 ANOS, A EDUCAÇAO DESPENCOU,...... OS ALUNOS Q ENTRAM NAS FACULDADES NAO ACOMPANHAM E DESISTEM, O NUMERO DOS QUE DESISTEM AUMENTOU E MUITO, NAO DIANTA ENTRAR NA FACULDADE P DIZER APENAS, PT QUE DA GOLPES- MENTEM O TEMPO TODO, ALUNOS NAS FACULDADES MAS NAO DIZEM Q AS MESMAS ESTAO SUCATEADAS NEM PAPEL HIGIENICO TEM, PT CORTOU BILHOES DAS UNIVERSIDADES, AS PESQUISAS DE ANOS ESTAO SE PERDENDO, CAOS TOTAL SALAS CHEIAS SEM ESTRUTURA NAO CONSTRUIRAM PREDIOS NOVOS, SALAS ESTAO SUPER LOTADAS, CAOS TOTAL

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/