KGB revela que o escritor gaúcho Josué Guimarães era espião da União Soviética

Josué, de barba, ao lado de Érico Veríssimo.

No dia 12 de março deste ano (2016), o jornal semanário português Expresso publicou em sua Revista E uma longa matéria investiga sob  o título “Arquivo Mitrokhin – a rede do KGB em Portugal”.  Nos arquivos, o escritor gaúcho Josué Guimarães é apontado como espião assalariado da KGB. CLIQUE AQUI para examinar o original da reportagem do jornal português.

O jornalista Vitor Vieira, editor do blog VideVersus, repercutiu reportagem do jornal Expresso, Lisboa, que publicou tudo no dia 12 de março. O caso não teve repercussão no Brasil. Hoje, depois do material de Vieira, o jornal Zero Hora repercute declarações de amigos e familiares de Josué Guimarães, negando que ele tenha sido espião de Moscou.

Leia o texto de VideVersus:

A matéria do jornal Expresso se baseou em consulta aos arquivos do ex-expião soviético Vasili Nikitch Mitrokhin, o qual procurou os serviços de informação ingleses em 1992, e acabou entregando um poderoso arquivo que ele subtraiu da KGB, onde tinha trabalhado quase toda sua vida. Esses documentos estão depositados hoje na Universidade de Cambridge, na Inglaterra. Boa parte dos documentos segue classificada pelos serviços de segurança e ainda sem acesso público. Mas, boa parte do material foi desclassificada e tem acesso permitido para pesquisa. O jornal Expresso fez matéria para mostrar a íntima relação do Partido Comunista Português com a espionagem soviética, sobre como seus membros trabalhavam como espiões a serviço da União Soviética, que remunerava por seus serviços. Curiosamente, na página 15 desta matéria, o jornal Expresso relata que um conhecido intelectual brasileiro, o escritor Josué Guimarães, que se auto-exilou em Portugal na década de 70, foi recrutado e serviu por longos anos como espião a serviço da KGB soviética, tendo continuado nesse trabalho até mesmo após seu retorno ao Brasil. Não houve qualquer repercussão no Brasil a esse respeito.

CLIQUE AQUI para ler tudo.

16 comentários:

Anônimo disse...

Sempre no RS, incrível.

Anônimo disse...

A VERDADE um dia vem a tona!

Tai a explicação de LFV ser vermelho, coitado teve a mente instruída desde pequenino.

Anônimo disse...

Grande novidade. No Brasil sempre tivemos espiões e alguns traidores, muitos vendilhões da Pátria e uma infinidade de corruptos, quase todos envolvidos em política. Ofereça uma grana legal e aparecerão aos magotes para pegar a oferta.

Anônimo disse...

União Soviética remunerar é a coisa mais lógica e fácil de se aceitar.

Basta fazer analogia com o que aconteceu aqui mesmo no Brasil durante o governo cleptopetista. Qualquer vagabundo que se dispusesse a colaborar com o regime não era remunerado com o dinheiro do contribuinte, por fora, por dentro, por fora e por dentro?

Naquela época nada mais fácil para a URSS do que pagar gente em todo o mundo com o dinheiro do contribuinte. E se reclamassem de algum desvio, de alguma lei marota semelhante à Rouanet daqui, mandavam logo o sujeito para algum Gulag.

Anônimo disse...

Não é novidade, Olavo de Carvalho já havia dito isso varias vezes sobre jornalistas envolvidos com a KGB após abertura dos arquivos da KGB na Tchecoslováquia encontrado por Mauro Abranches tradutor brasileiro que morava na Polônia. São vários, vários, vários jornalistas brasileiros. A podridão e grande.

Anônimo disse...

Para a esquerda isto é um absurdo, mas Moro treinado pelo FBI é verdade...

Anônimo disse...

-E por falar em comunistas gaúchos, vale conferir:

http://cristaldo.blogspot.com.br/2013/09/um-gaucho-de-coragem-historia-e-um-lago.html

Anônimo disse...

Olavo de Carvalho tem varios nomes de espioes comunistas no Brasil, que ele recusa a abrir pois muitos ainda estao vivos.

Anônimo disse...

Todo mundo indignado com a notícia.
Por quê?
Não pode?
Qual o problema do cara ser informante da KGB durante a guerra fria?
Ser espião é desonestidade?
Além disso,espião é espião.É extremamente dissimulado.Por isso,é claro,Josué nunca demonstrou,nem poderia,culto e esclarecido como era.
Só queria consolar os indignados."Não seje por isso".

Anônimo disse...

RS, URUGUAY, ARGENTINA E CHILE CELEIRO DE COMUNISTAS. OLHE EM PORTO ALEGRE MAIS DE 800 MIL COMUNISTAS E A CIDADE CADA DIA FICA UM LIXO PIOR.

Anônimo disse...

A Subversão nos Países-alvo da Extinta URSS - Yuri Bezmenov (Palestra completa)

Nesta palestra do desertor da KGB ele explica como eram cooptados pretensos "intelequituais" para implantar a AGENDA COMUNISTA nos países ocidentais. Usavam os chamados IDIOTAS ÚTEIS.

https://youtu.be/iK4kZSU-5Cg

Anônimo disse...

E ainda há os que se surpreendem... mas tem mais, muito mais.

Anônimo disse...

Vejam que no comunismo também levam a sério e praticam a máxima de que
"o segredo é a alma do negócio"! Quantos comunistas enrustidos ainda tem
no Brasil neste esquema??? Afinal, ninguém gosta mais de dinheiro do que comunista, embora em público façam falso voto de pobreza.Nada mais falso dizer
QUE COMUNISTA NÃO GOSTA DE DINHEIRO!!! Quem duvidar é só pensar se já viu algum comunista fazendo alguma coisa de graça para alguém.

Anônimo disse...

Se algum jornalista brasileiro levanta uma lebre assim logo é taxado de lunático, há muito o que revelar pelo que vemos.

Anônimo disse...

--http://cristaldo.blogspot.com.br/2013/09/um-gaucho-de-coragem-historia-e-um-lago.html

Anônimo disse...

Estas ligações já eram conhecidas nos anos 40-50. Agora aparece a confirmação.

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/