Editorial, Zero Hora - O círculo vicioso da gestão irresponsável

Depois de legar a pior herança maldita da história dos governos do RS, ele resolveu mduar para o Rio.


O editorial a seguir, Zero Hora de hoje, bate no ponto central que explica as crises fiscais de 10 Estados brasileiros, inclusive RS, um dos que está em pior situação: a gestão irresponsável. O jornal poderia ter dado nome aos bois. No caso do RS, o gestor irresponsável tem nome, nome do meio e sobrenome: Tarso Fernando Genro, PT. Ele assumiu um governo com as contas equilibradas e passou uma herança maldita de cimensões oceânicas para Ivo Sartori, tudo por conta de gastos perdulários, comprometimentos de despesas futuras sem casamento com receitas previsíveis, ataques devastadores sobre recursos do caixa único e dos depósitos judiciais, gestão incompetente, corporativismo, patrimonialismo, demagogia e populismo barato. O jornal nada diz sobre isto, mas vale ler, porque fasz agora o que não fez durante o governo Tarso Genro, sequer para preveni-lo. 

Pelo menos 10 Estados brasileiros vêm atrasando sistematicamente pagamentos a fornecedores e servidores públicos, devido à crise de arrecadação, ao desequilíbrio entre receitas e despesas, mas principalmente por conta da gestão irresponsável. Levantamento feito pela Folha de S. Paulo nos relatórios orçamentários entregues pelos Estados ao Tesouro Nacional mostra que a dívida acumulada, apenas nos primeiros quatro meses deste ano, já chega a R$ 11,4 bilhões. Os atrasos, os parcelamentos e até mesmo o calote adotados pelos administradores públicos produzem um ciclo perverso para a economia e para a vida dos cidadãos, que resulta em endividamento familiar e desemprego.

Como as despesas continuam crescendo, especialmente em decorrência de compromissos assumidos por administrações anteriores com reajustes e contratações de servidores, só resta aos governantes atrasar os pagamentos como forma de rolar a dívida sem pagar altos juros para o mercado financeiro. Na verdade, os gestores de Estados muito endividados nem sequer podem recorrer a empréstimos bancários, pois a legislação os impede. 

O mais paradoxal desse caos administrativo é que os servidores aparecem como vítimas e vilões ao mesmo tempo.

CLIQUE AQUI para ler tudo.

14 comentários:

Anônimo disse...

INTERESSANTE: O PMDB assumiu o governo do Estado pela primeira vez, com PEDRO SIMON e adivinhe o que ele disse, ao assumir: O Rio Grande está quebrado. E quem era o governador que o antedeu: Jair Soares do PP.

A SEGUNDA VEZ QUE o PMDB assumiu o governo do Estado foi com BRITO e adivinhe o que ele disse, ao assumir: "....o Rio Grande está quebrado...."; E quem era o Governador que o antecedeu: Alceu Colares, do PDT. E dá-lhe privatizações, PDV e aumento de impostos;

A TERCEIRA vez que o PMDB assumiu o governo do Estado foi com o RIGOTO e adivinhe o que ele disse, ao assumir: " ....o Rio Grande está quebrado...."; E quem era o Governador que o antecedeu: Olivio Dutra, do PT. e dá-lhe aumento de ICMS;

A QUARTA VEZ que o PMDB assumiu o governo do Estado foi o tiririca da serra e adivinhe o que ele disse, ao assumir: "....o Rio Grande está quebrado....". E dá-lhe aumento de impostos e retirada de direitos dos servidores.

Anônimo disse...

Mudou para o rio????? graças a Deus.. que fique por lá nos próximos 200 anos

será que a filha não quer ir também?

Anônimo disse...

Na verdade,Tarso Fernando Hertz Genro.
O "Hertz"sempre ficou meio enrustido.

Anônimo disse...

É realmente lamentável que o povo não tenha ideia do grande mal que o Tarso causou ao RS.
Certamente foi o pior governante da nossa história que, primeiro por incompetência e depois por má fé, arrasou as finanças do estado.
Não é questão de opinião nem de ideologia. Os dados estão aí para serem consultados e comprovados.

Anônimo disse...

Foi embora pro Rio pra ver se passa despercebido. Em PA seria difícil, pois teria que ficar o tempo todo dando explicações sobre a herança deixada para os gaúchos.

Anônimo disse...

Quem precisa dar nome aos bois é o vagabundo covarde do governador. Ja que ele nao se presta a uma ação enérgica contra a bandidagem (vale pra sindicatos ocupadores), que diga CLARAMENTE a quem acreditou nele por que nao se faz nada!!!

Anônimo disse...

Políbio,

É um digno representante dessa esquerdalha botocuda que destruiu o RS. Como nada é tão ruim que não possa piorar, das suas poesias onanistas ainda conseguiu reproduzir.

Anônimo disse...

As contas de Tarso Genro não foram aprovadas por unanimidade e "com louvor" pelo TCE ou eu to loco ou o editor tá loco?

Anônimo disse...

Depois de transformar o Rio Grande do Sul em um caldeirao do caos , Tarso mudou-se para o Rio . A estoria nao tem um final feliz, pois sua filha Luciana completara sua " obra" e ingressaremos no quarto mundo , em breve !!!

Anônimo disse...

Alô gauchada, politizada ao extremo, que sabe votar. Em 2018, votem novamente no tarso genro, pq a filhinha já será a prefeita da capital este ano, prá que elle com a competência de que é capaz, ajeite as finanças do estado que elle ajudou a quebrar. Sou mais elegerem o Olívio dutra. Com governos do PT, o CPERS, não fará greves e finalmente as crianças gaúchas não perderão aulas.

Anônimo disse...

Correto.

Anônimo disse...

Uma bala perdida tão comum no RJ poderia acertar ele, não faria falta alguma e sobraria 30 mil mensais do nosso bolso.

Unknown disse...

Tomara que leve uma bala perdida....

Joao Freire disse...

O Hertz é judeu. Já viram um judeu comunista ?

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/