Recessão do governo Dilma já eliminou 181 mil empregos do varejo no Brasil

Economistas, empresários e consultores ouvidos pelo Valor afirmaram ao jornal na edição deste final de semana, que o momento atual revela um um encolhimento das vendas até maior que o verificado 20 anos atrás, quando Mesbla, Mappin, G. Aronson e dezenas de redes médias desapareceram do mercado. Alberto Serrentino, consultor na área há 20 anos, analisa:

- Não houve queda tão abrupta nas vendas como a atual.

Leia a reportagem completa:

Em 2015, o varejo restrito, que exclui automóveis e materiais de construção, teve queda de 4,3% nas vendas, pior número da série histórica iniciada em 2001. Janeiro de 2016 foi o pior mês em vendas (dessazonalizadas) desde 2005, para o mesmo mês.

Na crise dos anos 90, as seis maiores falências ou concordatas levaram à eliminação de 15 mil postos de trabalho e ao fechamento de 400 lojas. Em 2015, foram fechadas 100 mil lojas e eliminados 181 mil empregos, segundo cálculos da Confederação Nacional do Comércio, Bens, Serviços e Turismo (CNC). “Temos que entender a relevância do setor. Se uma fábrica fecha mil vagas é uma movimentação. Se o varejo fecha cem mil lojas não se fala sobre isso”, disse Artur Grynbaum, presidente do Grupo Boticário.

Há consenso no setor, porém, de que a perda no ritmo de crescimento da inflação durante o ano pode melhorar o cenário. Eventual recuperação no nível de confiança do consumidor no segundo semestre – caso o ambiente político se desanuvie – também pode pesar favoravelmente. Nesse caso, o varejo de alimentos e as farmácias devem ser os primeiros a recuperar vendas ainda neste ano.

CLIQUE AQUI para ler tudo. 

7 comentários:

Anônimo disse...

Políbio,

O que o Sartori vai fazer esta semana(com 1 ano de atraso) com o Orçamento do RS será o mesmo que o temer ou qualquer outro que entrar terá que fazer no Brasil.

A dor do "Ajuste Brasil" será infinitamente maior que o "Ajuste RS".

Inclusive deveria "barrar" as aposentadorias precoces de policiais que estão destruindo a Segurança no RS pela perda de efetivo impossível de ser reposta na mesma velocidade.

JulioK

Anônimo disse...

Pelos números oficiais são 10 milhões de desempregados.
Vamos dobrar a meta.
Alguém ainda tem dúvidas da tal CONVULSÃO SOCIAL, que está a caminho ?

Anônimo disse...

MESMO SE ALGO MUDAR POLITICAMENTE, POVO CONSCIENTE DEVE CONTINUAR COMPRANDO SOMENTE O ESSENCIAL. NADA DE GASTOS.

A LINHA DE PROPAGANDAS SEMPRE É TENTAR TIRAR O MÁXIMO DE DINHEIRO POSSÍVEL DAQUELES QUE AINDA TEM, DEPOIS FAZER PARCELAMENTOS EM ATÉ 72 VEZES, PARA QUE
O MENOS FAVORECIDOS PENSEM QUE TAMBÉM PODEM TER.

CREIO QUE ISSO NA ATUALIDADE JÁ ESTÁ SENDO SENTIDO, ESTAMOS MUDANDO.

fred oliveira disse...

Infelizmente, observando o cenario tecnicamente, este ano sera' pior que o ano passado. caso Dilma saia, pode haver um inicio de melhora no quadro, com diversos agentes economicos se animando e o povo aumentando um pouco a confianca, porem, mesmo assim, a recuperacao sera' um tanto dolorosa. A queda dos indicadores foi assustadora e o mal gerenciamento das contas publicas, um verdadeiro desastre. Vamos vencer isto mas o reajuste do Brasil ser'a um tanto doloroso, lamentavelmente.

Anônimo disse...

Se tá bom assim, pra que melhorar.

Se ficarem com dinheiro para pagar os estudos irão virar "coxinhas"!
E aí os PTRALHA não irão gostar.

Tataum disse...

Então empatou, pois o Brasil tem 181.000 leis!

Anônimo disse...

Não foi só nos últimos 10 ou 20 anos. Isso acontece há décadas e sempre foi mascarado. E as causas são sempre as mesmas. Educação fraca, desindustrialização, fatores culturais, infraestrutura e etc.

Países com os melhores índices nesses setores são justamente os que mais investiram e administraram com eficiência essas áreas.

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/