Padilha insiste com proposta de concessão do Salgado Filho para empreendedor que toque novo aeroporto 20 de Setembro.

As principais lideranças do PMDB no Estado estiveram com Sartori e alguns dos seus auxiliares diretos na reunião que pediu o ministro da Aviação, o deputado gaúcho Eliseu Padilha.

. O ministro quis expor as metas do governo federal para a área, cujo foco, a pedido de Dilma, será a integração nacional via aeroportos e aviação.

. No RS, a prioridade é a questão do aeroporto metropolitano. Padilha trabalha com a hipótese de conceder o Salgado Filho para empreendedores que topem também construir o aeroporto 20 de Setembro, enquanto ampliam pista e terminais de Porto Alegre.

. O ministério da Aviação possui verbas orçadas, disponíveis, para este ano, de R$ 4 bilhões.

- O governo federal também trabalha com a hipótese de que o ministério da Aeronáutica se interesse pelo aeroporto 20 de setembro, levando para lá a base aérea de Canoas, liberando-a para desafogar o Salgado Filho de alguns dos seus vôos. 

11 comentários:

Anônimo disse...

quero ver alguém viajar para portão só para pegar um voo
quanto de táxi?
terá um trem moderno e eficiente como na Europa?

Anônimo disse...

Me parece uma boa mesmo a saída da Base Aérea pra Portão e a transformação da atual Base num aeroporto, que, inclusive, poderia ser integrado ao Salgado Filho tanto por aeromóvel sobre a freeway como por uma pista de rolamento entre a pista do Salgado Filho e a pista da Base e respectivos pátios, como ocorre no aeroporto internacional de Leipzig na Alemanha, conforme foto exemplificativa no link abaixo:

http://lh5.ggpht.com/-QdcKC47nvqw/URNNrWyg_gI/AAAAAAAAkTg/ctev2P72NXc/Leipzig-Halle-airport-5%25255B10%25255D.jpg?imgmax=800

Anônimo disse...

O novo aeroporto tem de sair em Portão porque é a única área disponível para a construção e não adianta bater pé porque não muda nada. E por que ir de taxi se pode dirigir ou ir de ônibus- aliás, em Portão existe espaço para um estacionamento bem mais barato e espaçoso, afinal a área é 5 vezes maior que a do Salgado Filho!!

Anônimo disse...

Quanto custa transformar o campo de pouso Salgado Filho aumentando em 900 metros sua pista e melhorando a área de embarque? E parem com firulas e paranóias de que fica no meio da cidade, de que tem edifícios muito altos perto que só servem de enrolação para não agir. Quanto custa um novo aeroporto com toda a infraestrutura de acesso também? Quanto tempo demorará um ou outro usando uma cabeça primeiro mundista?

Anônimo disse...

Desculpe, mas haveria outras áreas sim, como Eldorado do Sul ou a da própria Base Aérea de Canoas, que poderia ser transferida.

E ônibus não é solução. Vide os assaltos que occorem no Frescão do Galeão e até mesmo no ônibus de Confins, além de que ficam presos no engarrafamento tb. Aeroporto longe só se tiver trem expresso.

E outra, quem vai ficar muitos dias fora não tem como ir de carro, pois a família precisa do carro se nãp tiver outro e as diárias de estacionamento certamente seriam igualmente proibitivas no novo aeroporto, já que serviriam de receita pra custear os gastos das obras do referido aeroporto.

Anônimo disse...

Políbio,

Essa história de "Novo Aeroporto" esta virando fetiche do PT+PMDB.

O Salgado Filho, mesmo com pista curta, sempre será o aeroporto de MAIOR movimento no Rio Grande do Sul, mesmo quando construirem o tal "20 de Setembro".

Vão obrigar um porto-alegrense VIAJAR até Portão para pegar um voo direto para Miami??????

Resultado: - O porto-alegrense vai pegar um voo até Campinas/Guarulhos/Galeão e dali vai a Miami, como já faz hoje.

Só faz "POA-MIA direto" quem compra "pacote CVC"!!!

JulioK




Anônimo disse...

Agora que o padilha tem um belo cargo o feitor deste blog vai elogiar????
Rsrsrsrsrsrsrs
Nem disfarça

Anônimo disse...

Políbio, agora todo político quer ser "pai" desss novo aeroporto de Portão. Seria importante lembrá-los que após a sua inauguração o povo não elegerá mais os ditos cujos nem pra síndico de prédio, pois lembrarão dos infelizes representantes a cada amarga corrida de táxi da capital até Portão.

Seria importante que se olhasse o óbvio, que é o custo atual de uma corrida de táxi do Centro de BH até Confins, da Avenida Paulista até Guarulhos e da Praia da Ponta Negra até o novo aeroporto de Natal, todos muito distantes. Uma corrida do Galeão até a Barra tb merece destaque.

Se do Centro de POA até Portão já custará um absurdo a corrida, coitado então de quem mora ou vir a morar em Ipanema ou na Tristeza.

É fato, Natal/RN atualmente que o diga, essa tchurma do aeroporto de Portão será muito bem lembrada negativamente nas urnas depois das extorsivas corridas de táxis que virão.

Anônimo disse...

Vão jogar no lixo todo o milionário investimento já gasto nas remoções já realizadas da transferência da Vila Dique e na terraplanagem do terreno do novo terminal de cargas em construção?

E tudo isso pq aparentemente não analisaram devidamente o solo antes, que é vizinho ao histórico Campo de São João (vulgo Salgado Filho) que funciona assim desde o século passado em solo de terreno "vizinho"?

E outra coisa que não entendo. Como podem dizer que se ampliarem a pista e terminais do Salgado Filho só fariam um novo aeroporto após o esgotamento do atual? O erro brasileiro não é justamente deixar pra resolver tudo apenas quando explode o problema? Cadê o planejamento? O que impede a realização de ambos? A imprensa não questionará isso?

Se optarmos por um novo aeroporto teremos que sofrer até lá com o atual neste estado porque? E se optarmos por investir no atual, o que impede de agir inteligentemente como o primeiro mundo faz e pensar concomitantemente a longo prazo tb?

A mim a Base de Canoas + a ampliação do Salgado Filho é a melhor opção.

Anônimo disse...

Se após 12 anos do PT no governo federal (8 anos de Lula e 4 de Dilma) o PT agora desistir da ampliação da pista do Salgado Filho isso será praticamente uma assunção de incompetência.

A última grande obra relevante no Salgado Filho foi a construção do atual terminal 1 por FHC, inaugurado em 11/09/2001.

Quando o PT instalou o equipamento anti-neblina ILS-II depois de muito atraso o que POA precisava já não era mais o ILS-II e, sim, o ILS-IIIA, que permite operações sob qualquer condição climática.

O aeronóvel liga apenas o terminal 1 ao trensurb enquanto que em qualquer outro lugar do mundo o mesmo certamente tb ligaria o terminal 2 ao trensurb, bem como a ligação entre os terminais.

Sem falar que quando o terminal 1 foi inaugurado por FHC a capacidade declarada dele era de 4,4 milhões de passageiros/ano, a se somar ao antigo terminal (com capacidade pra 1,5 milhão/ano). Veio o PT e fez apenas uma pequena área provisória para check-in da TAM e uma pequena sala de embarque e outra minúscula sala de desembarque anexas e declarou que com isso o Salgado Filho passou a ter capacidade superior a dez milhões/ano. Piada sem graça.

Se nem a ampliação da pista sair, que vista o crachá de incompetente. Mais de uma década é tempo mais que suficiente para terem ampliado a pista e os terminais.

Anônimo disse...

Em época de mensalão e petrolão falar-se na execução de novas grandes obras federais tocadas por grandes empreiteiras nacionais na vigência do governo Dilma, é falta de consciência da realidade !

PARA TUDO !

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