Padilha insiste com proposta de concessão do Salgado Filho para empreendedor que toque novo aeroporto 20 de Setembro.

As principais lideranças do PMDB no Estado estiveram com Sartori e alguns dos seus auxiliares diretos na reunião que pediu o ministro da Aviação, o deputado gaúcho Eliseu Padilha.

. O ministro quis expor as metas do governo federal para a área, cujo foco, a pedido de Dilma, será a integração nacional via aeroportos e aviação.

. No RS, a prioridade é a questão do aeroporto metropolitano. Padilha trabalha com a hipótese de conceder o Salgado Filho para empreendedores que topem também construir o aeroporto 20 de Setembro, enquanto ampliam pista e terminais de Porto Alegre.

. O ministério da Aviação possui verbas orçadas, disponíveis, para este ano, de R$ 4 bilhões.

- O governo federal também trabalha com a hipótese de que o ministério da Aeronáutica se interesse pelo aeroporto 20 de setembro, levando para lá a base aérea de Canoas, liberando-a para desafogar o Salgado Filho de alguns dos seus vôos. 

11 comentários:

  1. quero ver alguém viajar para portão só para pegar um voo
    quanto de táxi?
    terá um trem moderno e eficiente como na Europa?

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  2. Me parece uma boa mesmo a saída da Base Aérea pra Portão e a transformação da atual Base num aeroporto, que, inclusive, poderia ser integrado ao Salgado Filho tanto por aeromóvel sobre a freeway como por uma pista de rolamento entre a pista do Salgado Filho e a pista da Base e respectivos pátios, como ocorre no aeroporto internacional de Leipzig na Alemanha, conforme foto exemplificativa no link abaixo:

    http://lh5.ggpht.com/-QdcKC47nvqw/URNNrWyg_gI/AAAAAAAAkTg/ctev2P72NXc/Leipzig-Halle-airport-5%25255B10%25255D.jpg?imgmax=800

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  3. O novo aeroporto tem de sair em Portão porque é a única área disponível para a construção e não adianta bater pé porque não muda nada. E por que ir de taxi se pode dirigir ou ir de ônibus- aliás, em Portão existe espaço para um estacionamento bem mais barato e espaçoso, afinal a área é 5 vezes maior que a do Salgado Filho!!

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    1. Desculpe, mas haveria outras áreas sim, como Eldorado do Sul ou a da própria Base Aérea de Canoas, que poderia ser transferida.

      E ônibus não é solução. Vide os assaltos que occorem no Frescão do Galeão e até mesmo no ônibus de Confins, além de que ficam presos no engarrafamento tb. Aeroporto longe só se tiver trem expresso.

      E outra, quem vai ficar muitos dias fora não tem como ir de carro, pois a família precisa do carro se nãp tiver outro e as diárias de estacionamento certamente seriam igualmente proibitivas no novo aeroporto, já que serviriam de receita pra custear os gastos das obras do referido aeroporto.

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  4. Quanto custa transformar o campo de pouso Salgado Filho aumentando em 900 metros sua pista e melhorando a área de embarque? E parem com firulas e paranóias de que fica no meio da cidade, de que tem edifícios muito altos perto que só servem de enrolação para não agir. Quanto custa um novo aeroporto com toda a infraestrutura de acesso também? Quanto tempo demorará um ou outro usando uma cabeça primeiro mundista?

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  5. Políbio,

    Essa história de "Novo Aeroporto" esta virando fetiche do PT+PMDB.

    O Salgado Filho, mesmo com pista curta, sempre será o aeroporto de MAIOR movimento no Rio Grande do Sul, mesmo quando construirem o tal "20 de Setembro".

    Vão obrigar um porto-alegrense VIAJAR até Portão para pegar um voo direto para Miami??????

    Resultado: - O porto-alegrense vai pegar um voo até Campinas/Guarulhos/Galeão e dali vai a Miami, como já faz hoje.

    Só faz "POA-MIA direto" quem compra "pacote CVC"!!!

    JulioK




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  6. Agora que o padilha tem um belo cargo o feitor deste blog vai elogiar????
    Rsrsrsrsrsrsrs
    Nem disfarça

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  7. Políbio, agora todo político quer ser "pai" desss novo aeroporto de Portão. Seria importante lembrá-los que após a sua inauguração o povo não elegerá mais os ditos cujos nem pra síndico de prédio, pois lembrarão dos infelizes representantes a cada amarga corrida de táxi da capital até Portão.

    Seria importante que se olhasse o óbvio, que é o custo atual de uma corrida de táxi do Centro de BH até Confins, da Avenida Paulista até Guarulhos e da Praia da Ponta Negra até o novo aeroporto de Natal, todos muito distantes. Uma corrida do Galeão até a Barra tb merece destaque.

    Se do Centro de POA até Portão já custará um absurdo a corrida, coitado então de quem mora ou vir a morar em Ipanema ou na Tristeza.

    É fato, Natal/RN atualmente que o diga, essa tchurma do aeroporto de Portão será muito bem lembrada negativamente nas urnas depois das extorsivas corridas de táxis que virão.

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  8. Vão jogar no lixo todo o milionário investimento já gasto nas remoções já realizadas da transferência da Vila Dique e na terraplanagem do terreno do novo terminal de cargas em construção?

    E tudo isso pq aparentemente não analisaram devidamente o solo antes, que é vizinho ao histórico Campo de São João (vulgo Salgado Filho) que funciona assim desde o século passado em solo de terreno "vizinho"?

    E outra coisa que não entendo. Como podem dizer que se ampliarem a pista e terminais do Salgado Filho só fariam um novo aeroporto após o esgotamento do atual? O erro brasileiro não é justamente deixar pra resolver tudo apenas quando explode o problema? Cadê o planejamento? O que impede a realização de ambos? A imprensa não questionará isso?

    Se optarmos por um novo aeroporto teremos que sofrer até lá com o atual neste estado porque? E se optarmos por investir no atual, o que impede de agir inteligentemente como o primeiro mundo faz e pensar concomitantemente a longo prazo tb?

    A mim a Base de Canoas + a ampliação do Salgado Filho é a melhor opção.

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  9. Se após 12 anos do PT no governo federal (8 anos de Lula e 4 de Dilma) o PT agora desistir da ampliação da pista do Salgado Filho isso será praticamente uma assunção de incompetência.

    A última grande obra relevante no Salgado Filho foi a construção do atual terminal 1 por FHC, inaugurado em 11/09/2001.

    Quando o PT instalou o equipamento anti-neblina ILS-II depois de muito atraso o que POA precisava já não era mais o ILS-II e, sim, o ILS-IIIA, que permite operações sob qualquer condição climática.

    O aeronóvel liga apenas o terminal 1 ao trensurb enquanto que em qualquer outro lugar do mundo o mesmo certamente tb ligaria o terminal 2 ao trensurb, bem como a ligação entre os terminais.

    Sem falar que quando o terminal 1 foi inaugurado por FHC a capacidade declarada dele era de 4,4 milhões de passageiros/ano, a se somar ao antigo terminal (com capacidade pra 1,5 milhão/ano). Veio o PT e fez apenas uma pequena área provisória para check-in da TAM e uma pequena sala de embarque e outra minúscula sala de desembarque anexas e declarou que com isso o Salgado Filho passou a ter capacidade superior a dez milhões/ano. Piada sem graça.

    Se nem a ampliação da pista sair, que vista o crachá de incompetente. Mais de uma década é tempo mais que suficiente para terem ampliado a pista e os terminais.

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  10. Em época de mensalão e petrolão falar-se na execução de novas grandes obras federais tocadas por grandes empreiteiras nacionais na vigência do governo Dilma, é falta de consciência da realidade !

    PARA TUDO !

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