ZH falseia ao dizer que Sartori homologou mínimo de Tarso. O novo piso é um golpesinho político barato de governo perdedor.

 - A manchete do jornal Zero Hora de hoje sobre o piso regional dá a entender que Tarso negociou com Sartori e que este aprovou a sua proposta. O próprio texto interno não diz nada sobre isto, revelando que no encontro de ontem os dois não trataram do tema. É até provável que Sartori não fale e não interfira, porque afinal de contas este é um problema que empresários, acadêmicos, trablhadores, devem resolver com Tarso, que foi quem pariu Mateus. Sartori não tem por que cair nesse tipo de golpesinho barato de perdedor. O fato é que os 16% representa proposta insana, demagógica, populista, aventureira, não mantendo qualquer compatibilidade com o ambiente econômico, já que sequer mantém subordinação a equações até próprias de economias em crescimento pleno (inflação+produtividade). Ao elevar estupidamente o piso (muito acima da inflação de 6,5% + PIB de menos de 1% no Estado), cai a competitividade local diante dos outros Estados que não possuem custos parecidos. 

Não é verdade que o aumento de 16% concedido pelo governo Tarso Genro ao piso salarial regional seja uma vingança contra os empresários.

. O governador não discutiu a proposta nem mesmo com seu aparelhado Conselhão, integrado pelo mais estrelado conjunto de empresários do RS.

. O novo piso regional irá para R$ 1.006,88 na primeira das cinco faixas em que é dividido.

. Este tipo de mínimo só vale para trabalhadores que não são contemplados pelo salário mínimo nacional, 1,5 milhão de trabalhadores, quase todos da construção civil, empregados domésticos e técnicos de nível médio. O novo valor supera em 28% o teto do mínimo nacional.

. O projeto está na Assembléia, onde Tarso não tem mais maioria.

. O novo governador, José Sartori, não fará nada para impedir a aventura tarsista, deixando que o atual governo faça a interlocução com trabalhadores, empresários e deputados.

3 comentários:

Anônimo disse...

Mas é o fim da picada mesmo. Como dizem por aqui: 'estamos com os arrêio na macéga'. Minha aposentadoria sobe 5% e o salário de minha empregada 16%.

Anônimo disse...

A Assembleia vai Aprovar ?
São cordeirinhos adestrados ?

Anônimo disse...

Na minha pequena empresa estamos precisando muito de mais um funcionário. Postergamos ao máximo essa contratação por causa da baixa renda. Se for aprovado esse mínimo do Tarso, no máximo que conseguiremos é contratar por meio expediente.

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/