O Datafolha e o Ibope divulgaram suas respectivas
pesquisas para a Presidência da República. Vejam os gráficos publicados pela
Portal G1.
CLIQUE em cima da imagem para ampliar.
Tanto no Datafolha como no Ibope, Dilma, do PT, tem 40%
das intenções de voto, e Marina Silva, do PSB, 24%. Ainda que dentro da margem
de erro, os números são distintos no caso de Aécio Neves, do PSDB, que aparece
com 21% no Datafolha e com 19% no Ibope. Uma pequena diferença, sim, mas que
pode… fazer toda a diferença: no primeiro instituto, o tucano e a pessebista
estão tecnicamente empatados; no segundo, não. No Datafolha, os outros
candidatos somam 4%; no Ibope, 3%. Os institutos também têm outra
divergência, e já digo por que isto é importante. No primeiro, 5% dizem não
saber em quem votar, e o mesmo tanto votam em branco ou nulo; no segundo, esses
números são, respectivamente, 8% e 7%. Assim, Dilma continua com 45% dos votos
válidos no Datafolha e chega a 47% no Ibope. Para vencer no primeiro turno, um
candidato precisa de 50% mais um dos votos válidos.
Segundo turno
No segundo turno, os números oscilam dentro da margem de
erro nos dois institutos, mas acabam sendo bastante diferentes entre si. Vamos
ver os números do Datafolha (os gráficos são do G1).
CLIQUE AQUI para ler mais e ver mais gráficos.
3 comentários:
Estatística é uma ciência. Quem tem a amostragem maior é a melhor. Simples assim. No caso Datafolha
Há horas digo que estas pe$qui$a$ visam induzir e conduzir o voto dos eleitores.
Há horas digo, também, que a candidata dos PeTralha$ tem no máximo 30%. Os outros 10% equivalem as propinas pagas aos in$tituto$ de pe$qui$a$: 30% de votos na candidata PeTralha + 10% de propina$ para os in$tituto$ de pe$qui$a$ = 40%.
O absurdo é que esta turbinada nos percentuais nas pe$qui$a$ se dá através de recursos públicos confiscados da população por imPosTos escorchantes.
DILMA PAGOU R$12,7 MILHÕES A IBOPE, DATAFOLHA ETC.
IBOPE, DATAFOLHA E MDA FATURARAM ALTO NO GOVERNO DA LÍDER NAS PESQUISAS
Candidata à reeleição, a presidenta Dilma Rousseff (PT) – que lidera as pesquisas – fez o seu governo gastar mais de R$ 12,7 milhões contratando serviços do Ibope, Datafolha e o instituto MDA, conhecido por suas pesquisas para a Confederação Nacional dos Transportes (CNT). O valor gasto até agora no governo Dilma é bem superior aos R$ 2,8 milhões pagos nos dois mandatos de Lula, seu antecessor.
Dos três institutos, o que mais fatura no governo do PT é o Ibope: R$ 11,5 milhões com Dilma e R$ 2,3 milhões no governo Lula.
fonte:www.diariodopoder.com.br
A intensa divulgação das pesquisas eleitorais funciona com um placar. Infelizmente as camadas mais humildes de nossa população acaba por votar no candidato que esta na frente para que se possa dizer depois que 'votou no que ganhou'.
Postar um comentário