Nestor Cerveró depõe à CPI mista da Petrobras nesta quarta-feira

A charge é de João BOSCO.



O ex-diretor da área internacional da Petrobras Nestor Cerveró deve depor na tarde desta quarta-feira à CPI mista que investiga denúncias de irregularidades na estatal. Ele é considerado o principal articulador da compra da refinaria de Pasadena, no Texas (EUA), além de ser autor do resumo do contrato apresentado ao Conselho de Administração da Petrobras na defesa do negócio com a petrolífera belga Astra Oil.

. Nesse documento, segundo o jornal Valor, Cerveró omitiu as cláusulas "Marlim" e "put option". A cláusula "Marlim" assegurava à Astra Oil uma rentabilidade mínima de 6,9% ao ano, mesmo em condições desfavoráveis do mercado.

. O "put option", ou opção de venda, obrigava a Petrobras a comprar a parte da empresa belga se houvesse conflito entre os sócios. A Astra Oil fez uso dessa prerrogativa e, em 2008, depois de uma disputa judicial, a Petrobras assumiu o controle total de Pasadena.

4 comentários:

Anônimo disse...

Vai ser o mesmo teatrinho das outras vezes. Agora vai ter muito partido além do PT para abafar o caso. PP e PMDB estão até o pescoço na lama da PeTrobras. Afundaram a empresa. Podre dos minoritários.

Anônimo disse...

Imagina o que ele faria se tivesse o olho no lugar..... Só rindo pra não chorar.

Anônimo disse...

Mesmo excluídas estas duas omissões essa aquisição seria um péssimo negócio para a Petrobrás, haja visto a estratosférica diferença entre o valor real da avaliação da refinaria e o valor efetivamente pago. Mas, além da presidenta Dilma, na presidência do Conselho, havia lá ilustres Conselheiros, entre os quais o nosso querido Jorge Gerdau J. Como se vê, um negócio de muita lisura, face à reputação irrepreensível de Cerveró, Dilma, Jorge Gerdau e demais conselheiros. Pobre Brasil!

Justiniano disse...

O corcunda do PT ou ET de Varginha da Petrobrás, vai dizer um monte de abobrinhas para livrar a turma dos cumpanheros, mas não adianta porque até o Youssef tá afim de contar tudo. Se o doleiro abrir a boca cai a república, porque era o operador da grana.

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/