Novo Refis beneficiará empresas gaúchas que devem ICMS no RS. Anistia fiscal será anunciada nesta sexta.

O deputado Frederico Antunes, PP (foto ao lado), disse ontem a noite ao editor que o governo estadual deixou fluir o prazo de quatro dias úteis que tinha para pedir ao Legislativo a ratificação do convênio aprovado pelo Confaz para a aplicação do novo Refis no âmbito do RS. Trata-se de uma anistia, mesmo que o governo do PT não queira dizer o nome próprio. Nesta quarta a noite, na 51a. Convenção Estadual Lojista, o governo e a FCDL fizeram crer que o benefício foi resultado de negociações entre ambos, o que não é verdade. Esta manhã, a secretaria da Fazenda prometeu desenhar os procedimentos de aplicação do novo Refis no Estado.

. Foi por isto que o deputado procurou o presidente da Assembléia, Pedro Westphalen, para pedir a edição de decreto legislativo, instituindo o programa de parcelamento das dívidas do ICMS contraídas até janeiro de 2013.

. De qualquer modo, o governo anunciou que nesta sexta anunciará o início da vigência do novo Refis no RS, sob o título "Em dia 2013".

. Os valores devidos poderão ser parcelados em até 10 anos, com redução de juros e multas, em índices que podem chegar a 75% para o caso de pagamentos a vista.

. O editor conversou esta manhã com o deputado:

Como ficam as empresas, sobretudo micros e pequenas, que não pagaram o Imposto da Fronteira, os 5% de acréscimo no ICMS, algumas das quais fizeram depósito em juízo para litigar com a Fazenda ?
Com o novo Refis, elas poderão levantar o que depositaram e fazer o parcelamento.

E as que não pagaram ?

Bom, estas poderão parcelar tudo em até 10 anos, com as vantagens explicitadas no novo convênio do Confaz. 

Nenhum comentário:

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/