Memória - Em 2001, Fortunati combatia ferozmente o nepotismo nos governos do PT

Os adversários do prefeito José Fortunati superlotam as redes sociais com o texto integral da entrevista que ele concedeu no dia 11 de setembro de 2001 ao jornal Correio do Povo, poucos dias depois que resolveu sair do PT e entrar no PDT. Ele justificou a sua decisão dizendo que houve descaracterização com o crescimento das correntes internas, que ganharam maior dimensão que o próprio PT, com o afastamento dos movimentos sociais e dos filiados, além da burocratização, tornando-se antidemocrático.

. O texto que mais chama a atenção é a crítica feroz que o atual prefeito de Porto Alegre fez ao instituto do nepotismo. Leia o texto completo:

O vereador acrescentou que a contratação de parentes pelos administradores petistas se tornou constante, contradizendo a defesa histórica do partido. 'Nossa sogra, nossa cunhada e nossa irmã passaram a ser diferentes das outras. O que fazemos vale, somos anjos. Os outros partidos agem de forma errada, os seus integrantes pecam. Isso levou os companheiros a se interessarem mais pela sobrevivência pessoal, garantindo cargos no governo, do que por um projeto conjunto de mudanças', ressaltou.

- O vereador destacou ainda as contradições do partido, salientando a defesa do financiamento público das campanhas e a rejeição ao instituto da reeleição e ao nepotismo. De acordo com Fortunati, as campanhas à presidência nacional estão sendo pagas pelas tendências, o que o estatuto do PT proíbe. Ele lembrou que as diferenças entre o discurso e a prática se refletiram na prévia pela indicação da candidatura a prefeito da Capital, no ano passado. 'Raul Pont sempre combateu a reeleição, mas para ele valeu. Tarso é isso que estamos vendo. Sua pretensão não era verdadeiramente a Prefeitura de Porto Alegre. Quer o governo do Estado', enfatizou.

11 comentários:

Glauco Fonseca disse...

Infelizmente, a assessoria do Prefeito Fortunati não está sendo eficiente ao dizer a ele que a soberba não lhe cai bem, mesmo que possa ter sido catalisada por 65% de votação na última eleição. Um bom gestor público é aquele que aprende com o tempo, sem deixar se seduzir por vitórias fugazes e é aquele que não se deixa cegar.
Fortunati é um sujeito sério e bom para Porto Alegre.Agora, se não imprimir correções em si mesmo e em seu governo, será apenas mais um na história de Porto Alegre.
Digo tudo isto com admiração por nosso prefeito, em quem votei e desejo que sempre seja guiado pelo que ele tem de melhor.

Anônimo disse...

Pena que sua administração de Porto Alegre é risível.

Anônimo disse...


Interessante mesmo é petista cobrando coerência.

Boa piada !

Anônimo disse...

A questão é bem simples. Usar recursos públicos para fazer campanha da futura candidata a vereadora. Ou quem sabe Deputada?
Se isto não for Nepotismo, a tal lei é uma palhaçada, pois é possível nomear a família toda de secretariado. Foi excelente e oportuno o colunista trazer a incoerência do então vereador Fortunati.

Anônimo disse...

A questão é bem simples. Usar recursos públicos para fazer campanha da futura candidata a vereadora. Ou quem sabe Deputada?
Se isto não for Nepotismo, a tal lei é uma palhaçada, pois é possível nomear a família toda de secretariado. Foi excelente e oportuno o colunista trazer a incoerência do então vereador Fortunati.

Anônimo disse...

Nada como um dia após o outro. Faz o que eu digo e não faz o que eu faço, deve ser o lema do Fogaça, digo, Fortunati.

Anônimo disse...

É como aquele velho provérbio: "Em prefeitura de ex-petista, nomear esposa não é nepotismo".

Anônimo disse...

A situação é deplorável, pois o prefeito para fazer "agrado" a sua esposa CRIOU uma secretaria só para ela, tanto que acabou ela sendo a primeira secretaria da SEDA, pois os "secretários" foram o próprio prefeito e interinamente o supersecretário Urbano.

Anônimo disse...

Todos se parecem. É claro, uma ou outra exceção, que, à medida que o tempo avança, mais raras ficam. Na verdade, a política brasileira está podre, a fedentina é grande. O problema é saber até quando o Brasil suportará esse descalabro todo.

Anônimo disse...

O Fortunati (FO), na época sabia o que significava NEPOTISMO. Hoje esqueceu o significado. É muita conveniência.

Consultei a Wikipédia, e consegui uma explicação para o motivo de tanto nepotismo. Leiam o texto que está na Wiki:

"Nepotismo ocorre quando, por exemplo, um funcionário é promovido por ter relações de parentesco com aquele que o promove, havendo pessoas mais qualificadas e mais merecedoras da promoção. Alguns biólogos sustentam que o nepotismo pode ser instintivo, uma maneira de seleção familiar. Parentes próximos possuem genes compartilhados e protegê-los seria uma forma de garantir que os genes do próprio indivíduo tenham uma oportunidade a mais de sobreviver."

Anônimo disse...

NO MUNICÍPIO DE PORTO ALEGRE ESTÁ CHEIO DE NEPOTISMO(MULHERES E PARENTES DE VEREADORES) E NEPOTISMO CRUZADO (MULHERES DE DEPUTADOS ESTADUAIS).... SÓ NÃO VÊ QUEM NÃO QUER!

ALÔ MINISTÉRIO PÚBLICO!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/