Advogados censuram "juízes-justiceiros" e denunciam "autoritarismo judiciário" em Carta Aberta à Nação

Os advogados não querem saber de juízes justiceiros.



É duríssimo o manifesto que os advogados criminalistas tiraram no dia 27 de setembro em Curitiba e no qual repudiam o que chamam de “triste figura do juiz justiceiro”, que acaba se transformando em “algoz dos acusados”, comprometendo o que os criminalistas chamam de “paridade de armas, apanágio da dialética processual democrática e fator de legitimação da persecução estatal”. O editor recebeu cópia que lhe enviou o criminalista gaúcho Amadeu Weinmann, que participou do encontro de Curitiba.

. O manifesto é assinado também pelo novo presidente da Associação Brasileira dos Advogados Criminalistas, a Abracrim,  Luiz Flávio Borges D’Urso.

.No documento, os advogados afirmam que a morosidade da Justiça no Brasil não decorre dos recursos, mas deve-se a “carências estruturais que exige o peculiar regime de trabalho e à tenaz resistência que sempre ofereceu a magistratura brasileira”. Lembra o manifesto que o Brasil possui 200 milhões de jurisdicionados, mas o número de tribunais e juízes é insuficiente para atender a demanda.

. Por mais de uma vez as denúncias criticam o “autoritarismo judicário”, chamado de “retrógrado”.

. A Abracrim denuncia o que chama de “!nova fonte de arbítrio que surge no cenário institucional, originária da burocracia estável do Estado brasileiro, principalmente do Estado-juiz, que não hesita em imolar centenárias conquistas libertárias e garantias fundamentais no altar da conveniência dos serviços”.

. Os advogados concluem por fazer profissão de fé na liberdade humana e hostilidade a qualquer forma de autoritarismo, tirania e desrespeito aos direitos da pessoa.

CLIQUE AQUI para ler tudo. 

12 comentários:

Anônimo disse...

Políbio,

Querem mais juízes??? Por favor!! Quem paga a conta???

A Justiça é lerda porque juíz tem 60 dias de férias e a legislação foi montada para não condenar!!

JulioK

Anônimo disse...

OK. Vamos ouvir as vítimas? Importante isso, se bem que a maioria esta debaixo da terra. Vamos ouvir os parentes das vítimas? Tenho certeza que a maioria das vítimas/parentes vai dizer que não houve justiça porque houve condescendência com o criminoso. Ademais, o poder judiciário no brasil virou ex-poder. É só reclamar pra Dilma, que ela bota um petralha no lugar e ele decreta a inocência do criminoso. É assim que funciona, agora.

Anônimo disse...

Esse recado é para Joaquim Barbosa, atual Presidente do STF.

Anônimo disse...

Blá, blá, blá de advogado...como eles escrevem para parecer bonito e ao mesmo tempo complicado...que mude-se a carta magna, que mude-se as leis. O que esses defensores de criminosos querem é continuar protelando a punição para esses meliantes por meio de recursos processuais. Claro né, e continuar tomando o dinheiro destes saqueadores. Dinheiro que por tabela, também não deixa de ser roubado... quanto 30%. Não te mixa Joaquim...o primeiro herói brasileiro, e até usa capa!!!!

Garivaldino Ferraz disse...

Advogados tem por objetivo defender seus clientes, sob quaisquer circunstâncias! Obviamente, sempre estarão em posição contrária a juízes que condenam, sob quaisquer circunstâncias. Ética profissional, ora ética..........

Anônimo disse...

Sr Polibio Braga

Lendo um texto de Roberto Romano,onde afirma que:
"SEM JUÍZES INDEPENDENTES NO PAÍS,RESTA A DITADURA DO EXECUTIVO,SOB A PERENE CHANTAGEM DO LEGISLATIVO"
Verdade irretocável,estamos descendo a ladeira,vivemos uma decadência ampla geral e irrestrita.
Não podemos ser reféns de "burocracia estável do estado"

Saudações

Anônimo disse...

Quanta bobagem!
Nunca juízes foram tão lenientes quanto agora.
Por isso que o crime é a única coisa que prospera nesse país.
Se isso é um recado para Joaquim Barbosa : -vão para o inferno!

eunice oliveira disse...

CORTINA DE FUMAÇA PURA... ELES QUEREM TRAZER JUIZ DE CUBA...ASSIM FICA FÁCIL MANDAR DINHEIRO PARA OS CASTRO,E VOLTAR(LAVADINHO) PARA OS BOLSOS DELES.

Aristóteles disse...

A matilha dos advogados acoa para fazer barulho, pois defendem bandidos e traficantes com bancas milionárias e querem sempre a liberdade dos seus clientes.

Já vi banca de traficante com 6 advogados de escritório do Rio de Janeiro defendendo o mesmo. Se bloqueasse todos os bens desse traficante, não haveria essa possibilidade, por certamente pagou centenas de milhares de reais, para a sua defesa. Ainda que nesse foi julgado e cumpri prisão fechada, mas com recursos de toda ordem ficará no máximo 3 a 4 anos na cadeia.

Anônimo disse...

Alguns anônimos acham que advogado escolhe dinheiro !

Cirurgião plástico também recebe! Dentista, engenheiro, MC Donalds, enfim ... Dinheiro é ... Simplesmente dinheiro.

Portanto, recomenda-se acharem outras desculpas.

Advogado ganha bem porque estudou e presta bom serviço e todos ( todos ) não prestam até o exato momento que se precise de um !!

O resto é lorota

Anônimo disse...

estou com o anonimo das 17:09 e não abro.

Leandro Arona disse...

Senhores, o Judiciário brasileiro não passa de uma mera pantomima, vide o caso do Mensalão...

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/