Médico de Dilma se opõe a trazer estrangeiros

Depois do anúncio do programa para trazer médicos do exterior, o ministro Alexandre Padilha (Saúde) vai à Espanha em busca de profissionais. Enquanto isso, aqui no Brasil, médicos renomados protestam contra a falta de diálogo do governo.

. O Médico de Dilma, Roberto Kalil Filho se opõe a contratar profissionais estrangeiros. “Não adianta jogar os médicos [num hospital] se não houver estrutura”, disse.

. A criação de um ciclo obrigatório de trabalho no SUS não deve ficar restrita ao curso de Medicina. O Conselho Nacional de Educação estuda a adoção da medida para outras carreiras da área de saúde. O plano prevê que estudantes de Odontologia, Psicologia, Nutrição, Enfermagem e Fisioterapia também concluam a formação com atividades na rede pública.

10 comentários:

Anônimo disse...

Dilma e Lula deveriam ter se tratados em Cuba, assim como seu amigo chaves...

Mauro de Curitiba disse...

A instituição do serviço médico obrigatório é uma medida autoritária e típica do oportunismo do PT em ir criando as condições para implantação de um sistema socialista autoritário neste país.
Estender isso para outras profissões é coerente com a profusão de ideias de jerico desse governo bolivariano.
As entidades representativas desses profissionais, com o apoio da OAB e outras, deve ingressar com recurso junto ao STF para barrar tais iniciativas, de forma que o PT receba a mensagem "não passarão" ...

Anônimo disse...

Na minha opinião todos alunos médicos formados por universidades publicas(pago com dinheiro dos contribuintes) deveriam dar um ano de trabalho ao SUS, mas dois anos é demais, levando em consideração que o curso demanda um longo tempo, quanto as universidades particulares o governo não deve se meter, pois não ajudam o aluno nem com uma caneta.


Eduardo Menezes

Anônimo disse...

Porque Espanha? Este pais falido trata os brasileiros que chegam lá como marginais. Todos, sem distinção. Já devolveram até doutorandos que por lá apenas transitavam em seus aeroportos e com destino a outros paises. Não sem antes torturá-los psicologicamente e humilhá-los de forma cruel.

Anônimo disse...

Marcelo Gomes, estadao.com.br

Médico que faltou a plantão na noite de Natal é demitido pela Prefeitura do Rio

Na madrugada do dia 25 de dezembro, menina de 10 anos vítima de bala perdida ficou oito horas à espera de atendimento e morreu dias depois.....

RIO - A Prefeitura do Rio demitiu o neurocirurgião Adão Orlando Crespo Gonçalves, que faltou ao plantão no Hospital Municipal Salgado Filho, no Méier, zona norte da cidade, na noite de Natal do ano passado. No início da madrugada do dia 25, Adrielly dos Santos Vieira, de 10 anos, chegou ao hospital após ter sido atingida por uma bala perdida na cabeça e teve de esperar oito horas para ser socorrida devido à falta de neurocirurgião. Operada, Adrielly teve morte cerebral no dia 30 de dezembro. Em 4 de janeiro, seu coração deixou de funcionar e ela morreu. A demissão de Gonçalves foi publicada na edição do Diário Oficial do Município dessa terça-feira, 9.

Outros sete profissionais de saúde e um funcionário administrativo do hospital também foram punidos pela prefeitura. O neurocirurgião Francisco Eduardo Penna Doutel de Andrade, que admitiu substituir Adão Crespo Gonçalves em vários plantões, foi suspenso por 30 dias. O cirurgião vascular Ênio Eduardo Lima Lopes, que chefiava a equipe de emergência no hospital na noite do Natal de 2012, foi suspenso por 15 dias.

O clínico Conrado Norberto Weber Júnior, que na época era diretor do Salgado Filho, ficará afastado por cinco dias. A cirurgiã vascular Valéria Santos Reis, então chefe da emergência da unidade, também foi punida com cinco dias de afastamento.

Também foram punidos o neurocirurgião José Renato Ludolf Paixão (suspensão de cinco dias), a otorrino Eneida Pereira dos Reis (três dias) e a agente administrativa Flávia Guerreiro Lima da Silva (20 dias).

Indiciado. O neurocirurgião Adão Crespo Gonçalves foi indiciado pela Polícia Civil do Rio pelo crime de omissão de socorro. O delegado Luiz Archimedes, da 23ª Delegacia de Polícia (Méier), decidiu indiciar Gonçalves após interrogar o neurocirurgião Francisco Doutel de Andrade, que chefiava a emergência do Salgado Filho na hora do episódio. Ele contou que era da mesma escala de Gonçalves há dois anos, mas nunca tinha visto o neurocirurgião. A pena para omissão de socorro é de um a seis meses de prisão, podendo ser triplicada em caso de morte.

À polícia Gonçalves afirmou que faltava aos plantões há mais de um mês antes do episódio por discordar das condições de trabalho no hospital. O médico alegou que uma resolução do Conselho Regional de Medicina determina que cada plantão tenha pelo menos dois médicos neurocirurgiões. Ele seria o único na especialidade a trabalhar na noite de 24 de dezembro, e disse ter avisado o chefe do setor de neurocirurgia do hospital sobre sua decisão de faltar. O responsável confirmou ter sido avisado, mas disse ter alertado o médico de que não havia substituto e por isso ele deveria trabalhar.

Adrielly foi atingida por um tiro quando brincava na porta de casa com a boneca que havia acabado de ganhar pelo Natal. O disparo teria partido de traficantes da Favela Urubuzinho, que comemoravam o Natal com tiros para o alto. Adrielly morava com a família entre as Favelas Urubu e Urubuzinho, em Pilares, na zona norte do Rio.

Anônimo disse...

Se é assim, então advogados formados em universidade pública tem que fazer serviço comunitário por 2 anos; engenheiros, fazer projetos para prefeituras e pessoas carentes por 2 anos; formados em Licenciaturas deveriam dar 2 anos de aulas sem custo também...e por aí vai.
Coerência.

Mordaz disse...

Em vez de ir para a Espanha, podia ir na Câmara que tem um projeto que libera médicos das forças armadas e das forças auxiliares a poderem atuar no SUS, já que são impedidos em lei. Teria mais médicos aqui, na hora, falando português, com diploma legal, muitos já no interior.

Anônimo disse...

O que tem a ver a noticia da demissão do médico no Rio com esse post? e só um médico irresponsável entre milhares de profissionais sérios e honestos, ao contrário dos CCs que sugam o nosso dinheiro p/ não fazer nada, esses sim deveriam serem mandados p/ os grotões prestar serviços a nação e justificar o salário que eu pago a eles

Anônimo disse...

CORRETO ANONIMO DAS 16:53, TODOS estes devem ao povo os seus estudos de 3ª GRAU GRÁTIS!

Proponho alternativa, o serviço militar obrigatório em troca.

"Coerência" e ao menos um pouco moralidade é o que nos está faltando.

Unknown disse...

E dai?

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/