Governo cede, aprova renúncias fiscais e obras públicas para favorecer o grupo privado, e com isto segura a Stara no RS

Este trator gaúcho é um dos produtos do grupo Stara.


Desta vez o governo estadual saiu do imobilismo e resolveu apoiar com tudo a empresa gaúcha Stara, que ameaçou levar para fora seu novo investimento. É o que revela o Jornal do Comércio de hoje, avisando que depois da ameaça da Stara de retirar investimentos do Rio Grande do Sul e levar para o Centro-Oeste do País devido à falta de um trevo de acesso na ERS-332, que facilitaria o acesso à fábrica da empresa, o governo gaúcho e a prefeitura de Não-Me-Toque, na presença do prefeito Antônio Vicente Piva, assinaram um termo de compromisso que determina prazos para a obra. Conheça as concessões feitas pelo governo, que incluem renúncias fiscais e obras públicas que beneficiarão o investidor privado:

Pelo Estado, a Secretaria de Planejamento será a responsável pelo trecho. Já ao Executivo municipal, caberá contratar o projeto de engenharia da obra e registrá- lo junto ao Daer, para depois ser feito o convênio com o Estado e o repasse de recursos (veja quadro). Conforme o secretário da Agricultura e Meio Ambiente de Não-Me-Toque, Ivan Cesar Machry, a estimativa de custos para a construção do trevo é de R$ 800 mil. Ele informa ainda que o projeto deve ser entregue em no máximo 10 dias. Em até 45 dias, o município deve contratar a empresa que fará a construção por meio de licitação. “No ano de 2012, a Stara foi responsável por 52% do ICMS do município. Além disso, a empresa contribui para que tenhamos um índice zero de desemprego na cidade. São 2,8 mil funcionários, sendo que cerca de 1,3 mil vêm de fora, o que movimenta a nossa região”, declara. De acordo com o secretário de Planejamento do Estado, João Motta, o convênio transferindo a responsabilidade da obra para o município foi a forma mais rápida para viabilizar o acerto e dar início ao processo. “Isso ajuda a preservar o programa de expansão da empresa e garante a mobilidade de acesso ao local, já que o fluxo de trânsito deve aumentar na região a partir desta ampliação da Stara”, avalia. O presidente da Stara, Gilson Trennepohl, salienta a boa vontade dos governos estadual e municipal em agilizar a obra.

. No entanto, ainda espera o início da construção do trevo, previsto para agosto, para dar uma posição final sobre a manutenção dos investimentos. “Vamos aguardar o início das obras e ver como estará o andamento da mesma para uma decisão. Estou como São Tomé, só acredito vendo”, frisa o dirigente.

7 comentários:

Anônimo disse...

Certa a posição do executivo da Stara. Promessas vindo de um governo bravateiro, só depois da obra pronta ele garante o investimento.

Malandro (Governos petistas do RS) tem que tratar assim mesmo. Depois da Ford, medidas como esta devem ser regras para quem vai investir aqui.

Anônimo disse...

A coisa não é bem assim, isso é acordo entre amigos... a Stara está sendo plenamente favorecida pelo Governo Estadual em alguns setores há tempos, se criou até edital na Sec. de Ciência e Tecnologia em que uma das linhas era a agricultura de precisão comercial, ficando claro pela fala dos diretores que houve indução e direcionamento para esta empresa, quando os setores agropecuários estaduais caminham justamente para um fortalecimento da agricultura familiar.

Anônimo disse...

Essa guerra fiscal. Só molhando a mão dos empresário da inciativa privada para ficarem/irem para esse ou aquele estado.

Tá na hora de privatizar as empresas privadas, afinal elas funcional só com $ público.

Luiz Vargas disse...

Por causa de 800 mil reais o governo tabajara do peremPTório embu$teiro corre o risco de fazer se escafeder o estado botocudo mais uma indústria.
Mais da metade disto o embu$teiro e o bando de apaniguados que o acompanha gastaram para fazer turismo em Portugal e adjacências desde a semana passada.
A outra metade o bando gasta mensalmente em papel higiênico no piratini e nas dezenas de secretaria em uma semana. É sabido que PeTralha$ primeiro se locupletam e depois só fazem cag...

Anônimo disse...

Aposto meu pescoço que esse trevo não sai no prazo prometido......

Anônimo disse...

E os petistas não vão criticar a medida??? imagina se fosse o Britto ou a Yeda??? com a palavra os petistas

Anônimo disse...

A stara tem mais é que ir embora vai ficar esperando o que? promessas do Tarso Genro?

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/