Entrevista, Ronald Krummenauer - A população do RS diminui e envelhece, enquanto a riqueza estadual cai R$ 25 bi a cada 10 anos

Ronald Krummenauer, diretor Executivo da Agenda 2020,RS

Há quanto tempo vocês trabalham para estabelecer uma nova agenda para o nosso Estado?
Eu diria que há mais de sete anos. Neste período temos feito diagnósticos e apresentado soluções. Queremos implementar tudo a partir de 2020.

Qual é o problema central do RS?
Da economia é nosso empobrecimento. A cada 10 anos, nossa participação no PIB do Brasil cai 0,5% por cento. Isto quer dizer que ficamos R$ 25 bilhões mais pobres a cada dez anos.  Algo como 20 Maracanãs por ano.

Na prática, 10,9 milhões de gaúchos empobrecem
Aliás, este é outro problema. Eu diria que é a segunda variável básica.

Qual?
A questão demográfica, porque a população diminui e envelhece mais do que a média brasileira. 13% da população já tem mais de 65 anos. Em 2050, serão 30%. Até 2022, o RS só acrescentará 100 mil habitantes à população atual de 10,9 milhões. 

6 comentários:

Anônimo disse...

Resumindo : arrume outro lugar para morar enquanto há tempo !

Anônimo disse...

ISSO É RESULTADO DA MULHER FORA DE CASA TRABALHANDO.

POR ISSO QUE O GOVERNO MUNDIAL ESTIMULA A MULHER A TRABALHAR FORA.

MULHER TRABALHANDO = ZERO FILHOS

Anônimo disse...

Somos extensão do Uruguai dentro do Brasil.

Bombachudos dançando samba dá nisto.

Efeito da Guerra dos Farrapos.


Anônimo disse...

É normal RS, SC e PR perderam posição relativa no PIB nacional. Estados fortemente dependentes da agricultura, sem novas fronteiras agrícolas a desbravar e já com setor primário consolidado.

Anônimo disse...


+++ Ao pessoal que curti futebol e que é gremista ou colorado: hoje, nossa posição é, ainda, privilegiada no rankig dos melhores clubes brasileiros ( torcida, renda, titulos, etc..);Mas, mais alguns anos de governos petistas, os times do Paraná, de Goias,da Bahia nos passarão, fácinho. Quando vem uma montadora de automovel, uma grande indústria ao nosso estado, junto vem a riquesa, o aumento do nosso poder econônimo, etc.. Mas, lamentavelmente, com este últimos governos que tem como modêlo econômico Cuba, Albânia, Coréia do Norte e outros menos votados, nossos clubes serão, logo logo, os novos ASAs de Arapiraca da vida!
João Paulo / Taquari

Anônimo disse...

A vida é feita de escolhas,acho que os gaúchos não tem sido felizes nas escolhas dos Governadores.A economia só desaba.

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/