O caso do Enem: que governo é este que é capaz de produzir tanta baixaria ?

- Na Internet, já se fala jocosamente de um possível patrocínio do Enem. O principal cliente seria as massas Nissin Miojo. Nesta quinta-feira, o presidente do Inep avisou que no próximo Enem não será admitido deboche. CLIQUE AQUI para ler o novo festival de besteiras que assola o País.

O caso é de demissão imediata do ministro da Educação, Aloísio Mercadante, que acumula trapalhadas cada vez maiores na má administração do Enem. Nada foi pior do que os incidentes deste ano, revelados de modo necessariamente escandaloso pelos jornais, rádios, TVs, blogs e sites de Internet. O caso chegou ao fundo do poço. A entrevista a seguir, publicada nesta quinta-feira pelo jornal Zero Hora, demonstra de que modo intencional o governo produziu casos como o do estudante que incluiu uma receita de preparo da massa Nissin Miojo no meio de uma redação, sendo aprovado. Leia um trecho editado e depois vá ao link para examinar tudo.

Avaliadora – Recebemos uma formação, fizemos exercícios pelos quais fomos avaliadas, tudo via online. Isso partiu da Universidade de Brasília. Foram seis, sete semanas de atividades, para os 8 mil avaliadores. No dia 14 de novembro, tivemos uma reunião em que foram repassadas as verdadeiras orientações. Fomos orientados a esquecer tudo o que se sabe, tudo o que se aprendeu, tudo o que se fez na formação. Deveríamos considerar a ideia de que é para aprovar o maior número de pessoas. A grosso modo, a orientação era essa: não anulem, só em último caso. A forma como fazem a seleção dos professores também é questionável. É tudo indicação. Ninguém te pede diploma.
ZH – Não se exige comprovação de formação dos professores?
Avaliadora – Não. Não existe.
ZH – Se alguém fingir que é professor pode ser avaliador?
Avaliadora – Pode. Se ninguém pede documentação... A inclusão parte de convites. Acho que funciona por ligações políticas. Essas pessoas são convidadas a ocupar esses cargos mais elevados e vão convidando pessoas que conhecem. Quem me convidou sabe que sou formada em Letras e faço correção há mais de 10 anos... mas será que isso ocorre no Brasil inteiro?

CLIQUE AQUI para ler mais.
CLIQUE AQUI para ler a análise completa do Caso Enem, um crime continuado, e para entender melhor o incidente com Nissin Miojo. O artigo é de Reinaldo Azevedo, Veja.

11 comentários:

Anônimo disse...

O qe voses vem de erado nas redasoes do enem?
So porqe san burgeses axao qe tudo tenqe cer ezcrito de manera esata.

Anônimo disse...

O objetivo do governo é esse mesmo.
Incentivar a ignorância, desvalorizar o mérito e fazer da educação algo irrelevante.
O que seria do PT se, ao contrário do que acontece hoje, a maioria da população brasileira fosse capaz de, pelo menos, interpretar o que lê?

Anônimo disse...

MAS POLIBIO, UM PRESIDENTE DA REPUBLICA, O TAL LUIS INACIO LULA DA SILVA, ME PRONUNCIA.....
"MENAS"
"PERCA"
ASSASSINOU O PLURAL INÚMERAS VEZES, VOCÊ QUERIA O QUE ????

Anônimo disse...

Assisti as diversas entrevistas e reportagens feitas pela RBS sobre o tema. O problema fundamental não foi abordado. Trata-se de aplicação da política esquerdalhopata na área de ensino que é a de dar a chance aos desfavorecidos de pular etapas ao invés de vencer etapas. Por essa política o mérito deve ser combatido, humilhado e refugado. A qualidade do ensino vai para as cucuias, formaremos médicos que não conhecem química e engenheiros que nada saberão de matemática. Pode uma coisa dessas? Nossos cérebros serão humilhados e deixarão o pais. Quem viver, verá.

Anônimo disse...

Como já diria a grande "Mestra da Cultura" Brasileira Martha Suplicy:
"Relaxa e Goza".

Anônimo disse...

Essa educação só tem um jeito, voltar o primario com direito a admissão ao ginasio, ginasio e centifico e ter a mesma rigidez de antes com os alunos, mas divido.


Eduardo Menezes

Anônimo disse...

Só tem um problema: a "avaliadora" não se identifica é anonima. Assim é fácil.

Anônimo disse...

Um país, que tem um presidente, analfabeto, que detesta ler. Agora esta presidenta, que fala errado(deve tb escrever tudo errado), engole as sílabas, os ESSES, só poderia ter universitários desse naipe. Essa é a maneira que a esquerda tem de se manter no poder, Explorando um povo analfabeto.

Anônimo disse...

Esses petralhas tem a educação cubano como o maior exemplo de eficiência e se supõe que de algum modo eles tentam se basear no exemplo de onde são adoradores, daí eu pergunto: Será que o ensino, tão elogiaco, em Cuba e tão bom como essas redações consideradas nota 10?
Só petralhas para acharem isto, mas parece que eles acham.
E depois a PresidANTA ganha 110% de aprovação nas pesquisas.

Anônimo disse...

QUALQUER contrato ou convênio com este governo se baseia, primeiramente, na conveniência "cumpanhera", não no mérito ou na capacidade. Então, não se estranha que os reviusores de re4dações do ENEM sejam contratados mais por ligação partidária do que por formação acadêmica compatível com a tarefa a desempenhar...

Rafael Vale disse...

Disse o cara que comentou como anônimo.

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/