Problema das cooperativas em crise só tem um nome: gestão temerária.

Má gestão provoca a nova crise no cooperativismo agrícola do RS.

Sobre a nova crise do cooperativismo agrícola do RS, o auditor independente Antonio Carlos Nasi passou a seguinte análise para o editor:

Estou na área de auditoria independente há 45 anos, dos quais 43 nossa empresa realiza  trabalhos em cooperativas agropecuárias, de crédito, de serviços, Vivenciamos todo o drama cooperatista pela quebra da CENTRALSUL aqui no RGS e depois  COCAP, no Paraná, ambas poderosas centrais agropecuárias. Junto quebraram algumas dezenas de cooperativas.Muitas pessoas ligadas ao cooperativismo e mesmo banqueiros, fornecedores e associados me perguntam: por que umas cooperativas quebram e outras vão muito bem e são um sucesso?  O mercado é o mesmo, os produtos são os mesmos, os produtores são do mesmo perfil, os fornecedores de insumos são os mesmos, os grandes clientes são os mesmos, os bancos que financiam são quase sempre os mesmos.  Onde está a diferença? Está resumida em uma só palavra: gestão.  O resto tudo é conversa fiada.


CERVEJA É COMO VINHO. TEM QUE TER MUITA QUALIDADE.
Bier Markt Vom Fass – Barão de Santo Ângelo
Bier Markt – Castro Alves
No Bier Markt, 3 anos o Melhor de Veja, 130 rótulos de cervejas artesanais de vários Países, mais 12 torneiras de chopes artesanais
Chope de barris gelados + Copos customizados + Cardápio harmonizado com o tipo de bebida solicitado
WWW.BIERMARKT.COM.BR   

2 comentários:

Surfista Prateado disse...

Cooperativa, em 99% dos casos, é sinônimo de má gestão. Deixa eu adivinhar: vão ajudar esta turma com o dinheiro do contribuinte! Incompetente tem que QUEBRAR, para que no seu lugar assuma alguém que saiba o quê, como e quando fazer.

Aristóteles disse...

Como disse o presidente de uma grande cooperativa do Oeste do Paraná, é que lá eles roubam menos que os gaúchos e lá tem uma OCEPAR queé muito atuante nos interesses das cooperativas.
Lá as cooperativas são integradas e muitos investimentos são feitos conjuntamente.

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/