O Brasil perdeu com a extravagante posse de José Genoíno na Câmara

Os políticos, a mídia e até mesmo juristas e intelectuais, demonstraram grande dificuldade para discutir o paradoxo que foi a posse na Câmara dos Deputados de um homem condenado pela mais alta corte de justiça como corrupto.

. O ato foi legal ? Foi, sim, porque enquanto não houver coisa julgada, portanto enquanto os recursos de José Genoíno não forem repelidos pelo STF, a condenação não terá efeito e portanto ele não será preso e não terá seu mandato cassado. Isto vale para ele, como vale para qualquer réu.

. O ato foi moral e eticamente defensável ? O deputado Onyx Lorenzoni, DEM do RS, preferiu levantar a questão antecedente, ou seja, os atos criminosos praticados por José Genoíno, todos eles responsáveis por sua condenação e pela indignação atual reverberada pela mídia:

- É muito confortável burlar as leis, promover um esquema de compra de votos dentro do Congresso e depois dizer: fiz pelo povo.

. O que acontece é que moral, ética e politicamente, a extravagante atitude do deputado José Genoíno foi desastrosa, exatamente porque o julgamento do STF publicizou de maneira dramática esta condição criminosa do dirigente do PT.

. Certamente o parlamento não é lugar para criminoso.

- É fora de dúvida que o comportamento moral, ético e político de qualquer pessoa não é medido apenas pela sua legalidade, mas também pelas evidências do que ela pratica de pernicioso no ambiente social. É aqui que se enquadra o caso de José Genoíno,  mais cobrado publicamente porque ele sempre tentou apresentar-se como “herói da moral, da ética e dos atos politicamente corretos” como dirigente do PT, Partido que ajudou a transformar numa organização criminosa.

OPINIÃO DO LEITOR
- Você pode postar sua opinião diretamente sob cada notícia desta página. 
Este episódio do "deputado presidiário" Genoino, mostra como é a cara da política brasileira: suja, corrupta e nojenta. Para um oriental, seria motivo de suicídio, como já ocorreu em outros tempos.Mas aqui é motivo de aplauso e de "se sentir confortável". Neste momento, sinto vergonha de ser brasileiro e se pudesse criaria os meus filhos num país melhor. Somos um exemplo para o mundo, de um povo que valoriza os maus exemplos e a libertinagem, um povo que só pensa no imediato e em levar vantagem. Pura ignorância.Temos políticos que enriquecem num mandato e por outro lado não temos infraestrutura para crescermos, nem as básicas,  como educação, saúde e segurança; nem estradas, portos e aeroportos.Qualquer obra pública demora uma eternidade para ser concluida e com custos muito acima do previsto, então pergunto a você, Políbio:

- Por que não estamos fazendo nada? Porque nós brasileiros somos tão acomodados?  Nós merecemos mesmo tudo isso?
Renato Conci, Porto Alegre.

8 comentários:

Anônimo disse...

Perdeu nada. Esta gente sabe co quem se metem. Quem se indignou são pessoas que jamais votariam neles. Quem vota neles sempre vai votar porque eles sabem o que precisam dar em troca.

Anônimo disse...


Dr. Joaquim Barbosa, ou julga o mensalão tucano em 2013 ou prescreverá:



Saiu no jornal Folha de São Paulo que o "mensalão" tucano não será julgado em 2013.

Se não for julgado logo, não será julgado nunca, pois em 2014 os crimes, que ocorreram em 1998, completarão 16 anos de ocorrência e estarão prescritos.

Se o STF cometer esse disparate de deixar prescrever, pode trocar o crucifixo que fica na parede por uma estátua de tucano de uma vez por todas.

Já chega ter "furado a fila" e ter dado prioridade de julgar primeiro o que iria prescrever depois.


Anônimo disse...

E sabem por quê o Brasil continuará sendo uma republiqueta bananeira, sub-terceiro-mundista ?

Porque não há espaço no rádio e TV para se discutir política, que é a coisa mais importante na vida de todo mundo, pois afeta o seu bolso e a sua qualidade de vida.

Tomemos, como exemplo, a programação do rádio gaúcho : se considerarmos que mais de 90% do ouvinte de rádio trabalha das 07:30 às 11:30 e das 13:00 às 17:30, o que será possível ouvir fora desses horários ??? Programas-chuteira falando só de futebol, com todas as variáveis minuciosamente analisadas e especuladas, inclusive com resgates históricos.

Ou seja : programas informativos só são transmitidos quando as pessoas estão trabalhando, e o resultado disso é que ninguém sabe os motivos pelos quais o poder público não tem dinheiro para gastar em saúde, segurança, educação e infra-estrutura.

Mesmo assim, as emissoras gaúchas apostam em previsão do tempo, ronda policial e trânsito, como se todos os ouvintes tivessem o interesse de saber como será o tempo em determinada localidade, ou como está o trânsito em determinada via.

Tudo para fugir da política e da economia, só para manter a boiada mansa ...

Sugestão : boicotem o rádio gaúcho, e ouçam a rádio CBN !!! Lá se encontram comentários do Arnaldo Jabor, Merval Pereira, Sardenmberg e Miriam Leitão. Sem falar nas várias entrevistas que esclarecem direitos do consumidor, assuntos de economia e política, todos tratados sem censura e, geralmente, questionando e contestando as ações e omissões dos governantes.

Sabe quando a gauchada terá algo parecido ? Vão sonhando ... JAMAIS !!!

eunice oliveira disse...

Porque? na minha opinião sr. Políbio, estamos em um regime democrático. elegemos pessoas para nos representar. Peço por favor, faça essas perguntas para nossos representantes dos três poderes... E O que podemos fazer??? nas próximas eleições... manda-los para o (QUINTOS DOS INFERNOS.

Anônimo disse...


Pelo menos podemos tirar algo de bom desta situação, abre-se um precedente, com os presidios lotados podemos mandar os bandidos para o congresso. eduardo

Surfista Prateado disse...

Isso é uma inverdade. Genoíno é um SÍMBOLO, um ESTANDARTE do PT e representa, com suas práticas, idéias, ética e moral, tudo o que o PT é na sua essência. A posse dele é revestida de tanta simbologia, legitimidade e representação de ética, valores e moral do PT quanto a de Lula e de Dilma. :-))

Anônimo disse...

NÃO HÁ NADA DE ANORMAL NA CÂMARA DE DEPUTADOS, LÁ TODOS SÃO BANDIDOS, SOMENTE O GENUINO ESTÁ CONDENADO.
TODOS OS DEPUTADOS LUTAM CONTRA O POVO BRASILEIRO.

Sérgio Luiz Buchmann disse...

Concordo que o Brasil [melhor: o povo brasileiro] vai perder mais um pouco da sua identidade cívica se o recém-empossado Deputado Fedederal GENUÍNO permanecer como Parlamentar ATÉ 31/12/2014 [sujeito a reeleições, a partir daí, a cada 4 anos, sucessivamente...].

Mas, no nosso Estado Democrático de Direito vigente, cabe tão-somente ao Congresso Nacional (e, nesta especial situação, à Câmara Federal)o PODER [gostaria de dizer DEVER] de abrir o processo pertinente para que os seus pares votem [ainda que secretamente] a permanência - ou não - de GENUÍNO como Parlamentar.

IMUNIDADE [em qualquer circunstância, seja cível ou criminal/penal] jamais deveria ser confundida com IMPUNIDADE.

Gostem os leitores ou não, o PODER JUDICIÁRIO [STF] fez democraticamente a sua parte.

Agora a 'bola-da-vez' está assando nas mãos [ou nos colos] dos membros do PODER LEGISLATIVO, cujos integrantes foram eleitos para [bem] representar o povo brasileiro!

GENUÍNO: A tua renúncia não só fará o bem da sociedade, mas o próprio bem do teu PT.

Então, dê ao teu e ao nosso povo, embora um tanto tardiamente, o lúcido gesto de um inequívoco lutador da democracia que outrora tu foste: renuncie ao mandato e cumpra a pena - com dignidade - que lhe foi imposta!!!

E volte à labuta [limpo e sereno] ao final da pena imposta.

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/